Prevenir o câncer de próstata com 6 métodos simples
Prevenir o câncer de próstata com 6 métodos simples Você pode prevenir o câncer de próstata observando o que come, não fumando, fazendo exercícios e fazendo check-ups regulares.
Cuidado com estes contra o câncer de próstata
O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer nos homens. No ponto em que a ciência médica é hoje, os sucessos significativos do tratamento podem ser conseguidos em caso do diagnóstico adiantado. No entanto, o principal objetivo deve ser prevenir o câncer de próstata tomando precauções antes do tratamento. É possível reduzir o risco de desenvolvimento e progressão do câncer de próstata através da nutrição e algumas mudanças no estilo de vida. Aqui estão estas sugestões…
1- Veja o seu peso
Homens jovens com sobrepeso ou obesidade podem mudar seu estilo de vida e perder peso para evitar que a doença se desenvolva. No entanto, mesmo que o câncer tenha sido diagnosticado, a perda de peso pode retardar a taxa de desenvolvimento da doença e reduzir o risco de metástases. Portanto, se você tem excesso de peso desde tenra idade, livre-se dele com o apoio de um especialista, se necessário. Saiba que nunca é tarde demais para agir.
2- Coma frutas e legumes contra o câncer de próstata
Dieta pouco saudável e obesidade estão entre os fatores de risco para o câncer de próstata agressivo. O consumo de vegetais e frutas, que também têm propriedades antioxidantes, ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata. Comer mais vegetais e frutas em cada refeição durante o dia pode protegê-lo contra o câncer e ajudá-lo a controlar seu peso, tomando menos calorias. Além disso, tente evitar carboidratos refinados em sua dieta, como doces com alto teor de açúcar e farinha branca.
3- Reduzir o consumo de gordura saturada
Estudos têm mostrado uma ligação entre o alto consumo de gorduras animais e o aumento do risco de câncer de próstata. Em geral, as gorduras saturadas devem ser consumidas menos contra o câncer de próstata. Por esta razão, use o mínimo possível de alimentos animais com alto teor de gordura saturada, como produtos lácteos integrais, carne gorda de carneiro e vitela, frango e pele de peru. Use óleos vegetais, não gorduras animais, em suas refeições.
4- Não se esqueça de comer peixe
Muitos estudos mostram que o peixe, que é rico em ácidos graxos ômega 3, também ajuda a prevenir o câncer de próstata. Portanto, inclua mais peixes nas suas refeições. Os peixes também irão ajudá-lo a ter uma alimentação saudável e a controlar o peso.
5- Fazer exercício
Estudos mostram que os homens que se exercitam regularmente têm um risco menor de câncer de próstata. Além do efeito protetor do exercício para o câncer, também é extremamente importante no curso da doença para os homens que são diagnosticados. Exercitar-se durante e após o processo de tratamento aumenta a eficácia do tratamento e protege o corpo contra os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que podem ser usados. Por esta razão, os homens devem fazer do esporte um modo de vida desde tenra idade. O exercício regular deve fazer parte da vida de cada homem para uma vida sexual saudável, próstata e saúde cardiovascular. Caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta… Encontre uma atividade esportiva divertida que seja adequada para sua saúde e tente fazê- lo regularmente. Até mesmo incentive seus amigos a fazer isso também.
6- Elimine o fumo da sua vida
Sabe-se que existe uma estreita relação entre o tabagismo e o câncer de próstata e a pesquisa sobre esse assunto continua intensivamente. Sabe-se que fumar aumenta o risco de câncer. No entanto, também é sabido que fumar acelera o curso da doença e aumenta o risco de perda de vidas em homens diagnosticados com câncer de próstata. Estes riscos diminuem naqueles que param de fumar. Portanto, tanto os homens que querem prevenir o câncer quanto os homens diagnosticados com câncer de próstata devem definitivamente parar de fumar.
Ir para check-ups regulares
O câncer de próstata é um dos tipos de câncer que não causa queixas nos estágios iniciais e até mesmo causa os sintomas menos graves. Tanto que às vezes pode se desenvolver para estágios avançados sem reclamações. Por esta razão, embora as mudanças na nutrição e no estilo de vida reduzam os riscos nos processos de formação do câncer, é extremamente importante não interromper os controles necessários após uma certa idade. Lembre-se que o tratamento eficaz é possível em todos os estágios do câncer de próstata e a cura completa pode ser alcançada, especialmente no estágio em que a doença não se espalhou para fora da próstata. Para o diagnóstico precoce, faça seu primeiro teste de PSA aos 40 anos e, especialmente após os 50 anos, consulte seu médico periodicamente para um exame da próstata.