Meça o seu vício em fumar
Meça o seu vício em fumar Ao medir o vício em fumar com este teste, você pode começar imediatamente a dar os primeiros passos para parar de fumar.
A mudança depois de parar de fumar
Meça o seu vício em fumar (adicione os pontos opostos às respostas)
1. Quanto tempo depois de acordar você fuma seu primeiro cigarro do dia? a. Nos primeiros 5 minutos (3 pontos) b. Dentro de 6-30 minutos (2 pontos) c. Dentro de 31- 60 minutos (1 ponto) Após 1 hora (0 pontos)
2. Você acha difícil não fumar em lugares onde é proibido fumar? a. Sim (1 ponto) b. Não (0 pontos)
3. Qual cigarro do dia é mais difícil para você desistir? a. Primeiro cigarro fumado pela manhã (1 ponto) b. Cigarros fumados em outros momentos (0 pontos)
4. Quantos cigarros fuma por dia? a. 31 e mais (3 pontos) b. 21-30 peças (2 pontos) c. 11-20 peças (1 ponto) . 10 e menos (0 pontos)
5. Você fuma mais de manhã do que em outros momentos do dia? a. Sim (1 ponto) b. Não (0 pontos)
6. Você fuma mesmo quando está doente o suficiente para ficar na cama? a. Sim (1 ponto) b. Não (0 pontos)
Nível de dependência: 0-2 : Muito baixo 3-4 : Baixo 5 : Médio 6-7 : Alto 8-10 : Muito alto
Dê a si mesmo uma chance de parar de fumar e seu médico irá apoiá-lo. Há 18 milhões de fumantes em nosso país. Metade deles diz que quer parar de fumar o mais rápido possível. Especialmente nos países desenvolvidos, o encolhimento de áreas de fumo e maior consciência dos danos causados pelo tabagismo aumentam o desejo e sucesso de parar de fumar.
De acordo com a pesquisa
Os métodos de curto prazo ou pontuais não são bem sucedidos no tratamento do vício em fumar. Programas de tratamento que combinam tratamento físico e comportamental têm demonstrado ser bem sucedidos no tratamento do vício em fumar. O Centro de Tratamento da Dependência do Tabagismo Acibadem adotou essa abordagem. Ambos os fatores de dependência física e comportamental são abordados em conjunto e soluções individualizadas são desenvolvidas. Assim, torna-se mais fácil combater o vício fisiológico causado pela nicotina por um lado e os vícios comportamentais causados pelos hábitos e ambiente social por outro. Na primeira entrevista, o nível de dependência, situações que causam desejos por fumar, desejo de parar e estado geral de saúde são avaliados e soluções comportamentais são produzidas. Para a dependência fisiológica, são aplicados tratamentos de drogas e adesivos reconhecidos internacionalmente. Nas entrevistas de acompanhamento, são ensinadas formas de superar as dificuldades encontradas durante o período de cessação do tabagismo e não voltar a fumar. Quando você parar de fumar…
No minuto 20:
• Pulso, pressão arterial, temperatura corporal de volta ao normal.
Às 24 horas, à hora:
O gás monóxido de carbono diminui rapidamente no sangue.
2 semanas-3 meses mais tarde;
• Sua capacidade de esforço aumenta. • A tosse diminui e desaparece dentro de 3 meses. • A quantidade de escarro é reduzida pela metade em 2 semanas. • Sua respiração fica mais fácil. • Seu olfato e paladar melhoram.
• O seu sistema imunitário começa a fortalecer-se. • Você começa a se sentir mais resistente e mais forte. • Manchas amarelas nos dentes e dedos desaparecem.
No ano 1;
• Seu risco de ter um ataque cardíaco começa a diminuir desde os primeiros dias, até o final de 1 ano o risco é reduzido em 50%. • O risco de hemorragia cerebral e doença vascular nas pernas é reduzido em 30-50%. • O desenvolvimento de doenças pulmonares, como bronquite crônica e enfisema
(DPOC), que podem levar à insuficiência respiratória, é prevenido. A função respiratória melhora nos últimos anos.
No ano 5
• O risco de câncer da boca, laringe, esôfago e bexiga é reduzido pela metade.
No décimo ano
• Dentro de 5-10 anos, o risco de acidente vascular cerebral será o mesmo que o deuma pessoa que nunca fumou. • O risco de câncer de pulmão, câncer da boca, laringe, esôfago, bexiga, rim epâncreas é reduzido.
No 15º ano
• O risco de doença arterial coronariana e ataque cardíaco é o mesmo que para uma pessoa que nunca fumou.