Diabetes atinge os olhos!
Diabetes atinge os olhos! A diabetes, que é comum na sociedade, afeta a saúde dos olhos e causa doenças oculares. Os efeitos da diabetes nos olhos em nosso artigo…
Doenças oculares causadas por diabetes
A diabetes é observada em uma de cada 10 pessoas. A diabetes, que é observada mesmo em tenra idade, também afeta os olhos. De fato, 85% das pessoas que têm diabetes há pelo menos 20 anos têm retinopatia diabética. A diabetes afeta o coração, vasos sanguíneos, rins, nervos e olhos se a duração do diabetes for prolongada e o açúcar no sangue não for controlado. Os olhos estão entre os órgãos mais afetados pela diabetes. A diabetes pode até levar à perda de visão. As pessoas com diabetes têm 25 vezes mais probabilidade de sofrer perda da visão do que aquelas sem diabetes. Aqui estão as doenças oculares causadas pela diabetes…
Diabetes tipo 1 e tipo 2 danificam a retina
A retinopatia, uma das complicações microvasculares do diabetes relacionadas aos vasos sanguíneos pequenos, é um dos problemas oculares mais comuns em pessoas com diabetes. A retinopatia, que ocorre quando a retina, onde os nervos e células visuais estão localizados, é danificada, pode ocorrer em todos os diabéticos tipo 1 e tipo 2. O risco de desenvolver a doença aumenta dependendo da duração da vida com diabetes. Portanto, o controle regular do açúcar no sangue reduz o risco. A retinopatia, que não causa queixas no estágio inicial, continua da mesma maneira em muitas pessoas até estágios avançados. As pessoas que consultam um médico com visão turva ou perda súbita da visão são diagnosticadas com retinopatia.
Faça um exame oftalmológico assim que for diagnosticado com diabetes
A retinopatia diabética consiste em dois estágios. Na primeira etapa, observam-se dilatação de pequenos vasos (microaneurismas) e deterioração, pequenas hemorragias pontuais e superficiais, além de acúmulo de líquidos (edema) na retina. Nesta fase, a visão é moderadamente reduzida. Estes pacientes são acompanhados em intervalos de pelo menos 6 meses e tratados com injeções de drogas a laser ou intraoculares quando necessário. Na segunda fase da retinopatia diabética, ocorre aumento e retração vascular na retina e sangramento no olho. Nesta fase, a visão é gravemente prejudicada e o paciente pode ter perda parcial da visão, necessitando de uma vitrectomia (cirurgia atrás do olho). Nos últimos anos, houve desenvolvimentos significativos no tratamento da retinopatia diabética. O sucesso no tratamento aumenta no diagnóstico precoce e quando a visão ainda é normal. Para garantir o diagnóstico precoce, uma pessoa diagnosticada com diabetes deve fazer um exame de fundo de olho sem perder tempo.
Diabetes aumenta o risco de catarata
A catarata, que pode ser definida como turvação do cristalino e diminuição da clareza visual, é um dos problemas causados pelo diabetes no olho. Embora a causa exata seja desconhecida, o risco de desenvolver catarata é 60% maior em pessoas com diabetes. No entanto, as cataratas ocorrem em uma idade muito mais precoce e progridem muito rapidamente. Um bom controle da glicemia reduz esse risco e retarda a progressão das cataratas.
Diabetes convida o glaucoma
Outro problema ocular importante para o qual a presença de diabetes representa um risco é o glaucoma. O glaucoma, também conhecido como pressão ocular e causado por danos aos nervos ópticos devido a diferentes razões, é visto com mais frequência e em idade precoce em pessoas com diabetes. Pessoas com diabetes têm duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma do que aquelas sem diabetes. Portanto, o controle de açúcar no sangue e os exames oftalmológicos regulares são importantes.
Observe os níveis de açúcar ao comprar óculos
Diabéticos com níveis irregulares de açúcar no sangue e flutuações na forma de altos e baixos podem sofrer distúrbios visuais temporários. Assim, podem ocorrer alterações temporárias no número de óculos. Essas queixas melhoram quando os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal. Pessoas com níveis flutuantes de açúcar no sangue devem prestar atenção aos seus níveis de açúcar no sangue ao comprar óculos e consultar um médico.
Exame ocular pelo menos uma vez por ano
Mesmo que a visão não se deteriore em pessoas com diabetes, o sangramento e o vazamento nos vasos oculares podem começar de tempos em tempos. Nesses casos, o diabetes é diagnosticado tardiamente e o tratamento é retardado. As doenças oculares causadas pela diabetes podem ser evitadas tomando precauções, como passar por um exame ocular pelo menos uma vez por ano por um médico especializado em doenças oculares relacionadas à diabetes, manter o açúcar no sangue sob controle, manter a pressão arterial e os níveis de colesterol normais, parar de fumar se fumar e fazer exercício regularmente.