Quando são necessários antibióticos?
Quando são necessários antibióticos? Além de ser ineficaz no tratamento, o uso indevido de antibióticos leva a um problema maior: resistência antimicrobiana!
Não tome antibióticos toda vez que você ficar doente
Os antibióticos têm sido a arma mais importante da humanidade contra microorganismos por quase um século. Infelizmente, o número de antibióticos eficazes está diminuindo devido ao aumento da resistência aos antibióticos causada pelo seu uso indevido. O número cada vez menor de opções de tratamento no futuro próximo está causando preocupação em todo o mundo.
Não use antibióticos como antipiréticos
O erro mais comum sobre antibióticos é o uso de antibióticos como antipiréticos ou analgésicos. As doenças infecciosas são uma das principais causas de internação hospitalar para a população em geral, independentemente da idade ou sexo. Portanto, o tratamento correto e adequado das doenças infecciosas é de importância social. Hoje, a recuperação em doenças infecciosas pode ser alcançada através da terapia antimicrobiana, que é definida como substâncias que matam micróbios, como fungos, bactérias e parasitas ou impedem que eles se multipliquem. Os antibióticos desempenham um papel muito importante nesses agentes, que também incluem algumas substâncias sintéticas, como desinfetantes. No entanto, para alcançar os resultados desejados em muitos pontos, como sobrevida, prevenção de complicações e cronicidade, encurtamento da gravidade e duração da doença, o tratamento antimicrobiano pode ser alcançado usando a quantidade adequada de tratamento antimicrobiano. Como resultado do uso de tratamentos antimicrobianos irracionais em infecções, o tratamento não pode ser fornecido e a pessoa pode perder sua/ sua vida. Além disso, cada uso desnecessário de antimicrobianos traz um encargo adicional considerável para a economia nacional.
Antibióticos trabalham para infecções bacterianas
O uso ideal de antibióticos significa dar o antibiótico certo para a infecção da maneira mais adequada, em uma dose eficaz, em intervalos ótimos e pela duração apropriada. No entanto, o uso de antibióticos sem infecção, seleção incorreta de antibióticos, doses inadequadas ou excessivas e intervalos de dose inadequados significam que os antibióticos não são usados corretamente.
Os antibióticos só podem ser eficazes contra infecções bacterianas. No entanto, um dos erros mais comuns na sociedade é usar antibióticos para resfriados e infecções causadas por vírus. O ponto mais importante a lembrar é que os antibióticos não são uma solução para infecções causadas por vírus e não eliminam o risco de infectar outras pessoas.
Uso indevido desenvolve resistência
O uso indevido de antibióticos não só leva a um tratamento ineficaz, mas também a um problema maior. Resistência antimicrobiana. Isso significa que o medicamento se torna ineficaz no tratamento da infecção causada pelo microorganismo. Como resultado, quando os antibióticos são necessários mais tarde, eles não funcionam. Como nem mesmo uma infecção leve pode ser tratada, ela pode causar problemas muito sérios para a pessoa. Isto representa um perigo não só para a pessoa que usa o antibiótico, mas também para toda a comunidade, que corre o risco de contrair bactérias resistentes mais tarde. Devido ao aumento da resistência aos antibióticos, o número de antibióticos eficazes está diminuindo. Num futuro próximo, é provável que haja cada vez menos opções de antibióticos a serem usadas no tratamento.
Antibióticos não devem ser usados sem receita médica
Um dos erros mais comuns cometidos pelo público em geral é o uso de antibióticos como antipiréticos ou analgésicos. Por esta razão, os antibióticos não devem ser usados a menos que prescritos por um médico, e as pessoas devem questionar se os antibióticos são realmente necessários. Ao mesmo tempo, também é importante não pressionar o médico para prescrever antibióticos. Deve-se lembrar que os antibióticos não têm lugar no tratamento de infecções do trato respiratório causadas por vírus como gripe ou resfriados, e mesmo que a pessoa se sinta melhor, o tratamento não deve ser encerrado antes do tempo especificado pelo médico. O uso adequado de antibióticos é uma responsabilidade individual e social.