Vacinas e poucos antibióticos são inimigos da pneumonia
A taxa de perda de vidas devido à pneumonia, que tem sido comum ao longo da história, é de 12%. No entanto, esta taxa pode ser reduzida com os métodos de tratamento atuais. Vacinar-se contra pneumonia e gripe e reduzir o uso descontrolado de antibióticos minimiza o risco da doença.
Os métodos de tratamento atuais reduzem o risco de morte por pneumonia
A pneumonia, que ocorre quando os pulmões ficam inflamados, pode afetar todos os grupos etários. Apesar de todos os métodos de tratamento atuais, esta doença é um dos principais problemas de saúde pública, com uma taxa de perda de vida de 12%. Especialista em doenças torácicas do hospital Acibadem Altunizade, o Prof. Dr. Qaglar Quhadaroglu afirma que a pneumonia, que está entre as cinco principais causas de perda de vidas, deve manter seu lugar no futuro.
Pessoas com mais de 65 anos em risco
A pneumonia é caracterizada por tosse, febre alta e fraqueza. Um bom exame físico, bem como uma radiografia de tórax é necessário para fazer o diagnóstico. Exames de sangue também podem ser realizados se necessário. Os pacientes diagnosticados com pneumonia podem ser tratados em regime ambulatorial. No entanto, o Prof. Dr. Quhadaroglu sublinhou que se a pessoa tiver mais de 65 anos e tiver uma doença diferente, o tratamento com antibióticos deve ser iniciado no hospital, “Deve-se ter em mente que a taxa de perda de vida, que é de 12%, pode aumentar para 25% com mais de 65 anos. Portanto, embora pacientes mais jovens possam ser tratados em nível ambulatorial, a hospitalização é necessária nessa faixa etária.”
A resistência aos antibióticos empurra
O Ministério da Saúde está fazendo grandes esforços para evitar o uso descontrolado de antibióticos em nosso país. Porque este medicamento faz mais mal do que bem quando usado desnecessariamente. O uso descontrolado de antibióticos e o aumento da resistência a medicamentos também aumentam a gravidade da pneumonia. O Prof. Dr. Quhadaroglu afirmou que os pacientes com mais resistência a medicamentos estão se aplicando a eles todos os dias e sublinhou que quanto mais resistência houver, menos
eficazes serão os medicamentos administrados.
O poder da vacinação é inegável
Um bom ambiente, um ambiente limpo, uma boa nutrição e uma boa imunidade individual são todos essenciais para manter a saúde geral. Uma vez que a pneumonia e a gripe são doenças relacionadas, é de grande importância vacinar-se para minimizar a gripe no outono e inverno. Porque a gripe pode ser seguida por pneumonia grave e especial. A vacina contra pneumonia é recomendada para crianças e pessoas com mais de 65 anos. “Depois que as crianças são vacinadas, a taxa de pneumonia nos idosos também diminui. Estas vacinas são administradas uma vez e protegem por toda a vida”, disse o Prof. Dr. Quhadaroglu e continuou: “Além disso, à medida que os casos de gripe diminuem, a doença também diminui. Estamos tentando aumentar a conscientização sobre vacinação em adultos em nosso país. Infelizmente, a taxa de vacinação contra gripe é de apenas 2,3%! É de grande importância que aumentemos as taxas de vacinação com conscientização. A vacina contra pneumonia reduz a taxa da doença em adultos. Portanto, a vacinação afeta não apenas o indivíduo, mas também a sociedade.”
EQUÍVOCOS! “Fazer um raio-X piora as coisas”
Pessoas que não estão no grupo de risco não precisam fazer uma radiografia do tórax. No entanto, é de grande importância que as pessoas com suspeita de pneumonia façam uma radiografia do tórax, pois sua prevalência pode ser determinada até certo ponto pelo exame físico. “Se eu me vacinar e depois pegar pneumonia, será mais grave. “ Não, pelo contrário, as vacinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico.