5 perguntas e 5 respostas sobre Saúde do estômago
5 perguntas e 5 respostas sobre Saúde do estômago Nós compilamos as perguntas mais curiosas sobre o nosso estômago, que vem à mente quando a maioria de nós experimenta dor ou sensação de queimação. Perguntas e respostas curiosas sobre a saúde do estômago…
Curiosidades sobre o estômago e sistema digestivo
Você sofre de dor no estômago após as refeições, durante os momentos estressantes ou depois de consumir certos alimentos? O que você faz para proteger a saúde do seu estômago? Não cometa o erro de tomar medicação quando dói. Se você tiver alguma queixa estomacal, vá ao médico primeiro. Quando você tem queixas estomacais, algumas perguntas vêm à sua mente e você está procurando respostas? Aqui estão as perguntas e respostas que vêm à mente sobre a saúde do estômago…
1. Como é realizada a endoscopia?
A endoscopia é o exame de uma área ou órgão no corpo com instrumentos especiais e pequenas câmeras. Este exame do esôfago, estômago e duodeno é chamado de ‘endoscopia do trato digestivo superior’ ou ‘gastroscopia’. Este procedimento é realizado após um período de jejum de 8 ou 10 horas. Antes do procedimento, a pessoa recebe comprimidos para dormir por via intravenosa e entra pela boca. O procedimento leva 5-6 minutos. Como a pessoa é colocada para dormir com um comprimido para dormir, ele/ ela acorda mais rapidamente do que após a anestesia, mas o efeito da droga pode durar algumas horas.
2. O que é dispepsia, quais são os sintomas?
A dispepsia é definida como queixas periódicas ou contínuas, como dor abdominal, inquietação, saciedade precoce, inchaço, náuseas, vômitos, arrotos, aumento do gás intestinal, que se acredita pertencer ao sistema digestivo superior (digestivo). Em clínicas ambulatoriais de gastroenterologia, cerca de 40 a 60% das pessoas apresentam dispepsia. Esta doença é pensada para ocorrer devido a uma desordem funcional em vez de uma desordem estrutural no revestimento do estômago (mucosa) que explicaria dispepsia, e esta imagem é chamada ‘dispepsia funcional’. Para o tratamento, a pessoa recebe supressores de ácido estomacal, reguladores, probióticos e às vezes antidepressivos. O A pessoa é acompanhada de perto e chamada para controlos. Se as queixas não forem aliviadas dentro de 4-6 semanas com o tratamento, são solicitados mais exames como endoscopia, exames de fezes e ultrassom abdominal.
3. O que causa doenças do estômago?
Doenças como gastrite, úlceras e refluxo estão entre os problemas digestivos mais comuns. Estes problemas são causados pela ruptura da integridade da camada de barreira que protege o sistema digestivo. Alérgenos, aumento da secreção ácida devido ao consumo de produtos processados e água poluída, e o micróbio Helicobacter pylori no estômago desempenham um papel importante na deterioração da camada do estômago.
4. Quem está em risco de doenças do estômago?
Aqueles com histórico familiar de distúrbios estomacais e câncer de estômago, aqueles que estão acima do peso, aqueles com tipo sanguíneo A ou 0, aqueles com Helicobacter pylori, aqueles sob estresse, fumantes, aqueles que usam analgésicos e medicamentos reumáticos para outras doenças, aqueles que consomem muito sal e carne, e aqueles que comem uma dieta pobre em legumes e frutas estão no grupo de risco.
5. As doenças gastrointestinais aumentam no inverno?
No inverno, as noites são mais longas do que no verão, então as pessoas passam o tempo sentadas ou ficando até muito tarde na frente da tela. Os lanches são consumidos enquanto se está sentado em frente à TV. Portanto, um solo é preparado para o refluxo. Porque, para evitar o refluxo, você não deve comer nada por pelo menos três horas antes de ir para a cama. Além disso, os antibióticos são usados com muita frequência no inverno devido a infecções sazonais. Estes têm efeitos colaterais sobre o sistema digestivo. Especialmente no final do inverno, um problema especial chamado colite hemorrágica pode ser visto. A diarreia também pode ser vista devido a esses antibióticos. Há um aumento no uso de analgésicos, especialmente em pessoas mais velhas, devido à dor musculoesquelética, doenças reumáticas, fraturas e luxações. O sangramento gástrico e intestinal devido a esses medicamentos é um dos problemas mais comuns. As pessoas que usam esses analgésicos devem definitivamente tomar um protetor de estômago com eles.