O que é a Síndrome de Pica e como ela é tratada?
O que é a Síndrome de Pica e como ela é tratada? Neste artigo, você pode ler sobre as causas, sintomas e tratamento da síndrome da pica, que é encontrada em algumas crianças.
O que é a Síndrome de Pica?
Comer barro, terra, cal ou vidro… Seu filho come essas substâncias? É popularmente interpretado como “há falta de nutrientes no corpo” ou “ele tem problemas psicológicos”. No entanto, isso pode não ser o caso. A chamada síndrome da pica (o hábito de comer objetos estranhos) é às vezes causada por uma deficiência de vitamina no corpo, às vezes por problemas psicológicos. No entanto, as queixas neurológicas também estão entre as causas da síndrome da pica. O que é a Síndrome de Pica e como ela é tratada?
Sintomas da síndrome de Pica
• A dor abdominal é um dos sintomas mais comuns e frequentes da síndrome da pica. • Sangue nas fezes do que a criança comeu. • Constipação e diarreia. A prisão de ventre e a diarreia podem ser acompanhadas por
problemas intestinais, como bloqueios ou danos. • Infecções frequentes causadas por substâncias ingeridas também são um sintoma da
síndrome da pica. Pica é o hábito de comer itens não alimentares por mais de um mês. Essas substâncias inadequadas são incompatíveis com o nível de desenvolvimento da pessoa. Para ser diagnosticada com pica, as substâncias inadequadas ingeridas também devem ser culturalmente não suportadas. Por exemplo, algumas comunidades na África e nas Américas têm o hábito de fazer as mulheres grávidas tomarem refrigerante para reduzir os enjoos matinais. As famílias podem transmitir esses hábitos aos seus filhos por meio de comportamentos e a criança pode tomar os pais como modelo. Nesse caso, esse hábito não é chamado de pica.
O que causa a síndrome de Pica?
A criança deve ter pelo menos 2 anos de idade para ser diagnosticada com pica. Isso ocorre porque as crianças pequenas podem exibir o comportamento de jogar substâncias inadequadas na boca
e tentando comê-los. A pica pode ser vista em crianças em casos como separação dos pais, abuso infantil, distúrbios de comunicação entre pais e filhos e negligência familiar. A causa exata da síndrome da pica é desconhecida; no entanto, a pica é frequentemente vista devido a distúrbios psicossociais do desenvolvimento e às vezes devido a certas deficiências nutricionais. Embora tenha sido relatado que a síndrome da pica pode ser vista em deficiências nutricionais, como ferro, cálcio, zinco, vitamina B1, vitamina B6, a causa não foi explicada. Por exemplo, na anemia ferropriva observada em pessoas que comem solo, não está claro se o paciente come solo devido à deficiência de ferro ou se a deficiência de ferro ocorre devido ao solo que eles comem. Ao mesmo tempo, também não é certo que o comprometimento no sistema dopaminérgico cause a relação entre a deficiência de ferro e pica.
Tratamento da síndrome de Pica
O seguimento de uma criança com síndrome da pica depende da causa subjacente. Primeiro de tudo, a criança deve ser levada a um médico para um exame sistêmico completo. As deficiências nutricionais devem ser investigadas e o desenvolvimento psicossocial e neurológico da criança deve ser avaliado. Nesta fase, se necessário, a criança pode ser encaminhada para neurologia pediátrica e psiquiatria infantil. A família e o médico também devem estar cientes de situações que podem levar a depressão ou agressão grave, como abuso infantil. O que é a Síndrome de Pica e como ela é tratada?
Quais problemas principais podem causar a síndrome de Pica?
Se a síndrome de Pica for negligenciada, podem ocorrer os seguintes problemas principais:
• Atraso no desenvolvimento, • Danos graves aos intestinos devido a substâncias duras ingeridas, • Acúmulo de chumbo no corpo.