Laparoscopia O que é laparoscopia?
Laparoscopia O que é laparoscopia? A laparoscopia é um procedimento cirúrgico de diagnóstico utilizado para examinar os órgãos abdominais durante o diagnóstico ou tratamento de várias doenças. A laparoscopia, também popularmente conhecida como cirurgia fechada, é um método cirúrgico realizado com uma câmera e instrumentos cirúrgicos, entrando no abdômen através de pequenas incisões. Durante a laparoscopia, um instrumento chamado laparoscópio é usado para examinar os órgãos do abdômen. O laparoscópio é um tubo longo e fino com uma luz de alta intensidade e uma câmera de alta resolução na frente dele. O instrumento é inserido no abdômen através de uma incisão na parede abdominal. Conforme a câmera avança, ela envia imagens para um monitor de vídeo, permitindo que o médico veja dentro do corpo em tempo real sem cirurgia aberta. Também é possível fazer uma biopsia durante este procedimento, se necessário.
Por que a laparoscopia é realizada?
Em muitos casos, problemas abdominais também podem ser diagnosticados com técnicas de imagem como ultra-som, que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do corpo, tomografia computadorizada, que utiliza tipos especiais de raios X e exames de ressonância magnética, que usam ímãs e ondas de rádio. A laparoscopia pode ser realizada quando esses testes não fornecem informações suficientes ou insights para o diagnóstico. O procedimento também pode ser usado para fazer uma biopsia ou amostra de tecido de um órgão específico no abdômen. O médico pode recomendar laparoscopia para examinar e realizar procedimentos em órgãos de um indivíduo, como apendicite, vesícula biliar, fígado, pâncreas, intestino delgado e grosso, baço, estômago ou órgãos pélvicos ou reprodutivos. Ao observar essas áreas com o laparoscópio, o médico pode determinar a presença de uma massa abdominal ou tumor, o grau de progressão de um câncer, a presença de líquido na cavidade abdominal, doença hepática e a eficácia de certos tratamentos. Uma das razões pelas quais a laparoscopia é preferida é que ela permite que os médicos intervenham para tratar a condição de um indivíduo imediatamente após o diagnóstico. Os riscos associados à cirurgia laparoscópica incluem sangramento, infecção e danos aos órgãos abdominais, que também podem ocorrer com outros tipos de cirurgia. No entanto, estes são eventos raros.
Como se preparar para a laparoscopia?
O indivíduo deve informar o médico de qualquer prescrição ou medicação over-the-counter que estão tomando. O médico informará ao indivíduo quais medicamentos tomar e como tomá-los antes e depois do procedimento. O médico pode alterar a dose de qualquer medicamento que possa afetar o resultado da laparoscopia, como anticoagulantes ou outros medicamentos que afetam a coagulação do sangue, quaisquer suplementos dietéticos ou à base de plantas e vitamina K. As pessoas que estão grávidas ou pensam que podem estar grávidas também devem informar seu médico. Isso reduzirá o risco de danos ao feto em desenvolvimento. Antes da laparoscopia, o médico pode solicitar exames de sangue, urinálise, eletrocardiograma e radiografia de tórax, além de também exigir exames de imagem, incluindo ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses testes podem ajudar o médico a entender melhor a anormalidade que está sendo examinada durante a laparoscopia. Os resultados também fornecem ao médico um guia visual para o interior do abdômen do indivíduo e aumentam a eficácia da laparoscopia. O médico provavelmente aconselhará o indivíduo a evitar comer e beber por pelo menos oito horas antes da laparoscopia. Por outro lado, a laparoscopia é comumente realizada com anestesia geral, o que pode deixar o indivíduo sonolento.
Como é realizada a laparoscopia?
A anestesia geral é comumente dada para este tipo de cirurgia. Isto significa que o indivíduo estará dormindo durante todo o procedimento e não sentirá nenhuma dor. Durante a anestesia geral, uma linha intravenosa é inserida em uma das veias do indivíduo. Através desta linha intravenosa, o anestesiologista pode dar aos medicamentos especiais individuais e fornecer a hidratação necessária com líquidos. Durante a laparoscopia, o cirurgião faz uma incisão abaixo do umbigo e depois insere um pequeno tubo chamado cânula nesta incisão. A cânula é usada para inflar o abdômen do indivíduo com gás dióxido de carbono. Este gás permite que o médico veja seus órgãos abdominais mais claramente. Depois que o abdômen é inflado com gás dióxido de carbono, o cirurgião insere o laparoscópio através da incisão através dos canais chamados trocares. Uma câmera no final do laparoscópio exibe as imagens em uma tela, permitindo uma visão em tempo real dos órgãos do indivíduo.O número e tamanho das incisões feitas durante a laparoscopia pode variar dependendo de quais doenças específicas o cirurgião está tentando confirmar ou descartar. Uma a quatro incisões são comumente feitas, cada um com 1 a 2 centímetros de comprimento. Essas incisões possibilitam a inserção de outros instrumentos na cavidade abdominal, como outro instrumento cirúrgico que o cirurgião precisa usar para realizar uma biopsia. Após a conclusão dos procedimentos de laparoscopia, os instrumentos são removidos. As incisões são então fechadas com suturas. Em alguns casos, as ataduras podem ser colocadas sobre as incisões.
Quanto tempo leva para as incisões da laparoscopia cicatrizarem?
Geralmente dentro de uma semana após a laparoscopia, o indivíduo pode retomar todas as atividades normais. Uma consulta de acompanhamento com o médico deve ser feita aproximadamente duas semanas após a laparoscopia. O tempo de alta varia dependendo da condição física geral do indivíduo, do tipo de anestesia usada durante o procedimento e da resposta do corpo do indivíduo à cirurgia. Nos dias seguintes à laparoscopia, o indivíduo pode sentir dor moderada nos locais de incisão. Qualquer dor ou desconforto deve desaparecer dentro de alguns dias. O médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor. O indivíduo pode tomar várias etapas para tornar o processo de recuperação mais suave. Estes incluem iniciar atividades leves o mais rápido possível e usar roupas soltas para reduzir o risco de coágulos sanguíneos.