Por que os pés e as pernas incham?
O inchaço dos pés e pernas não só interfere na vida diária, mas pode causar sérios problemas de saúde se negligenciado.
Por que o inchaço do pé ocorre?
A área mais comum do corpo onde o edema é visto são as pernas, especialmente os tornozelos e pés. Por esta razão, os pés inchados e tornozelos inchados são problemas de saúde comuns. O excesso de líquido acumulado entre os tecidos ou o transporte insuficiente do fluido entre os tecidos prepara o solo para edema na perna. O inchaço das pernas se manifesta em primeiro lugar com dificuldade em usar sapatos, começando com sentado ou em pé prolongado e aperto dos sapatos. Em casos progressivos, também são observadas falta de jeito e dor nas pernas. O inchaço das pernas, que inicialmente dificulta a vida diária, causa sérios problemas de saúde em estágios avançados. As causas mais comuns de edema nos pés, tornozelos e pernas são as seguintes:
• Em pé ou sentado na mesma posição por um longo tempo • Consumo excessivo de alimentos salgados • Excesso de peso • Gravidez • Tomar certos medicamentos para a pressão arterial e os rins, medicamentos
anticoncepcionais, antidepressivos ou esteróides O edema também pode ser causado por
• Lesões como entorses ou distensões • Picada ou picada de inseto • Doença renal, hepática ou cardíaca • Coágulo sanguíneo • Infecção
Sintomas de inchaço do pé e perna
• O pé, tornozelo e pernas parecem mais grossos do que o habitual • Aparência brilhante, esticada e vermelha da pele
O que fazer para fazer o inchaço diminuir
• Deite-se e eleve os pés e pernas inchados com um travesseiro sempre que possível.
• Faça caminhadas simples para melhorar o fluxo sanguíneo.
• Use sapatos confortáveis com saltos baixos e solas largas e macias. • Lave, seque e hidrate os pés para evitar infecções.
Erros para desencadear o inchaço
• Não fique em pé ou sentado por longos períodos de tempo. • Não use roupas, meias e sapatos que sejam muito apertados.
Se o inchaço nos pés e pernas persistir apesar de seguir essas recomendações, descansar e prestar atenção, consulte um especialista. Porque o inchaço nos pés e pernas pode se desenvolver devido a uma doença. Ao pensar em “Como aliviar os pés inchados?” Você pode precisar seguir recomendações como uma dieta com baixo teor de sal e perda de peso.
Causas do inchaço das duas pernas
O inchaço das pernas pode ser visto devido a distúrbios gerais envolvendo todo o corpo ou um problema local apenas nessa perna. Dependendo da forma como são vistos, do seu grau e duração, também podem ser um prenúncio de algumas doenças sistémicas ou locais. Dependendo do seu grau, o inchaço que aparece simetricamente em ambas as pernas pode representar condições como bócio, algumas doenças metabólicas, doença renal, insuficiência cardíaca, que podem causar edema no corpo e preocupam todo o corpo. Em tais doenças, o inchaço pode ser acompanhado por queixas adicionais, como falta de ar, palpitações, dores nas costas e no peito. A pessoa também pode experimentar fraqueza, perda de força, fadiga fácil, relutância, baixa resistência corporal e baixa capacidade de esforço devido ao estado crônico da doença. Pés que incham à noite devido a insuficiência cardíaca direita podem indicar retenção de sal e água. Quando os rins não estão funcionando corretamente, a água pode se acumular no corpo. A doença hepática pode afetar a produção de uma proteína chamada albumina, que impede o vazamento de sangue dos vasos sanguíneos para os tecidos circundantes. A produção inadequada de albumina também causa vazamento de líquido, que pode se acumular no abdômen e no peito, e mais frequentemente nos pés devido à gravidade. Se o inchaço for acompanhado por sintomas como fadiga, perda de apetite e ganho de peso, um médico deve ser consultado imediatamente. Se houver falta de ar e aperto no peito, 112 deve ser chamado. Inchaço simétrico de baixo grau das pernas raramente pode ser causado por linfedema simétrico. O linfedema é comum em pacientes com câncer que foram submetidos a radioterapia ou remoção de gânglios linfáticos. Se você foi tratado para o câncer e você vê estes inchaços, contacte seu doutor. Outros sintomas do lymphedema incluem:
• Sensação de peso
• Limitação de movimento
• Dor • Infecções recorrentes • Espessamento da pele
Causas de inchaço de uma perna
Se o inchaço ocorrer em apenas uma perna, geralmente é devido a doenças dos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos dessa perna. As veias da perna são responsáveis por levar sangue ao coração e trabalhar contra a gravidade. A deterioração estrutural nessas veias devido ao excesso de peso, trabalho em pé, dando à luz muitos bebês ou características familiares faz com que as veias funcionem menos e o sangue se acumule nas pernas. Esta condição, chamada insuficiência venosa, causa inchaço nessa perna dependendo do grau da doença e das características da vida física da pessoa. Devido a razões semelhantes, a coagulação do sangue nas veias e formação de um trombo venoso (trombose venosa) estão entre as causas comuns de inchaço súbito na perna. A trombose venosa, que requer tratamento e pode ser potencialmente fatal, é acompanhada por sintomas como inchaço das pernas em poucas horas, dor, aumento da temperatura e vermelhidão ou escurecimento da cor das pernas. As varizes também causam inchaço nas pernas. Se as válvulas nas veias das pernas não funcionam corretamente, o sangue não flui para o coração e o sangue se acumula nessas áreas. Isso às vezes leva a inchaço nas pernas.
A causa mais comum de inchaço nas pernas
Há também ductos linfáticos no corpo através dos quais os fluidos se espalham entre os tecidos. Estes canais, que cercam todo o corpo na forma de canais microscópicos, transportam os fluidos linfáticos do corpo para cima contra a gravidade, fazendo estações das glândulas linfáticas em áreas como a virilha e as axilas. Especialmente em pessoas com sobrepeso, que se movem menos, que trabalham de pé, o inchaço nas pernas é visto primeiro como resultado do trabalho insuficiente ou bloqueio desses canais linfáticos. Esta doença, que às vezes causa edema permanente semelhante à elefantíase avançada, está entre as causas comuns de inchaço das pernas. Por que os Pés e as Pernas İncham?
Inchaço do pé durante a gravidez
Pressão arterial elevada, hormônio (p. ex., hormônio estrogênico), medicamentos para diabetes, esteróides e alguns antidepressivos usados para tratar diferentes condições também podem causar inchaço das pernas. Além disso, o inchaço das pernas também pode ser causado por efeitos hormonais e edema que ocorrem durante a gravidez. Inchaço da perna após o sexto mês deve ser tomado
em consideração. O bebê em crescimento e o saco de parto ocupam espaço na pélvis da mãe com aumento do volume e peso. Isso coloca pressão nas veias principais e nos canais
linfáticos da mãe. A posição assimétrica do bebê no útero e a sobrecarga de um lado podem causar inchaço nessa perna, que aumenta gradualmente e atinge dimensões sérias. Mais importante ainda, coágulos sanguíneos podem se formar em veias com fluxo sanguíneo lento devido à compressão. Por esta razão, é absolutamente necessário consultar um especialista para inchaço unilateral ou bilateral das pernas, especialmente após o 6º mês de gravidez. Inchaço súbito e excessivo também pode ocorrer em caso de pré-eclâmpsia, também conhecido como envenenamento por gravidez. Se sintomas como dor abdominal, dor de cabeça, micção infrequente, náuseas e vômitos estiverem presentes junto com inchaço, um médico deve ser consultado imediatamente.
Como tratar os pés e pernas inchados?
Em primeiro lugar, a doença subjacente que causa o inchaço das pernas é tratada. É de grande importância que as doenças sistêmicas sejam examinadas pelo ramo relevante e o tratamento necessário seja iniciado rapidamente para evitar complicações permanentes. No tratamento de doenças relacionadas às veias, o uso de medicamentos anticoagulantes que promovam a função venosa pode ser útil quando necessário. No entanto, esses medicamentos devem ser tomados com o conselho de um médico.