O que você deve fazer se seu filho tiver um ataque de terrores noturnos?
O que você deve fazer se seu filho tiver um ataque de terrores noturnos? Os terrores noturnos são um dos exemplos de sono anormal no grupo de distúrbios do sono definidos como “parasomnia”.
O que você deve fazer se seu filho :O que é terrorismo noturno?
Os terrores noturnos em crianças geralmente ocorrem entre as idades de 5 a 7 anos. Enquanto a incidência nesta faixa etária é de 1-6 por cento, ela diminui durante a adolescência. Terrores noturnos também podem ser observados na idade adulta. Os terrores noturnos vistos na idade adulta geralmente têm um início na infância e a taxa de incidência diminui para 1%. Ocorre devido a causas genéticas, neurológicas (como imaturidade do sistema nervoso central) e psicológicas. Os terrores noturnos nem sempre devem estar associados a causas psicológicas (p. ex., experimentar um evento ruim). No entanto, pode ser visto com mais frequência em crianças com características de temperamento ansioso, aumento da sensibilidade após um evento traumático e intensa ansiedade de separação. De acordo com estudos, os terrores noturnos que ocorrem na idade adulta e não na infância são considerados mais relacionados a fatores psicológicos. Em um ataque típico, a criança senta-se na cama muito assustada e de repente grita, depois faz pequenos sons gemendo e mostra sintomas como medo marcado, palpitações, respiração rápida, transpiração. Ele/ela pode tirar a roupa dele/dela, pode gesticular de forma diferente e pode sair da cama e do quarto por medo, embora isso não seja comum. Os ataques ocorrem de forma recorrente, geralmente nos primeiros 1/3 do sono. Duram aproximadamente 20 segundos a 5 minutos. Dentro de 15 minutos, o mais tardar, a criança se acomoda e adormece espontaneamente sem estar totalmente acordada. A criança não está relacionada com o ambiente durante e após o ataque e não se lembra do ataque quando ele/ ela acorda de manhã. Os ataques, que geralmente ocorrem uma vez por noite, podem ser acompanhados de conversas, suspiros e gemidos durante o sono.
O que os pais devem fazer durante um ataque de terrores noturnos?
Os pais devem antes de tudo estar calmos, saber que essa situação não levará a uma doença grave, ter em mente que a criança não se lembrará do processo de ataque no dia seguinte, pensar que a causa é definitivamente psicológica e evitar conversas e abordagens que causarão ansiedade na criança. A segurança do quarto da criança deve ser assegurada e a criança deve ser mantida de uma maneira que evite a automutilação durante o ataque. Nos casos que não melhoram e persistem por mais de 2-3 meses, recomenda-se consultar um especialista em psiquiatria pediátrica ou neurologia pediátrica.
O que você deve fazer se seu filho :Tratamento da doença dos terrores noturnos
Embora os achados de EEG sejam geralmente normais, a epilepsia e as doenças orgânicas do sistema nervoso central devem ser diferencialmente diagnosticadas com uma avaliação clínica detalhada e a avaliação do EEG deve ser solicitada. Com o esclarecimento do diagnóstico de terrores noturnos e abordagens adequadas de tratamento, a medicação é frequentemente usada.