Intolerância à lactose em bebês O que é intolerância à lactose em bebês?
Intolerância à lactose em bebês O que é intolerância à lactose em bebês? A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos, como sorvetes e queijos macios. A lactose é encontrada não só no leite de vaca ou cabra, mas também no leite materno. A intolerância à lactose é uma doença que ocorre em pessoas que não conseguem digerir o açúcar nesses alimentos. As pessoas com intolerância à lactose não conseguem secretar enzima suficiente de lactase. A lactase é a enzima natural sintetizada pelos nossos intestinos para digerir a lactose. Quando a enzima lactase é sub-secretada ou insuficiente, distúrbios ocorrem no sistema digestivo. Isso causa gases, inchaço, cólicas estomacais e diarreia em pessoas com intolerância à lactose. Muitos pais podem confundir os termos intolerância à lactose e alergia ao leite. Embora estas duas condições tenham sintomas semelhantes, elas são completamente diferentes. A alergia ao leite diz respeito ao sistema imunológico, enquanto a intolerância à lactose é um problema digestivo. Para saber se o seu filho tem alergia ao leite ou intolerância à lactose, consulte um médico especialista.
Sintomas Quais são os sintomas da intolerância à lactose em bebês?
Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são:
• Dor abdominal e cãibras • Inchaço • Gás • Diarreia • Náusea • Perda de apetite
Estes sintomas aparecem geralmente dentro de 30 minutos a 2 horas depois de comer ou beber alimentos que contêm lactose. Para verificar se há problemas com a digestão da lactose em crianças, recomenda-se excluir todo o leite e produtos lácteos da dieta da criança por pelo menos 2 semanas e observar os sintomas. Isto é frequentemente difícil de regular nas dietas das crianças, já que muitos alimentos não lácteos também contêm lactose (p. ex., soro de leite). Nesses casos, você deve ler os ingredientes
no rótulo dos alimentos e tomar precauções em conformidade. Se você não puder confiar nessa avaliação, mas achar que seu filho é intolerante à Lactose, recomendamos que consulte o pediatra.
Métodos de diagnóstico Como a intolerância à lactose é diagnosticada em bebês?
O teste mais comum para intolerância à lactose é o teste de respiração com lactose, também conhecido como “teste de respiração com hidrogênio”. Este teste mede os níveis de hidrogênio na respiração depois que uma pessoa recebe uma certa quantidade de lactose. Pessoas com digestão normal da lactose têm baixos níveis de hidrogênio em sua respiração. No entanto, em pessoas com digestão prejudicada da lactose nos intestinos, ao contrário, os níveis de hidrogênio na respiração são elevados.
Métodos de tratamento Como tratar a intolerância à lactose em bebês?
Dependendo do resultado do teste, o médico pode encaminhá-lo para um gastroenterologista pediátrico. O gastroenterologista pode medir lactase e outras enzimas de uma amostra de intestino delgado tomada por endoscopia. Este procedimento permite que amostras de tecido sejam coletadas para visualizar o interior do intestino. Existem muitas opções alimentares para crianças com intolerância à lactose. Inicialmente, as famílias podem ter dificuldades com compras de supermercado e práticas alimentares. No entanto, a vida de famílias com crianças intolerantes à lactose torna-se mais fácil com o apoio de um pediatra e nutricionista. As famílias podem facilmente continuar suas vidas diárias.