Tontura O que é tontura?
Tontura O que é tontura? A tontura é uma condição médica na qual uma pessoa se sente como se as coisas ao seu redor estivessem se movendo, o que pode produzir apagões, sonolência, tonturas e perda de equilíbrio. As pessoas que sentem tonturas podem ter dificuldade em ficar de pé, desmaiar ou apresentar outros sintomas associados. A tontura pode ter mais de uma causa. A tontura pode ser causada por doenças graves ou, às vezes, por algo tão simples quanto a fome, que pode ser experimentada por quase todos. No entanto, só porque a tontura é comum não significa que ela deva ser ignorada. É importante que as pessoas que sofrem de tontura conheçam as causas subjacentes desse sentimento. Tonturas recorrentes e cada vez mais prolongadas podem ser causadas por lesões ou uma doença.
Causas O que causa tontura?
As pessoas que sentem tontura geralmente sabem por que elas experimentam tonturas. Fome, períodos menstruais em mulheres, gravidez, certos estados emocionais podem causar tonturas momentâneas. Quando uma pessoa sente tontura sem uma causa subjacente conhecida, pode sentir-se frustrante e preocupante. Tonturas graves e vômitos que acompanham podem afetar a vida de uma pessoa até o ponto de interromper suas atividades diárias. As causas mais comuns de tonturas são as seguintes:
• Fazendo movimentos rápidos e repentinos, virando-se • Estar fisicamente muito cansado, fazendo esportes intensos • Fome prolongada, sede
Medidas para tonturas causadas por tais causas podem ser tomadas pela própria pessoa/ ela mesma. Não sair da cama rapidamente e evitar o jejum prolongado pode eliminar a tontura. No entanto, se a tontura persistir, piorar ou durar mais tempo após as causas aparentes serem eliminadas, um especialista deve ser consultado. A tontura pode ser um sintoma simples ou um prenúncio de doenças graves em condições crônicas ou agudas.
Quais são as doenças que causam tontura?
Algumas doenças podem estar subjacentes a tonturas súbitas ou recorrentes que não têm causas como fome, gravidez ou movimento repentino. As condições mais comuns conhecidas por causar tonturas são as seguintes:
VertigoVertigo , clinicamente significando tontura, é uma condição médica causada pelas estruturas do ouvido interno responsáveis pelo equilíbrio. A vertigem é geralmente um sintoma de outra doença. A doença de Meniere é uma doença crônica que pode causar tonturas e problemas auditivos devido ao aumento do líquido no ouvido interno. Infecções do ouvido Infecções do ouvido causadas por bactérias ou vírus podem causar problemas auditivos e tonturas. PregnancyPregnancy Tontura e náusea são sinais precoces comuns de gravidez. A MigraineMigraina é uma doença caracterizada por cefaleias severas. Dependendo do tipo de enxaqueca, a dor de cabeça pode ser acompanhada por tonturas, náuseas e vômitos Doenças cardíacas e vasculares O coração desempenha um papel crítico na limpeza e circulação de sangue em todo o corpo. Doenças cardíacas podem causar fadiga constante, fraqueza e tontura. Os sintomas comuns dos tumores na região do crânio incluem dor de cabeça severa, vertigem, náusea e vômito. DiabetesLow, alta repentina e outras flutuações no açúcar no sangue podem causar tontura. Hipotensão arterial baixa (hipotensão) A hipotensão significa a pressão baixa que o coração cria nos vasos enquanto bombeia sangue para o corpo. Valores baixos de pressão arterial são considerados valores abaixo de 9/6 em média. A hipotensão pode causar tontura e desmaio. Doenças da tiroideA glândula tireóide é uma glândula produtora de hormônios responsável por muitas atividades metabólicas vitais, como crescimento, desenvolvimento, ciclo do sono e função cardíaca. Se a glândula tireóide é hipoativa (hipotireoidismo) e hiperativa (hipertireoidismo); tontura, fraqueza, palpitações, desequilíbrios de peso podem ocorrer. Sintomas semelhantes também podem ser vistos em nódulos da glândula tireóide e câncer de tireóide. Doenças do trato respiratório superior Sintomas comuns de doenças do trato respiratório superior causadas por bactérias e vírus, que geralmente aumentam nos meses de inverno; fraqueza e tontura são vistas. Deficiência de férreaA anemia por deficiência de ferro pode apresentar fadiga, fraqueza, sonolência e tontura. Ansiedade Os transtornos de ansiedade são divididos em diferentes subtipos que são exacerbados por diferentes gatilhos, geralmente produzindo palpitações, tonturas e vômitos. Além dessas doenças, tumores na região da cabeça e pescoço, traumatismos de cabeça e pescoço podem causar tonturas. Traumatismos cerebrais, traumatismos cranianos e tumores na região podem causar sensação turva na cabeça, cefaleia severa, tonturas, dificuldades na visão, audição e fala.
Em que situações devo consultar um médico para tonturas?
A tontura pode ter causas múltiplas e diferentes. Independentemente da causa da tontura, ela pode preocupar a pessoa que está passando por isso. Se as seguintes condições acompanharem tonturas, se a tontura se tornar mais frequente e grave, você deve consultar um médico.
• Dor no peito • Ritmo cardíaco irregular • Respiração intermitente, dificuldade em respirar • Dor de cabeça intensa • Traumatismo craniano • Febre alta, calafrios • Rigidez, dor no pescoço • Visão turva, visão dupla • Zumbido ou zumbido nos ouvidos • Deficiência de fala • Náuseas, vômitos • dormência nos braços
Métodos de tratamento Como tratar a tontura?
Se a tontura for devida a uma doença específica, o sintoma de tontura desaparecerá com o tratamento dessa doença. A tontura pode ocorrer como um efeito colateral de medicamentos usados para o tratamento de algumas doenças. Nesses casos, a situação deve ser compartilhada com o médico relevante e, se possível, pode ser necessário alterar ou interromper a medicação de acordo com a recomendação do médico.
Como a tontura passa?
A tontura provoca tonturas e perda de equilíbrio. Para evitar tonturas durante e após tonturas, pode fazer-se o seguinte:
• Durante a tontura, deite-se ou sente-se, se possível • Evitar movimentos rápidos e repentinos, movendo-se lentamente • Beber água se sentir sede • Evitar ruídos altos e luzes brilhantes • Levantar-se com movimentos lentos quando a tontura começa a diminuir • Pensar ou sugerir pensamentos calmantes para evitar sentimentos de medo ou ansiedade É importante desenvolver hábitos de vida regulares para evitar tonturas, que não são causadas por uma doença subjacente, mas pela condição do corpo. Se possível, dormir entre 79 horas à noite, beber água suficiente durante o dia, comer uma dieta regular e equilibrada aumentará a resistência do corpo. Isso ajudará a regularizar a pressão arterial e o açúcar no sangue.