Que tal adicionar mais 6 anos à sua vida?
Que tal adicionar mais 6 anos à sua vida? A caminhada regular reduz o risco de muitas doenças que se desenvolvem como resultado da inatividade.
Caminhar regularmente é bom para essas doenças
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 23% da população mundial leva um estilo de vida sedentário, que ocupa o 4º lugar entre todas as causas de morte. Isto porque a inatividade pode levar a problemas de saúde que ameaçam a vida, como obesidade, doença cardíaca coronária, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, osteoporose, câncer de mama e cólon e depressão. O quadro animador é que o exercício, como a caminhada regular, pode reduzir o risco de muitas doenças causadas pela inatividade ou aliviar os sintomas das doenças existentes. Estudos têm mostrado que as pessoas que andam e correm regularmente são menos propensas a desenvolver a doença e podem viver até 6 anos mais se fizerem este exercício por toda a vida. Para ser eficaz, você deve andar rapidamente por 30 minutos, 5 dias por semana. A duração e o ritmo da caminhada podem ser aumentados no futuro para mais benefício. No entanto, é absolutamente necessário consultar um médico e passar por um check-up de saúde com antecedência.
Caminhada e doenças cardiovasculares
Pesquisas mostram que caminhar regularmente reduz o risco de doença coronariana obstrutiva, ataques cardíacos e fatalidades relacionadas em 20 a 35%, com o risco aumentando diretamente em proporção à quantidade de exercício. Com a caminhada, o nível de colesterol maligno LDL, que se acumula no sangue e causa estreitamento e bloqueios nos vasos cardíacos, diminui. O nível de HDL, o colesterol benigno que recolhe partículas de gordura nos vasos e as transporta para o fígado, também aumenta. Pessoas com altos níveis de triglicéridos, outra gordura no sangue, também melhoram. Além do colesterol alto, que aumenta o risco de doença cardíaca coronariana, doenças como pressão arterial (hipertensão) e níveis elevados de açúcar no sangue também são positivamente afetadas pela caminhada regular. Como resultado, a caminhada leva a uma redução no risco de aterosclerose, uma mudança positiva nos valores de colesterol e uma diminuição nos valores de açúcar no sangue e pressão arterial. Todos estes efeitos positivos reduziram o risco de perda de vidas devido a doenças cardiovasculares em até 35%.
Diabetes
O sedentarismo e a má nutrição podem levar à resistência à insulina e ao ganho de peso, o que pode resultar em diabetes em pessoas com predisposição genética. O desenvolvimento da diabetes, que é uma doença comum na nossa idade e cuja incidência está aumentando dia a dia, traz consigo um aumento muito sério no risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Caminhar regularmente reduz o risco de diabetes, reduzindo a resistência à insulina e permitindo-nos livrar-se do excesso de peso.
Câncer de mama e cólon
Pesquisas mostram que caminhar regularmente por 30-60 minutos por dia reduz significativamente o risco de câncer de mama e cólon. Na verdade, o risco de câncer de mama pode ser reduzido em 25% nas mulheres que andam regularmente ao longo da vida ou após a menopausa. Este efeito é mais pronunciado em mulheres com peso normal, que deram à luz e não têm histórico familiar de câncer de mama. Estudos têm mostrado que a caminhada regular pode reduzir o risco de câncer de cólon em até 24%. Afirma-se que este efeito da caminhada no câncer de cólon é alcançado pelo aumento dos movimentos intestinais, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo a liberação de insulina e hormônios semelhantes, Prevenção do ganho de peso e sistemas ativadores que neutralizam substâncias nocivas chamadas radicais livres.
Acidente vascular cerebral (paralisia)
As mortes relacionadas a derrames e acidentes vasculares cerebrais aumentaram em uma taxa de até 24 por cento devido ao envelhecimento da população mundial, hipertensão, diabetes, colesterol alto, aumento do tabagismo e estilo de vida sedentário. A vida sedentária aumenta o risco de desenvolver doenças cerebrovasculares oclusivas através de mecanismos como aumento da pressão arterial, peso e colesterol. Estudos indicam que o risco de acidente vascular cerebral diminui em pessoas que andam regularmente.
Osteoporose
A inatividade, que é um problema importante da nossa idade, também afeta negativamente a saúde óssea. A osteoporose, ou osteoporose, é mais comum em pessoas fisicamente inativas. Como resultado da osteoporose, fraturas com risco de vida podem ocorrer frequentemente na articulação do quadril e coluna vertebral em idade avançada. Além disso, durante o tratamento dessas fraturas, complicações que ameaçam a vida, como formação de coágulos nas veias das pernas devido à imobilidade prolongada e ao coágulo que se rompe e bloqueia os vasos pulmonares (embolia pulmonar) também podem se desenvolver. A caminhada regular tem um efeito positivo no metabolismo ósseo e fortalece os músculos. Esses efeitos também reduzem o risco de osteoporose. Que tal adicionar mais
Síndrome Metabólica
A imagem que se manifesta com um aumento no açúcar no sangue, gorduras no sangue e pressão arterial, ganho de peso e aumento na circunferência da barriga é chamada de “síndrome metabólica”. A síndrome metabólica, que se tornou cada vez mais comum na meia-idade em nosso país, especialmente nas mulheres nos últimos anos, geralmente está associada à diabetes, hipertensão, colesterol alto e resistência à insulina, e pode causar estreitamento e bloqueios nos vasos cardíacos e cerebrais, o que pode levar a ataque cardíaco e derrame. Estudos têm mostrado que esta síndrome pode ser revertida com a caminhada regular.
Depressão
O exercício regular libera endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem. Torna mais fácil desfrutar da vida, tranquilidade e sentir-se bem através das endorfinas secretadas no nosso corpo. Quando feito regularmente, a pessoa que anda se sente mais em forma e saudável como resultado da perda de peso e aumento da tensão muscular. Todos estes efeitos positivos têm um impacto positivo na vida social e interação com outras pessoas. Desta forma, ajuda a remover preocupações e pensamentos negativos de nossas mentes. Ao contribuir para a melhoria da depressão e ansiedade, beneficia nossa saúde mental, bem como nossa saúde física. Que tal adicionar mais