Se você diz ‘sede é difícil enquanto jejua’…
Se você diz ‘sede é difícil enquanto jejua’… Você sente mais sede quando está em jejum durante o Ramadã? Leia estas dicas para sentir menos sede enquanto está em jejum.
Por que é importante beber água durante o Ramadã?
Longas horas de jejum durante o Ramadã podem colocar uma pressão sobre seu corpo. Pode haver mudanças no equilíbrio do nosso corpo enquanto jejuamos. Nossos corpos precisam de água para manter atividades metabólicas saudáveis. A necessidade de água aumenta ainda mais quando se está em jejum nos dias quentes, especialmente porque o verão coincide com o Ramadã. Por esta razão, é importante controlar a quantidade de água consumida durante o jejum. Porque com a sensação de sede, a água perdida pela transpiração precisa ser recuperada. Lembre-se de beber uma média de 2,5 litros de água entre o iftar e o sahur durante o Ramadã. Maneiras de saciar a sede enquanto está em jejum…
1. Evite estes alimentos salgados
É importante consumir água suficiente durante o Ramadã. Além disso, alimentos com alto teor de sal e especiarias, como salsicha, bacon, picles e nabos, não devem ser preferidos durante o jejum, o que pode causar sede durante o dia. Evite também atividades que causem transpiração excessiva e exposição prolongada ao sol e calor.
2. Você é daqueles que dizem ‘eu não consigo me acostumar a beber água’?
Se você tiver dificuldade em beber água, adicione fatias de limão e folhas frescas de hortelã. Isso também relaxará o estômago. Para suprimir o desejo de comer sobremesa após iftar, você pode jogar um pau de canela na água e beber depois de esperar por um tempo.
3. Se você está com muita sede enquanto jejua
Uma das medidas a tomar contra a sede durante o jejum é beneficiar-se de vegetais e frutas com alto teor de água. Para isso, você pode comer pepinos e tomates no sahur e incluir mais saladas e pratos de legumes no iftar.
4. Água fria dá indigestão
É importante beber bastante água entre o iftar e o sahur, mas a forma como você bebe também é importante. Se você beber água fria, seu estômago vai se contrair e a digestão será difícil, o que pode causar indigestão. Especialmente durante o Ramadã, a água que você bebe deve estar à temperatura ambiente. Em idosos e em casos como doença renal, a necessidade de líquidos deve ser calculada e a água deve ser consumida separadamente. Nos jovens, especialmente durante o período de crescimento, a necessidade de fluido será alta, portanto, deve-se tomar cuidado para consumir mais de 2 litros de água.
5. Não faça chá para iftar
Especialmente durante o iftar, o consumo de chá, café e refrigerantes frios aumenta. No entanto, bebidas como chá, café, limonada e refrigerante não substituem a água. Pelo contrário, essas bebidas podem suprimir a sede e fazer com que você beba menos água. O chá é muito preferido na Turquia, especialmente durante o Ramadã. No entanto, o excesso de chá deve ser bebido uma ou duas horas após o iftar, pois reduz o consumo de água.