Parar de fumar Parar de fumar
As pessoas que fumam cigarros ou usam outras formas de tabaco estão sempre em maior risco de desenvolver qualquer doença, bem como “morrer mais cedo” do que os usuários não-tabacos. A nicotina em produtos de tabaco é uma substância viciante. Por esta razão, os indivíduos que querem parar de fumar muitas vezes estão preocupados que eles não serão capazes de parar porque as substâncias nos cigarros são viciantes. Parar de fumar pode parecer difícil, especialmente parar de fumar sem ajuda. A pesquisa mostra que muitas pessoas são incapazes de parar de fumar na primeira tentativa. No entanto, com perseverança é possível deixar de fumar e viver uma vida mais saudável, agradável e longa. O primeiro passo para parar de fumar é decidir por si mesmo parar de fumar e definir uma data para parar de fumar. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as pessoas a parar de fumar com sucesso. Uma pessoa que decide parar de fumar deve traçar um plano de ação para a cessação do tabagismo, e o primeiro passo é obter apoio. Esse apoio pode vir da família, amigos, médico, conselheiro, grupo de apoio ou da linha direta 171 do Ministério da Saúde. Existem também vários tipos de medicamentos que podem ser recomendados pelo médico para o indivíduo parar de fumar. Outro passo importante no plano de ação para parar de fumar é planejar as dificuldades que o indivíduo enfrentará. O indivíduo pode fazer uma lista de lugares de alto risco que permitem fumar que ele/ ela gostaria de evitar em seu/ sua parar de fumar plano e pode preferir ir para lugares onde não é permitido fumar, como shoppings, museus ou cinemas. Viver sem fumo é uma oportunidade importante para viver uma vida mais saudável e possivelmente mais longa. Viver sem fumo também pode significar uma melhor qualidade de vida, tanto através de maior resistência física como pela capacidade de apreciar melhor vários gostos e cheiros. No entanto, viver sem fumo não significa necessariamente viver livre de stress. Estudos mostram que entre os fumantes que param de fumar, o estresse é visto como uma razão para começar a fumar novamente. Portanto, em vez de usar nicotina para lidar com o estresse, os indivíduos devem aprender formas e métodos alternativos. A pessoa deve ter como objetivo proativo aprender mais sobre técnicas apropriadas de gerenciamento do estresse. O indivíduo pode obter mais informações sobre a gestão do estresse de fontes on-line, seu médico ou psicólogos.
11 Maneiras de Resistir aos Desejos do Tabaco
Os desejos por tabaco podem ter um impacto físico e mental sobre as pessoas que querem parar de fumar. Há algumas dicas úteis para reduzir os desejos de tabaco e resistir ao
vício.
Lembrar e resistir
Para a maioria dos usuários de tabaco, o desejo por tabaco ou o desejo de fumar pode ser muito forte, mas a pessoa é mais forte do que esses impulsos. Quando um indivíduo sente o desejo de usar tabaco, não importa quão intenso, ele deve se lembrar que esse desejo provavelmente passará dentro de 5 a 10 minutos. Cada vez que o indivíduo resiste ao desejo de usar tabaco, eles estão um passo mais perto de parar o uso do tabaco para sempre, e o próximo período de resistência se torna mais fácil. Durante este período de resistência, o indivíduo pode desviar a sua atenção do desejo de usar tabaco, tomando um trabalho de curto prazo que normalmente não lhe permitiria fumar.
Beneficie-se da terapia de substituição de nicotina
O indivíduo pode perguntar ao seu médico sobre a terapia de substituição da nicotina. As opções comuns de substituição da nicotina incluem a reposição de nicotina sem receita médica na forma de goma, pastilhas ou adesivos. Terapias de substituição de nicotina de curta duração, como pastilhas e pastilhas de nicotina, podem ajudar um indivíduo a superar desejos intensos por nicotina. Estes tratamentos de curta duração são normalmente seguros para uso em combinação com adesivos de nicotina de longa ação ou um dos medicamentos não-nicotina recomendados por um médico. A eficácia dos cigarros eletrónicos, que foram recentemente oferecidos como uma alternativa aos métodos tradicionais de fumar, na cessação do tabagismo e na segurança a longo prazo destes dispositivos ainda não foi confirmada por estudos.
Evitar Triggers
O desejo de usar tabaco é provável que seja desencadeado, i.e. o desejo de usar tabaco é provável que seja mais forte em locais de entretenimento onde a pessoa normalmente usa tabaco, entre o trabalho, quando se sente estressado ou tomando café. O indivíduo deve identificar as situações desencadeadoras e fazer um plano para evitá-las completamente ou para superá-las sem usar tabaco. A pessoa não deve se tornar disponível para fumar novamente. Por exemplo, uma pessoa que está acostumada a fumar enquanto fala ao telefone pode manter um papel e caneta para rabiscar em vez de ter um maço de cigarros nas proximidades quando fala ao telefone.
Aproveite os locais e proibições para não fumantes
Se o indivíduo sentir vontade de ceder ao desejo de usar tabaco, ele ou ela pode se mudar para um lugar público sem fumo onde fumar é proibido, o que lhe dará pelo menos dez minutos para deixar passar o desejo. Estes truques simples podem ser suficientes para suprimir o desejo de usar tabaco.
Mastigar alguma coisa
Dê à sua boca algo para fazer para combater o desejo de usar tabaco. Por exemplo, mastigar chicletes sem açúcar, tomar um chocolate ou comer algo mastigável e saudável, como cenouras, nozes ou sementes de girassol, pode ganhar tempo.
Evite a mentira “Apenas um”
Um indivíduo pode ser tentado a fumar apenas um cigarro para satisfazer um desejo repentino por tabaco. No entanto, pesquisas mostram que as pessoas que acreditam que podem parar com apenas um cigarro estão muitas vezes se enganando. Na maioria dos casos, o primeiro “apenas um” cigarro leva a um segundo cigarro e à retomada do tabagismo.
Exercício
Exercício e atividades físicas similares podem distrair o indivíduo do desejo de usar tabaco e reduzir a intensidade desse desejo. Mesmo pequenas explosões de atividade física, como caminhar rápida e cuidadosamente para cima e para baixo nas escadas algumas vezes, podem reduzir o desejo de usar tabaco. Indivíduos com mais tempo livre podem sair para uma caminhada ou correr. Indivíduos que estão presos em casa ou no escritório podem tentar exercícios físicos, como abdominais, flexões, aquecimentos de ioga ou correr no lugar. Se a atividade física não é de interesse para o indivíduo, atividades de retenção de atenção, como tricô ou costura, marcenaria, pintura, jogos de computador ou telefone que exigem o uso de ambas as mãos, ou journaling também podem ajudar. O indivíduo pode fazer uma limpeza curta com um aspirador de pó, ou se concentrar em tarefas que distraem, como arquivamento de papéis.
Praticar técnicas de relaxamento
Para o indivíduo, fumar pode ser uma forma de lidar com o estresse. Além disso, resistir aos desejos por tabaco pode ser uma fonte de estresse em si. Ao praticar técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração profunda, relaxamento muscular, ioga, massagem ou ouvir música calmante, pode ser possível desestressar sem fumar.
Chamada para reforços
Para ajudar o indivíduo a resistir ao desejo de usar tabaco, ele pode entrar em contato com um membro da família, amigo ou membro do grupo de apoio quando sentir vontade. Conversar com eles ao telefone, passear juntos, conversar ou se lamentar pode ser útil.
Obter suporte on-line
O indivíduo pode participar de um programa de cessação do tabagismo on-line apropriado, ou ler o blog de outra pessoa que parou de fumar para obter encorajamento dos pensamentos de alguém lutando com os desejos de tabaco e aprender como os outros têm lidado com os desejos de tabaco.
Lembre-se dos benefícios e metas
O indivíduo pode escrever ou repetir em voz alta as razões pelas quais quer parar de fumar. Estas razões incluem “Eu quero me sentir melhor.” “Quero ser mais saudável.” “Quero proteger os meus entes queridos do fumo indireto de segunda mão.” “Quero poupar dinheiro.” “Quero viver mais tempo,” etc. É melhor tentar algo, não importa quão pequeno, para superar qualquer desejo do que não fazer nada. Toda vez que uma pessoa resiste ao desejo de usar tabaco, ela está um passo mais perto de estar completamente livre do tabaco.