Faça estes testes antes e durante a gravidez
Faça estes testes antes e durante a gravidez Se você está pensando em se tornar mãe, você deve ir ao médico antes de engravidar e fazer os testes necessários. Não pule os testes antes e durante a gravidez.
Cuidado com esses testes se você está pensando em engravidar!
Quando as mulheres começam a pensar em se tornar mãe, elas devem começar a tomar precauções para si e para o futuro bebê. Um dos truques mais importantes para ter uma gravidez saudável são os check-ups médicos regulares. Sem dúvida, controles e testes são de grande importância para uma gravidez saudável. Também é possível para uma mulher grávida que está sob o controle de um médico aprender sobre as anomalias do bebê em um estágio inicial e intervir quando necessário. Vários testes devem ser realizados antes e durante a gravidez.
Testes antes da gravidez
Um teste de esfregaço para detectar câncer cervical e um exame de mama antes de engravidar. A imunidade à rubéola e varicela é testada. Se a gestante não estiver imune, ela será vacinada 1,5-3 meses antes da gravidez planejada. O peso da gestante, a dieta, os hábitos nocivos, os medicamentos e as vitaminas (p. ex.: suplementação diária de ácido fólico) serão examinados e o conselho necessário será dado. Problemas crônicos como diabetes, pressão arterial e bócio são bem controlados e eles são convidados a engravidar.
Exames quando você está grávida
Assim que descobrir que está grávida, deve fazer o seguinte:
• Tipo sanguíneo, Rh e anticorpos atípicos • Hemoglobina, hematócrito, glóbulos brancos, plaquetas • Exame completo de urina e cultura de urina • Sífilis (VDRL) e anticorpos contra rubéola (rubéola) • HBs Ag (rastreio do portador de hepatite B) e HIV
O que fazer em caso de incompatibilidade do grupo sanguíneo?
Um dos problemas mais curiosos durante a gravidez é a incompatibilidade sanguínea. Nos casos em que a gestante é Rh negativa e o pai expectante é positivo, a incompatibilidade do grupo sanguíneo vem à tona. Para evitar problemas no bebê, o grupo sanguíneo do bebê deve ser Rh positivo, o sangue do bebê deve ser misturado com o sangue da mãe durante a gravidez ou o parto, e o sistema imunológico da mãe deve ser ativado e produzir anticorpos quando confrontado com um grupo sanguíneo estranho. Os anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico da mãe para eliminar o antígeno. Isso geralmente não é um problema nas primeiras gestações. No entanto, neste tipo de situação, é necessário estar sob o controle de um perinatologista especialista e realizar os tratamentos necessários nas semanas apropriadas.
Risco de Síndrome de Down
Um em cada 800 bebês nasce com síndrome de Down. Hoje, todas as mulheres grávidas, independentemente da idade, são rastreadas para a síndrome de Down. O teste duplo e o teste quádruplo podem detectar a síndrome de Down com sensibilidade de 80-85%. Se houver um risco aumentado nos testes de triagem, o CVS (tomando um pequeno pedaço da placenta) pode ser realizado entre 11-14 semanas e a amniocentese (tirando uma amostra do líquido ao redor do feto) entre 15-22 semanas. Recentemente, tornou-se possível verificar a síndrome de Down, trissomia 18 e trissomia 13 extraindo o DNA fetal apenas do sangue da mãe. Este sistema, chamado de sequenciamento paralelo massivo’, pode determinar o risco de síndrome de Down no bebê com uma taxa próxima a 100% (99,8%) usando apenas a amostra de sangue da mãe.
Em que casos a amniocentese é realizada?
Se os testes de triagem para a síndrome de Down durante a gravidez mostrarem um alto risco ou se houver um achado suspeito na ultrassonografia, procedimentos intervencionistas como amniocentese ou amostragem de vilosidades coriônicas são necessários. Na amniocentese, uma agulha fina é inserida através de uma parte adequada do abdômen da mãe sob orientação por ultra-som, o útero é acessado e o líquido amniótico é coletado. As células deste fluido são analisadas para determinar se há um problema genético no bebê. A amniocentese para diagnóstico genético é realizada na 15- 20ª semana de gravidez. Os resultados dos exames para a síndrome de Down e os principais defeitos cromossômicos geralmente estão disponíveis dentro de 3 dias. Para defeitos cromossômicos raros, pode levar até 2 semanas.