Vida após transplante de células estaminais
Vida após transplante de células estaminais Independentemente da técnica, o paciente que recebe o tratamento de transplante de células-tronco deve ir ao médico em intervalos regulares.
Cuidado com estes após um transplante de células estaminais!
Durante o seguimento após o transplante de células-tronco, os pacientes são submetidos a certos testes. O mais importante são os testes que rastreiam vírus chamados CMV (Cytomegalovirus) e EBV (Epstein Barr Virus), que estão sempre presentes no corpo, mas podem se reativar quando o sistema imunológico cai. Quando estes dois vírus são reactivados, podem causar infecções fatais no corpo. É importante controlar os níveis destes vírus.
Para o que os pacientes devem prestar atenção em casa
O ponto mais importante que esses pacientes devem prestar atenção em casa é não se infectar das pessoas com quem vivem e outros visitantes da casa… Neste período em que o sistema imunológico já está baixo, um simples vírus pode levar o paciente a uma pneumonia fatal. Portanto, é de grande importância não vagar em multidões e questionar pessoas em contato próximo por infecções virais. Recomenda-se prestar atenção a duas regras de ouro na comida: A comida deve ser bem cozida, frutas e legumes para serem comidos crus devem ser bem descascados, e o clima extremo quente e frio deve ser evitado. Ficar diretamente sob o sol não é considerado apropriado, recomenda-se sair depois que o sol perdeu seu efeito.
Transplante autólogo um passo à frente
Hoje, os transplantes parciais são sempre considerados como uma última opção devido às baixas taxas de sucesso e o transplante autólogo ainda é a primeira escolha. Agora é possível realizar um transplante parcialmente compatível extraindo a célula e a taxa de sucesso pode ser equivalente a um transplante totalmente compatível. Isso o salva do banco mundial de medula óssea. Existem centros na Turquia que podem extrair células e realizar transplantes. Vida após transplante de
Você pode se tornar um doador
Com o projeto TURKKOK, que foi implementado sob a supervisão do Crescente Vermelho,
as informações de tecido de 100 mil pessoas começaram a ser estudadas em
Na primeira fase. Graças a este projeto, quando você se inscrever para o Crescente Vermelho, você pode se tornar um doador voluntário sem pagar uma taxa. Quando um paciente adequado é identificado, o doador voluntário é contatado e as células-tronco são coletadas no dia designado. Você também pode doar para os bancos de medula óssea da Universidade de Istambul e do Hospital Ankara Ibn-i Sina, que atualmente estão ativos em nosso país. Vida após transplante de