Não atrase o tratamento de cálculos biliares
Não atrase o tratamento de cálculos biliares Entre 70-80 por cento dos cálculos biliares são detectados durante os testes para outros problemas de saúde.
Os cálculos biliares são mais comuns em mulheres
A idade e o sexo são fatores importantes no desenvolvimento de cálculos biliares. É 2 vezes mais comum em mulheres do que em homens, especialmente após os 30 anos. Isto é pensado para ser devido à gravidez, nutrição e razões hormonais. Obesidade, vários medicamentos, terapia hormonal, dieta, doenças inflamatórias intestinais, cirurgia de estômago e algumas doenças do sangue também aumentam o risco. Entre 70-80 por cento dos cálculos biliares são assintomáticos e, portanto, são detectados incidentalmente durante os testes para outros problemas de saúde. Embora os sintomas dos cálculos biliares variem, o sintoma mais típico é o início súbito de dor abdominal intensa que reduz severamente a qualidade de vida do paciente. A dor é sentida na parte superior ou média direita do abdômen, irradia para o ombro direito ou para as costas e desaparece dentro de 2-3 horas. Às vezes, a dor pode ser acompanhada de náusea. Se isso prolongar e o processo inflamatório começar, a dor pode ser acompanhada por febre. Em alguns pacientes, apenas indigestão, inchaço, náuseas e vômitos são observados sem dor.
Se você está atrasado para a cirurgia
A única solução para eliminar os cálculos biliares é a cirurgia. Quando a operação se atrasa nos cálculos biliares, podem ocorrer os seguintes problemas: Os cálculos podem bloquear a saída da vesícula biliar e levar à ‘inflamação da vesícula biliar’ e, consequentemente, à perfuração da vesícula biliar e abscessos ao redor da vesícula biliar, o que pode ser fatal. Pode passar da vesícula biliar para o intestino e causar obstrução intestinal. Além disso, a icterícia obstrutiva, que é caracterizada pelo acúmulo de bile no corpo como resultado de pequenas pedras na vesícula biliar caindo no ducto biliar ou pedras se desenvolvendo no duto biliar bloqueando o ducto, pode causar imagens fatais, como inflamação da glândula pancreática ou infecção dos ductos biliares.
Remoção laparoscópica
Hoje, os cálculos biliares podem ser tratados com o método de “porta única” sem deixar uma cicatriz na pele. No método de “porta única”, cujo princípio principal é baseado na operação laparoscópica, a vesícula biliar pode ser removida através de uma única incisão feita no umbigo. A vantagem mais importante do método de porta única é resultados cosméticos muito melhores, pois não há cicatriz de incisão. Além disso, oferece muitas vantagens, como menos dor, descarga dentro de 12-24 horas e retorno ao trabalho diário normal dentro de 4-5 dias. Além disso, se o paciente tiver uma hérnia umbilical que acompanhe os problemas na vesícula biliar, é mais fácil de reparar.