Não fique doente com ‘água’!
Não fique doente com ‘água’! A água mantida em garrafas e dispensadores de plástico pode prejudicar sua saúde se você não tomar os cuidados necessários.
Cuidado com copos e garrafas de plástico!
Hoje, alimentos e bens de consumo líquidos são frequentemente entregues aos consumidores em embalagens plásticas. A matéria-prima para garrafas e copos de plástico é o desperdício de petróleo. Quando as garrafas, copos e misturadores de plástico entram em contato com água quente, líquidos e ingredientes ácidos, as substâncias cancerígenas Bisfenol-A (BPA) e Dioxina passam para o meio ambiente. Dioxina tem sido comprovada para causar câncer por muitos estudos científicos. Bisfenol-A e dioxinas entram no corpo, são armazenados no tecido adiposo corporal e se acumulam por muito tempo sem serem excretados. BPA muitas vezes aumenta o efeito do hormônio estrogênio e diminui o efeito da testosterona e hormônios da tireóide, e como resultado, alguns tipos de câncer, especialmente câncer de mama e câncer de próstata, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares podem aumentar.
Cuidado com as fontes de água!
A água potável processada armazenada em distribuidores de água, refrigeradores e garrafas plásticas pode transmitir bactérias, vírus e parasitas que podem infectar o trato gastrointestinal, causando sintomas como diarreia, náuseas e vômitos, se as regras de limpeza e higiene ambiental não forem observadas. Alguns tipos de icterícia, hepatite A e hepatite E também podem entrar no corpo humano pela boca e causar infecção se não forem tomados cuidados. Rotavírus à base de água e gastroenterite por norovírus são possíveis. Dependendo da quantidade de uso, o interior e o exterior dos dispensadores devem ser limpos de sujeira visível em determinados intervalos, por exemplo mensalmente, e depois a higiene deve ser assegurada com uma certa quantidade de métodos de cloração ou ozonização. A limpeza do dispensador pode ser fornecida obtendo apoio de empresas ozonizantes. As bombas ligadas aos frascos devem ser lavadas durante cada troca e a água quente deve passar pelos tubos.
Lave bem os legumes e frutas
Vegetais e frutas podem ser naturalmente contaminados pela água e fertilizantes usados durante a produção ou pelas fezes de animais no ambiente natural e bactérias que vivem no solo. Não só bactérias, mas também parasitas e vírus transmitidos pela água podem tornar as frutas e legumes prejudiciais. Lavando-os em um recipiente à temperatura ambiente antes de comer, lavá-los por fricção e lavar legumes folhosos separando os espaços das folhas são métodos de limpeza adequados. Os vegetais folhosos grandes devem ser lavados e consumidos com cuidado, pois podem abrigar criaturas visíveis ou invisíveis entre as folhas. Legumes cultivados sob o solo, como batatas, serão mais limpos se forem escovados do excesso de terra e lavados com água. Embeber em vinagre ou água de limão por 10-15 minutos e depois lavar com água garantirá que microorganismos, cistos parasitas e resíduos químicos sejam removidos das frutas e legumes. Como as saladas, que têm muitos benefícios, podem ser uma fonte de doença quando preparadas a partir de vegetais mal lavados, é necessário ter cuidado ao consumir saladas em casa e fora de casa.