Período tardio O que é um período tardio?
Período tardio O que é um período tardio? Toda mulher sem problemas de saúde experimenta um ciclo menstrual (menstruação) a cada 21 a 35 dias, ou em média a cada 28 dias. Um período dura aproximadamente 2 a 7 dias. A harmonia dos hormônios no corpo é o fator mais importante que molda a regularidade do ciclo menstrual. Os desvios deste ciclo (mínimo de 7 dias) são chamados de período tardio. Este ciclo pode ser interrompido e atrasado por muitas razões diferentes. Para falar sobre o atraso menstrual, o início da menstruação deve ter passado por um mínimo de 7 dias. Pesquisas mostram que quase todas as mulheres experimentam irregularidades menstruais em algum momento. Atraso mais de 2 ou 3 vezes em um ano pode ser a pegada de problemas graves de saúde. Embora a irregularidade 2-3 vezes por ano possa ser considerada normal, em mais de 3 casos, recomenda-se consultar seu médico e examinar as causas. Para um menstruador de primeira viagem, a situação funciona de maneira um pouco diferente. É normal que se verifiquem irregularidades no processo até que o ciclo periódico esteja totalmente estabelecido. Pode ser causada por fatores ambientais, estresse, fatores psicológicos, transições sazonais, condições hormonais ou condições mais menores, como vários medicamentos. Quando uma pessoa engravida, o sangramento menstrual pára e, se o sangramento parar por 7 dias ou mais, é definido como um atraso menstrual.
Causas Causas de período tardio
Existem muitas razões diferentes que podem causar períodos tardios. Podemos enumerar as mais comuns da seguinte forma:
Gravidez: É uma das principais causas de período tardio. Mulheres com vida sexual ativa desprotegida podem enfrentar período tardio devido à gravidez.
Programas de exercícios intensivos: Se você aumentar o seu exercício e reduzir a quantidade de calorias que consome diariamente, você pode enfrentar o problema dos períodos tardios.
Doenças crônicas: As doenças crônicas que duram mais de um ano ou têm um efeito duradouro sobre as irregularidades menstruais também são diretamente eficazes.
Síndrome dos ovários policísticos: A produção excessiva de hormônios masculinos por cistos nos óvulos pode causar atraso menstrual. Enquanto o excesso de hormônio masculino faz com que os cistos aumentem, os cistos desencadeiam hormônios masculinos e esse ciclo vicioso continua. Isso é tratado com medicação.
Perda de peso ou ganho excessivo de peso: se o seu peso estiver abaixo de 10% do seu peso normal, o princípio de funcionamento do seu corpo muda e isso afeta negativamente a ovulação. As mulheres com sobrepeso ou até obesas também sofrem de menstruação atrasada. O excesso de peso provoca alterações hormonais e isso desencadeia um atraso na menstruação.
Amamentação, puerpério: durante a amamentação e o puerpério, a pessoa pode não menstruar ou pode experimentar vários atrasos menstruais. Com o final do período de amamentação, o ciclo menstrual da pessoa retorna ao seu padrão normal.
Medicamentos para controle de natalidade: As mulheres que usam pílulas anticoncepcionais geralmente enfrentam irregularidades menstruais. Depois de parar os medicamentos anticoncepcionais tomados em certos intervalos, pode levar até 6 meses para se recuperar da irregularidade menstrual.
Fator de estresse: A região do hipotálamo do cérebro regula o período menstrual. Situações vividas durante o período de estresse afetam o cérebro e causam atraso menstrual.
Distúrbios da tireóide (bócio): hipertrofia ou hipotireoidismo também pode causar um efeito de menstruação retardado.
Menopausa precoce: entre as idades de 45 e 55 anos, as mulheres geralmente experimentam a menopausa. Aos 40 anos e até mais cedo, o período peri-menopausa causa irregularidades menstruais diminuindo o número de óvulos. A causa mais comum de atrasos menstruais é a gravidez. Estresse, mudanças inesperadas na vida diária de uma mulher ou fatores durante a transição das estações podem ser considerados entre as causas do atraso menstrual. Grandes traumas e cirurgias causam estresse psicológico e hormonal no paciente. Portanto, o atraso menstrual é muito comum nos primeiros estágios após a cirurgia. O uso de pílulas anticoncepcionais para prevenir a gravidez, injeções contraceptivas, efeitos colaterais dos hormônios nos bastões hormonais aplicados ao braço também são as principais causas. Se você está enfrentando atrasos menstruais, não negligencie a consultar um médico para ter seus exames de saúde.
Sintomas Quais são os sintomas do período tardio?
• Dor abdominal e lombar intensa, • Você tem o potencial de engravidar, • Um teste de gravidez em casa mostra que você está grávida, • Faltando dois períodos regulares e não sabendo a causa subjacente, • Você não tem o seu período até que você tenha 16, • Até os 14 anos, se seus seios não crescerem ou os pelos pubianos não se desenvolverem, isso é um sinal de menstruação atrasada.