Osteoporose (reabsorção óssea) Osteoporose (reabsorção óssea)
A osteoporose, também conhecida como osteoporose, é uma doença que aumenta a probabilidade de fratura óssea devido à diminuição do cálcio na estrutura óssea. De acordo com dados da Sociedade Turca de Osteoporose, a osteoporose ocorre em uma em cada três mulheres com mais de 50 anos (mais do que o câncer de mama) e em um em cada cinco homens com mais de 50 anos (mais do que o câncer de próstata). Por outro lado, esta doença é relatada para causar 1,5 milhões de fraturas nos Estados Unidos a cada ano.
Sintomas Quais são os sintomas da osteoporose?
O sintoma mais comum da osteoporose é a dor na coluna vertebral e nas costas. A causa dessas dores é explicada como micro-fraturas no osso enfraquecido. Há muitas fraturas microscópicas nos ossos. Essas fraturas são imediatamente reparadas com novos tecidos ósseos feitos pelo corpo. No entanto, este processo metabólico chega a uma parada na osteoporose. Neste caso, micro fraturas crescem e causam macro fraturas. Os sintomas da osteoporose incluem dor lombar e dor nas costas, encurtamento da estatura, palpitações e fraturas especialmente frágeis.
Métodos de diagnóstico Como a osteoporose é diagnosticada?
A osteoporose é diagnosticada de acordo com os dados e fraturas obtidas com o método chamado Dual Energy X Ray Absorptiometry (DEXA). Através da medição da densidade mineral óssea com DEXA, pode-se obter informações sobre como auxiliar no diagnóstico, obter informações sobre possíveis fraturas e monitorar o curso natural da doença.
Quais são as formas de prevenir a osteoporose?
Se o osso osteoporótico é apoiado por músculos, mesmo que o paciente seja velho ou tenha osteoporose, exercícios regulares e fortalecimento dos músculos do quadril, costas e lombares podem desempenhar um papel na minimização de fraturas.
Para que o osso resista às fraturas, ele precisa de um tecido muscular saudável e sistema nervoso para protegê-lo e mobilizá-lo. Por tudo isso, os estoques ósseos precisam ser preenchidos com cálcio, e é por isso que a vitamina D é tão importante. A maior fonte de vitamina D é o sol. É importante consumir alimentos como queijo feta, leite e iogurte e praticar esportes para armazenar cálcio.
Quem está em risco?
Baixos níveis de estrogênio em mulheres, baixos níveis de testosterona em homens, um diagnóstico de osteoporose nos parentes de primeiro grau e pessoas que usam medicação com cortisona podem estar entre os grupos de risco.
Métodos de tratamento Quais são os métodos de tratamento para osteoporose?
Em pacientes diagnosticados com osteoporose, o tratamento preventivo é iniciado desde que não haja outra condição, i.e. nenhuma fratura ocorreu. O principal ponto de partida no tratamento preventivo é tornar o paciente ativo e fazê-lo se exercitar. Andar rápido ajuda o osso a manter sua força existente. À medida que os músculos do paciente se desenvolvem através da atividade e movimento, as forças exercidas sobre os ossos são reduzidas e, portanto, o risco de fratura diminui. Os medicamentos preventivos podem reduzir e estabilizar a destruição observada durante a osteoporose. Tais medicamentos são utilizados no tratamento de acordo com a faixa etária do paciente. No entanto, a medicação por si só não é suficiente; exercícios regulares devem ser adicionados ao programa de tratamento. Pacientes com osteoporose avançada que desenvolvem fraturas na coluna devem tomar medidas adicionais para reduzir a dor associada a essas fraturas. Estes incluem programas regulares de exercícios, tratamento de espartilho e preenchimento ósseo com cimento ósseo ou outros materiais orgânicos. Finalmente, além de tratar a osteoporose com medicação e métodos não medicamentosos, medidas devem ser tomadas para prevenir a progressão da osteoporose, considerando fatores de risco pessoais.