Não entre em pânico imediatamente sobre a puberdade precoce
Alguns pais que veem mudanças em seus filhos adolescentes vão imediatamente às policlínicas de endocrinologia por medo da puberdade precoce.
Não se deixe intimidar pela puberdade precoce
Quando a puberdade começa a se aproximar, algumas mudanças são observadas em crianças. Alguns pais, que têm medo das mudanças psicológicas em seus filhos e são afetados pelas mudanças físicas em seus filhos, rapidamente vão para as policlínicas de endocrinologia pediátrica por medo da puberdade precoce. No entanto, apenas uma pequena proporção de crianças que se candidatam a esses ambulatórios requer tratamento. Outro ponto importante é que a idade média da menstruação em nosso país não mudou nos últimos 40 anos e o limite inferior para a idade da puberdade é de 8 anos para as meninas e 9 anos para os meninos.
O que é puberdade precoce?
É importante entender os sintomas da puberdade e suas definições de acordo com as faixas etárias. Assim, o desenvolvimento do peito e crescimento de cabelo na área genital ou axilas antes dos 8 anos em meninas, aumento do volume testicular e crescimento de pelos na área genital ou axilas antes dos 9 anos nos meninos são definidos como ‘puberdade precoce’. ‘Puberdade precoce’ é definido como o início dos sintomas da puberdade na idade de 9-10,5 em meninos e 8-9 nas meninas, enquanto a menstruação antes dos 10 anos é definida como menstruação precoce.
A obesidade é um fator importante no início da puberdade
A puberdade precoce, que é 10 vezes mais comum em meninas do que em meninos, se desenvolve devido a diferentes fatores como raça, genética, fatores geográficos, dieta, obesidade e disruptores endócrinos ambientais. Alguns tumores cerebrais benignos, que são menos comuns em meninas e mais comuns em meninos, também podem causar puberdade precoce. Sabe-se que a idade menstrual média de 12,5 anos não mudou em nosso país nos últimos 40 anos. No entanto, o crescimento do cabelo na área genital ou axilas ou uma ligeira mudança precoce no desenvolvimento da mama é observado. Nos últimos anos, podemos dizer que o fator mais importante para os sintomas da puberdade se tornarem aparentes em uma idade precoce é o aumento da obesidade infantil. Além disso, dietas não saudáveis e exposição a alimentos adicionados de hormônios e outros disruptores endócrinos estão entre esses fatores.
Quais são os objetivos no tratamento da puberdade precoce?
Em crianças com puberdade precoce, a maturação óssea precoce e rápida leva ao fechamento prematuro das placas de crescimento, resultando em uma altura final curta, e o tratamento visa evitar isso. Além disso, a prevenção de problemas psicossociais e comportamentais também está entre os objetivos do tratamento. Uma das questões que as famílias mais têm curiosidade é se o ganho de altura será alcançado parando a puberdade. Quando o tratamento da puberdade precoce é iniciado antes dos 8 anos para as meninas e antes dos 9 anos para os meninos, um ganho na altura adulta é alcançado. Nesses casos, o ganho total de altura pode variar entre 4-10 cm. Na puberdade precoce, ou seja, a puberdade que começa entre as idades de 8 e 9 nas meninas, o tratamento é aplicado apenas para benefícios psicossociais e retardando a idade da menstruação. Os principais fatores que determinam a altura final em crianças tratadas incluem o curto período entre o início da puberdade e o início do tratamento, a idade jovem no início do tratamento, a altura no início do tratamento e o alvo de altura genética.
Como é tratada a puberdade precoce?
O tratamento é iniciado em crianças que são diagnosticadas após os exames. Estas crianças são administradas formas sintéticas de ação prolongada do hormônio liberador de gonadotrofina, que inicia a puberdade e é secretada do cérebro, na forma de injeções em intervalos regulares. Como é geralmente bem tolerado, não há efeitos colaterais comuns e graves. Além disso, o tratamento não tem efeitos adversos sobre o peso corporal ou densidade mineral óssea. É importante monitorar o progresso dos achados de puberdade, altura e peso em intervalos de 3 meses no primeiro ano de tratamento e em intervalos de 3 a 6 meses nos anos seguintes. Durante este período, quando o crescimento rápido e a progressão rápida da idade óssea abrandam, os sinais de puberdade, como aumento da mama ou dos testículos, devem parar ou começar a regredir.
Após o tratamento para a puberdade precoce
Após a descontinuação do tratamento, não há problemas com a menstruação ou função reprodutiva. Nas meninas, o sistema hormonal é reativado dentro de 6 meses após a descontinuação do tratamento e a primeira menstruação ocorre após uma média de 16 meses. Ciclos menstruais regulares são observados na maioria dos tratados. Nos homens, os níveis hormonais aumentam aproximadamente 6 meses após o tratamento parou e a produção de esperma começa após uma média de 2 anos.
Critérios para a decisão de tratar a puberdade precoce
• Início dos sintomas da puberdade antes dos 8 anos de idade em meninas e 9 nos
meninos, • Rápida progressão dos sintomas da puberdade e desenvolvimento físico, • Idade óssea avançada e rápida progressão da idade óssea, • Altura adulta prevista que cai abaixo do alvo genético da altura, • Determinação do risco de menstruação precoce em meninas por medidas de ultra-
som e valores hormonais ou menstruação precoce (antes dos 10 anos), • Problemas psicossociais e comportamentais.