Para prevenir o câncer de mama Mantenha o seu peso ideal
Para prevenir o câncer de mama Mantenha o seu peso ideal O ganho de peso aumenta o risco de câncer de mama. Este efeito é ainda mais pronunciado após a menopausa. Isto é porque a fonte de hormona estrogênica após a menopausa é principalmente tecido gordo no corpo. Em outras palavras, a maior parte do estrogênio nas mulheres é sintetizada no tecido adiposo corporal. Estudos mostram que a distribuição do excesso de peso também é importante nesse sentido. Sabe-se que as mulheres com excesso de peso no abdômen e na parte superior do corpo têm um perfil hormonal diferente das mulheres cujo excesso de peso está concentrado nos quadris e nas pernas. Os pesquisadores argumentam que o risco de câncer de mama é maior no primeiro tipo de mulher. Isto é porque estas mulheres têm uns mais baixos níveis de globulina hormona-obrigatória do sexo (SHBG) e de uma hormona estrogênica de circulação mais livre. A hormona estrogênica de circulação livre é igualmente mais provável ligar ao tecido do peito.
Evite medicamentos hormonais femininos, tanto quanto possível
As mulheres mais velhas recebem hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, através de terapias de reposição hormonal (TRH) após a menopausa. As terapias combinadas que incluem estrogênio e progesterona são consideradas mais arriscadas do que as terapias somente com estrogênio. Portanto, os hormônios não devem ser usados sem justificativa médica.
Fazer exercício regularmente
O exercício regular ajuda a controlar o peso e estabiliza os níveis elevados de estrogênio. Exercícios regulares também são conhecidos por fortalecer o sistema imunológico. Estudos mostram que exercitar-se regularmente pelo menos quatro dias por semana no período pré-menopausa reduz significativamente o risco de câncer de mama. O esporte no período pós-menopausa se torna ainda mais importante. Porque o ganho de peso durante este período aumenta os níveis de estrogênio e aumenta o risco de câncer de mama.
Reduzir o consumo de álcool
Estudos mostram que o risco de câncer de mama é 40% maior em pessoas que bebem álcool regularmente todos os dias do que naquelas que não bebem álcool. Este achado é explicado pelo fato de que o álcool afeta o metabolismo do estrogênio e aumenta os níveis de estrogênio no sangue.
Parar de fumar
Fumar aumenta o risco de desenvolver muitos cânceres, incluindo câncer de mama. Por esta razão, é muito importante fazer exercício regularmente e não fumar para viver uma vida saudável.
O câncer de mama pode ser prevenido com medicamentos?
Mulheres com alto risco de câncer de mama podem iniciar a terapia hormonal preventiva. Estudos mostram que a incidência de câncer de mama em mulheres de alto risco pode ser reduzida em até 50% com esses medicamentos. Estes medicamentos, que têm alguns efeitos colaterais, especialmente a coagulação mais fácil do sangue, são iniciados pelo médico após o controle clínico.