Fibromialgia O que é fibromialgia?
Fibromialgia O que é fibromialgia? A fibromialgia, também chamada de síndrome da fibromialgia (FMS), é uma condição crônica e de longo prazo que causa áreas generalizadas de sensibilidade no corpo, dor nos músculos e ossos e fadiga geral, problemas com padrões de sono e distúrbios cognitivos. A fibromialgia é difícil e complexa de tratar. No entanto, com medicação adequada, terapia e mudanças de estilo de vida, os sintomas da fibromialgia podem ser gerenciados e a qualidade de vida pode ser melhorada.
Causas O que causa a fibromialgia?
Embora ainda não seja conhecido com certeza, à luz das últimas pesquisas, a fibromialgia parece ser causada por tendências genéticas devido a traços herdados que são afetados por vários fatores desencadeantes, como infecção, trauma e estresse. Uma teoria é que, por algum motivo, o cérebro reduz o limiar de dor e as sensações que não eram dolorosas antes se tornam muito dolorosas ao longo do tempo. Outra teoria é que os nervos reagem exageradamente aos sinais de dor. Em pessoas afetadas pela fibromialgia, o cérebro e os nervos podem interpretar mal ou reagir exageradamente aos sinais normais de dor. Isto pode ser causado por desequilíbrios químicos no cérebro ou anormalidades no gânglio da raiz posterior, que afeta a sensibilidade central da dor no cérebro. Os sintomas da fibromialgia são muito semelhantes aos de doenças autoimunes. Estas semelhanças levaram à teoria de que a fibromialgia pode ser uma condição auto-imune. A fibromialgia geralmente é da mesma família e pode ser transmitida através de genes. A pesquisa identificou vários genes possíveis que afetam a transmissão de sinais químicos de dor entre as células nervosas. A fibromialgia geralmente ocorre na meia-idade e o risco de desenvolvê-la aumenta com a idade. No entanto, a fibromialgia também foi observada em crianças. Entre esses fatores potenciais, a infecção ou uma doença passada pode desencadear fibromialgia ou tornar seus sintomas mais graves. Sabe-se que a gripe, pneumonia, infecções gastrointestinais causadas por bactérias Salmonella e Shigella e o vírus Epstein- Barr podem desencadear fibromialgia. As pessoas que sofreram trauma físico ou emocional grave podem desenvolver fibromialgia. Isso está ligado ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Como o trauma, o estresse pode ter efeitos duradouros sobre os indivíduos. O estresse está ligado a alterações hormonais que podem contribuir para desencadear fibromialgia.
Sintomas Quais são os sintomas da fibromialgia?
Sabe-se agora que a fibromialgia também causa áreas de dor no corpo chamadas pontos sensíveis. Algumas dessas áreas se sobrepõem a áreas de sensibilidade que foram referidas no passado como “pontos de gatilho”, mas outros pontos de dor estão localizados longe das áreas de sensibilidade previamente reconhecidas. No passado, a fibromialgia foi diagnosticada se os indivíduos têm dor e sensibilidade generalizadas em pelo menos onze dos dezoito pontos de gatilho específicos em seu corpo. Um ponto de dor da fibromialgia foi definido como sensível se o indivíduo sentir dor ao pressionar firmemente sobre esses pontos. Estes pontos incluem a parte de trás da cabeça e pescoço, ombros superiores, peito superior, nádegas, joelhos e o lado de fora dos cotovelos. Em 2016, o diagnóstico de fibromialgia é avaliado em indivíduos com dor musculoesquelética em quatro das cinco zonas de dor especificadas nas revisões e atualizações feitas nos critérios diagnósticos para fibromialgia. Os pontos de dor sozinhos não são mais considerados suficientes para o diagnóstico de fibromialgia. A fibromialgia é diagnosticada se houver dor generalizada que persista por mais de três meses e não há condição médica identificável que possa explicar essa dor. Nenhum exame laboratorial ou exame de imagem pode detectar fibromialgia. A dor é o sintoma mais proeminente da fibromialgia. Parece uma dor consistente, constante e maçante em vários músculos e outros tecidos moles em todo o corpo. Pode variar de uma dor leve a um desconforto e dor intensos e quase insuportáveis. A intensidade da dor pode variar de dia para dia. No entanto, os casos podem ter períodos de remissão, quando a dor e a fadiga são completamente aliviadas. Quando a dor da fibromialgia está na área do peito, pode ser semelhante à dor de um ataque cardíaco. A dor pode parecer uma sensação penetrante, aguda ou ardente e, como com um ataque cardíaco, pode fazer você se sentir incapaz de respirar. É muito comum sentir dor de fibromialgia nas costas. Nem sempre é possível distinguir entre esta dor e uma hérnia de disco, um músculo distendido ou reumatismo. Há também casos em que o reumatismo e a fibromialgia ocorrem ao mesmo tempo. A dor da fibromialgia também pode ser sentida nos músculos e tecidos moles das pernas.
Essa dor pode ser semelhante à dor de cólicas ou dor reumática. Geralmente é profunda, latejante ou dor ardente. Em alguns casos, a fibromialgia nas pernas pode causar dormência, formigamento ou a sensação de que algo está andando nas pernas. Em alguns casos, a fadiga pode ter um efeito nas pernas e pode ser difícil mover os membros, como se eles estivessem pesados. Os sintomas da fibromialgia além da dor incluem fadiga constante, problemas de sono, não se sentir descansado apesar de dormir por longos períodos de tempo (sono não prolongado), dores de cabeça, depressão, ansiedade, problemas com foco ou atenção, dor ou dor na cavidade abdominal, problemas de olhos secos e bexiga, como cistite intersticial. A fibromialgia também pode afetar o estado emocional e o nível de energia diário do indivíduo. A névoa da fibromialgia é sabida igualmente como a névoa do fibro ou a névoa do cérebro. É um termo usado por alguns indivíduos para descrever o sentimento de fuzziness que experimentam. Os sintomas da névoa cerebral incluem perda de memória, dificuldade de concentração e dificuldade em prestar atenção. Em alguns casos, os indivíduos acham a névoa cerebral causada pela fibromialgia mais desconfortável do que a dor física que sentem.
Quais são os sintomas da fibromialgia em mulheres?
Os sintomas da fibromialgia nas mulheres são geralmente mais graves do que nos homens. A dor é mais comum em mulheres do que em homens, e os sintomas da síndrome do intestino irritável e fadiga matinal são mais comuns. Os períodos mensais são mais dolorosos. A transição para a menopausa pode piorar os sintomas da fibromialgia. Alguns sintomas da menopausa e fibromialgia são semelhantes, tornando difícil distinguir entre as duas condições.
Quais são os sintomas da fibromialgia em homens?
Embora a fibromialgia também possa ocorrer em homens, nem sempre é facilmente diagnosticada porque é mais comumente vista como uma doença feminina. No entanto, com o uso generalizado do protocolo de diagnóstico de 2016, mais homens estão sendo diagnosticados com fibromialgia. Os homens também experimentam sintomas de fibromialgia, como dor intensa e problemas emocionais. No entanto, a crença de que os homens são resistentes à dor, bem como o medo de que suas queixas não sejam levadas a sério, os desencoraja de procurar apoio médico.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de fibromialgia
O diagnóstico de fibromialgia é muitas vezes bastante difícil. Os sintomas da fibromialgia são semelhantes aos de outras condições semelhantes e não há teste básico para confirmar o diagnóstico. Como resultado, a fibromialgia é frequentemente diagnosticada erroneamente. Para o diagnóstico de fibromialgia, a história passada do paciente é tomada e um exame físico é realizado. Os sintomas que acompanham o histórico do paciente e a distribuição da dor por todo o corpo são muito importantes para o diagnóstico. As dores características da fibromialgia são observadas especialmente ao redor da coluna, braços e pernas. Os testes laboratoriais também são usados no diagnóstico de fibromialgia. Um exame físico é essencial, pois as medições dos testes de fibromialgia podem ser observadas em taxas normais. O diagnóstico da fibromialgia é baseado no exame de força muscular e exame articular. Para esclarecer o diagnóstico de fibromialgia, as áreas do pescoço, ombro, cotovelo, parede torácica, quadril, cintura e joelho são verificadas no exame físico realizado por um médico especialista.
Métodos de tratamento
Ainda não há cura definitiva para a fibromialgia. Em vez disso, o tratamento se concentra na redução dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. Medicamentos, métodos de autocuidado e mudanças no estilo de vida são usados para isso.
Como a fibromialgia é tratada?
O principal objetivo dos medicamentos utilizados no tratamento da fibromialgia é controlar a dor e melhorar a qualidade de vida. Isto é conseguido geralmente com uma aproximação de duas pontas, com auto-cuidado e medicamentação. Medicação para o processo de tratamento da fibromialgia pode aliviar a dor e ajudá-lo a dormir melhor. Os medicamentos comuns para a fibromialgia incluem analgésicos prescritos para dor intensa, analgésicos sem receita médica para dor leve, antidepressivos para aliviar a fadiga e restaurar os padrões de sono e alguns medicamentos para epilepsia para evitar que as células nervosas enviem sinais de dor.
Analgésicos e narcóticos mais pesados não são mais recomendados, ao contrário do que acontecia no passado, já que pesquisas mostraram que eles não são eficazes para o alívio da dor. A fisioterapia aumenta a resistência e a força muscular, ao mesmo tempo que reduz o estresse no corpo. As técnicas de exercício e redução do estresse ajudarão o indivíduo a se sentir melhor mental e fisicamente. Consultar um terapeuta para obter apoio e orientação pode ser muito útil. O tratamento da fibromialgia também pode ser apoiado por remédios à base de plantas e terapias naturais. Se os medicamentos prescritos não aliviarem completamente os sintomas da fibromialgia, existem várias alternativas. Estas terapias naturais alternativas focam-se na redução do stress e da dor e devem ser usadas em combinação com tratamentos médicos convencionais. Estes tratamentos incluem fisioterapia, terapia de spa, meditação, ioga, tai chi, exercício, massagem terapêutica e uma dieta equilibrada e saudável. Antes de iniciar qualquer um desses tipos de tratamento, o médico deve ser consultado e informações sobre a condição do indivíduo e compatibilidade devem ser obtidas.
Recomendações de dieta e nutrição da fibromialgia
Geralmente, recomenda-se que as pessoas com diagnóstico de fibromialgia sigam uma dieta equilibrada. A nutrição é importante, pois mantém o corpo saudável, pode prevenir a piora dos sintomas e ajuda a fornecer ao corpo um suprimento constante de energia. As estratégias dietéticas para ter em mente incluem comer grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras, bem como frutas e vegetais frescos. Beber muita água e comer mais legumes do que carne, reduzindo a quantidade de açúcar na dieta, bem como manter um peso saudável são recomendados. Manter um diário alimentar para ajudar a acompanhar como se sente depois de cada refeição é uma maneira eficaz de determinar quais tipos de alimentos devem ser preferidos.