O que você precisa saber sobre dores de cabeça
O que você precisa saber sobre dores de cabeça A dor de cabeça, que é dividida em dois grupos, é realmente um sintoma, não uma doença. Os tipos de dor de cabeça variam de acordo com as várias doenças.
Causas de dor de cabeça
Muitos de nós ignoram alguns problemas de saúde. Dor de cabeça é um deles… “É uma simples dor de cabeça”, dizemos. Na verdade, uma dor de cabeça não é uma doença em si, mas apenas um sintoma. Por esta razão, os médicos se preocupam com a dor de cabeça e determinam o tratamento certo definindo-o bem. As dores de cabeça são categorizadas em dois grupos principais: primário, primário e funcional e secundário, secundário e sintomático. Enquanto todos os tipos de tensão, enxaqueca, neurálgicos e cluster estão no grupo primário, o grupo secundário inclui dores de cabeça que ocorrem como um sintoma de outras doenças. Por exemplo, tumores cerebrais benignos ou malignos, hidrocefalia, meningite, hipertensão, traumatismo craniano… Cada tipo de dor de cabeça tem suas próprias características.
Dor de cabeça tensional
As dores de cabeça que podem durar dias, semanas, meses ou mesmo anos e que seguem um curso flutuante e aumentam em direção à noite são sugestivas de dores de cabeça do tipo tensão.
Enxaqueca
As dores de cabeça que vêm em apreensões, podem ser acompanhadas pela náusea e pelo vômito, podem cobrir a metade ou toda a cabeça, podem ser muito infrequentes, ou podem ocorrer diversas vezes uma semana, e podem ter os sintomas precursores chamados ‘aura’ no começo, podem ser acompanhadas pela náusea e pelo vômito, e pode cobrir metade ou toda a cabeça, são sugestivos de enxaqueca.
Cefaleia de cluster
Ocorre principalmente nas estações de primavera e outono do ano, pode durar 30-45 dias, é muito grave, geralmente dor unilateral. Este tipo deve ser suspeitado se estes sintomas são acompanhados por rasgar e se a dor o acorda na manhã. Tratamento-
Dor de cabeça resistente do tipo cluster pode se beneficiar da aplicação de oxigênio, embora limitada.
O que você precisa saber :Dor de cabeça do tipo neurálgico
Na dor neurálgica, a pessoa descreve a dor como um choque elétrico súbito ou uma sensação de ardor. Pode desenvolver-se devido a várias razões, como aumento da sensibilidade das terminações nervosas, exposição ao frio, distúrbios circulatórios, efeitos de cafeína e nicotina e aumento de substâncias neurotransmissoras excitatórias no sistema nervoso central. Entre estes, a causa mais comum é conhecida como exposição ao frio.
Cuidado com a dor em certas partes da cabeça!
Os tipos de dor de cabeça não se limitam a estes. Há também dores de cabeça secundárias ou sintomáticas. Em particular, náuseas e vômitos podem ser adicionados à dor que começa gradualmente, aumenta a cada dia e ocorre em uma determinada área da cabeça sem mudar de local. Neste caso, a possibilidade de uma massa intracraniana deve ser considerada. Além disso, se a dor de cabeça for acompanhada por febre e infecção, doenças inflamatórias do cérebro como meningite e encefalite devem ser investigadas. Se a dor de cabeça é precedida por trauma na cabeça, isso também deve ser levado em consideração.
Enxaqueca e dores de cabeça tensionais na vanguarda
Os tipos de cefaleia mais comuns são as dores de cabeça de tensão e enxaqueca… Quase todas as pessoas experimentam dores de cabeça do tipo tensão em algum momento de suas vidas. Este tipo de dor é causado principalmente pela contração dos músculos da cabeça e pescoço devido ao estresse. A contração leva a uma diminuição do fluxo sanguíneo no tecido, o que por sua vez leva ao acúmulo de substâncias dolorosas, criando um círculo vicioso. Enxaquecas afetam 30-35 por cento das mulheres e 20-25 por cento dos homens. A enxaqueca, que é um distúrbio hereditário e recorrente, é causada por efeitos neuroquímicos no cérebro e mudanças no diâmetro dos vasos cerebrais.
O que você precisa saber :Desencadeadores de dor de cabeça
As dores de cabeça funcionais são causadas principalmente pelo estresse ou sobrecarga sensorial. Portanto, quando esticamos os olhos no computador, expõe-los a luzes brilhantes, o sol, ou estão em ambientes ruidosos, desencadeamos uma dor de cabeça. Além disso, inalar odores como produtos químicos e perfumes, estar exposto a frio ou calor extremos, ar condicionado ou correntes de ar causam dores de cabeça inevitáveis durante o dia. Os que sofrem de enxaqueca devem evitar alimentos que desencadeiam a dor. Em particular, alimentos picantes contendo tiramina, sódio
Deve-se evitar o benzoato e glutamato monossódico, alguns tipos de queijo, alimentos enlatados, alimentos prontos para consumo com aditivos, chocolate, marisco e bebidas fermentadas. Portanto, é possível evitar dores de cabeça na medida em que podemos evitar todos esses fatores. Uma vez que a causa de cada sintoma, i.e. dor secundária é diferente, prestar atenção às regras gerais de saúde e princípios higiênicos é benéfico em termos de prevenção das doenças que causam dor.