O aumento renal em bebês pode ser detectado no útero
O aumento renal em bebês pode ser detectado no útero Embora o problema do aumento renal em bebês não progrida ou desapareça espontaneamente, alguns deles podem progredir e causar condições graves.
O que causa aumento renal?
Existem muitas doenças que poderiam causar sérios problemas de saúde no passado, mas hoje, com os avanços da medicina, elas podem ser diagnosticadas precocemente. Algumas condições podem até ser diagnosticadas enquanto ainda estão no útero. Uma dessas condições é a hidronefrose, conhecida clinicamente como “aumento renal”, que geralmente é detectada quando o bebê ainda está no útero. Embora a maioria dos problemas de aumento renal não progrida ou desapareça espontaneamente, alguns deles podem progredir e causar condições graves. Todas as estruturas do rim podem ser examinadas no útero após a 20ª semana. Se o aumento renal for detectado, é muito importante que o bebê seja acompanhado por urologia pediátrica após o nascimento. Desta forma, o desenvolvimento de problemas potencialmente fatais, como a perda da função renal que pode ocorrer no futuro, pode ser prevenido. O aumento renal em
Sintomas de aumento do rim
Enquanto a maioria dos aumentos renais é detectada no útero, alguns deles são detectados após investigações que seguem alguns sintomas que se desenvolvem após o nascimento e durante a infância. É vital consultar um médico imediatamente em caso dos seguintes sintomas. Recém-nascidos e primeiros anos;
• Inquietação, • Fogo, • Falta de nutrição adequada, • Chorar não se encaixa por nenhuma razão, • Choro durante a micção, urina com mau cheiro, sangue na urina são observados.
Muitas causas por trás da hidronefrose
O aumento renal pode ser causado por muitos fatores. O problema de vazamento de urina
da bexiga para os rins, chamado refluxo vesicoureteral, pode causar aumento dos rins. Além disso, a estenose em qualquer parte do ducto que transporta urina do rim para a bexiga ou a estenose na saída da bexiga também pode causar aumento dos rins.
O aumento renal durante a gravidez não deve ser negligenciado
A “hidronefrose” é definida como o aumento do rim e uma diminuição na sua função como resultado de qualquer motivo da saída do rim para a saída da bexiga, como obstrução, refluxo da urina ou dinâmica da bexiga prejudicada. Enquanto a maioria dos aumentos renais detectados no útero não progridem ou desaparecem espontaneamente, alguns podem progredir e danificar o rim. Quando o aumento renal é acompanhado por infecções febris do trato urinário, o rim é mais facilmente danificado e, como resultado, pode ocorrer perda grave da função renal. Além disso, infecções renais frequentes podem causar retardo de crescimento e desenvolvimento no bebê e problemas como pressão alta no futuro.
O diagnóstico precoce é vital
O diagnóstico precoce e o tratamento do aumento renal são vitais. Portanto, é muito importante acompanhar o bebê no primeiro ano após o nascimento. Os rins do bebê devem ser examinados com ultra-som urinário no terceiro dia após o nascimento. Em seguida, os exames de ultra-som urinário são continuados aos 1, 3, 6 e 12 meses. Exames adicionais são planejados, se necessário, de acordo com os achados de ultra-som. O aumento renal em
Geralmente, a cirurgia não é necessária
O ultra-som, que é o teste mais comumente usado hoje em dia, é um teste livre de radiação que não prejudica a criança. Se necessário, métodos como cistografia e cintilografia renal com diuréticos também são usados. A maioria dos rins aumentados em crianças regride espontaneamente, muito poucos requerem cirurgia. Enquanto os rins não estiverem em perigo, o acompanhamento próximo do bebê é suficiente, caso em que não há necessidade de cirurgia. Pelo contrário, se o rim estiver em perigo, os procedimentos cirúrgicos são usados para a causa subjacente. Hoje, os métodos cirúrgicos podem alcançar altas taxas de sucesso e a criança pode continuar sua/ sua vida de uma forma saudável.