Os benefícios dos exercícios respiratórios para o parto
Os benefícios dos exercícios respiratórios para o parto Exercícios de respiração relaxam a gestante antes, durante e após o nascimento. Leia este artigo informativo sobre exercícios respiratórios com cuidado.
Aprenda exercícios respiratórios antes do parto
Os níveis sanguíneos e as alterações hormonais podem causar desconforto às gestantes durante a gravidez. As gestantes que recorrem a métodos como exercícios respiratórios podem obter resultados positivos. Fazer exercícios respiratórios durante a gravidez também pode relaxar as mulheres durante e após o parto.
Respiração diafragmática
É possível usar exercícios respiratórios durante a gravidez para reduzir o estresse e aumentar a ligação com seu bebê, bem como durante o trabalho de parto e pós-parto. Conforme o trabalho de parto se aproxima, as flutuações espirituais, mentais e físicas sentidas podem continuar a aumentar. Alguém cuja mente está predisposta a respirar e focar pode lidar mais facilmente com essas flutuações durante o processo natural de nascimento. Uma mulher grávida que tem o hábito de aprofundar a respiração pode combater melhor a fadiga durante o trabalho de parto, como se estivesse tomando um analgésico natural. Se você fortalecer o músculo diafragma e aumentar a capacidade respiratória praticando exercícios respiratórios durante a gravidez, será ainda mais fácil respirar profundamente para combater as flutuações.
Como respirar corretamente no trabalho de parto?
Uma das técnicas de respiração mais comumente usadas durante o trabalho ativo é o ‘fio dourado’. Nesta técnica, você inspira pelo nariz e expira lentamente e prolongadamente através do espaço entre os lábios, que é do tamanho de uma agulha. No período entre os surtos, pode ser mais útil retornar a um ritmo normal de respiração para evitar se sentir cansado. No final do primeiro estágio do trabalho de parto, quando as flutuações são mais intensas, a respiração profunda torna-se difícil e mais curta, as respirações de staccato são apropriadas para lidar com o reflexo de empurrar. Quando o colo do útero está totalmente dilatado e é hora de empurrar (o segundo estágio do trabalho de parto)o médico que assiste ao parto fornece orientação. O processo começa com o queixo apoiado no esterno com o queixo na frente, com 2 ou 3 respirações de descanso entre elas.
Relaxamento após o parto
Respirações profundas e exercícios de respiração ‘fio dourado’ também são praticados no período pós-parto. Além da euforia e felicidade de ter um novo membro na família, esses exercícios respiratórios podem atuar como analgésicos para superar a mudança repentina nos hormônios, dor e dificuldades devido à amamentação. Exercícios de relaxamento profundo também são uma grande contribuição para refrescar o corpo que está cansado devido à falta de sono.