Hemorragia cerebral O que é uma hemorragia cerebral?
Uma hemorragia cerebral está sangrando dentro do crânio, no tecido cerebral, nas cavidades cerebrais e na superfície do cérebro. Pode causar incapacidade grave e morte. Aproximadamente 1 milhão de pessoas têm uma hemorragia cerebral a cada ano. As causas mais comuns de hemorragia cerebral são hipertensão, distúrbios vasculares congênitos do cérebro, aneurisma e malformação arteriovenosa (MAV – um tipo de distúrbio estrutural dos vasos sanguíneos), tumores cerebrais, diluidores sanguíneos, trauma na cabeça, anfetamina e uso de cocaína.
Sintomas de hemorragia cerebral Quais são os sintomas de uma hemorragia cerebral?
Os sintomas de uma hemorragia cerebral podem ser diferentes para cada pessoa. Eles dependem da localização do sangramento no cérebro, sua gravidade e a quantidade de tecido afetado. Os sintomas podem se desenvolver repentinamente ou ao longo do tempo. Podem piorar gradualmente ou aparecer de repente. Sintomas comuns de hemorragia cerebral:
• Leve confusão, consciência prejudicada que vai de tontura para coma • Dor de cabeça intensa • Náusea • Vômito • Tontura • Ataque epiléptico • Comprometimento da função cerebral dependendo da área do cérebro afetada pelo
sangramento Nem sempre é possível reconhecer uma hemorragia cerebral com antecedência. Dependendo da área do cérebro afetada pela hemorragia, pode haver fala arrastada, convulsões nos membros, perda de consciência, dormência ou perda de força no lado direito ou esquerdo, ou paralisia.
Por que uma hemorragia cerebral acontece?
As doenças e causas comuns que aumentam o risco de hemorragia cerebral são:
Pressão arterial alta
A hipertensão arterial crônica, a causa mais comum de hemorragia cerebral, pode
enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos e causar sangramento.
Aneurisma
É quando uma área fraca de um vaso sanguíneo incha devido à pressão arterial e forma uma bolha. Alguns aneurismas podem causar sintomas como pálpebras caídas e defeitos visuais antes de estourarem devido às áreas sensíveis em sua vizinhança. Quando os aneurismas se rompem, ocorre uma hemorragia cerebral.
Traumatismo craniano
É especialmente comum após acidentes de trânsito e cai de uma altura e golpes na cabeça.
Anomalias dos vasos sanguíneos (malformações arteriovenosas -AVMs)
Refere-se a certas fraquezas congênitas e conexões nos vasos sanguíneos dentro e ao redor do cérebro, que podem causar sangramento.
Angiopatia amiloide
É uma anormalidade das paredes dos vasos sanguíneos, às vezes causada pelo envelhecimento e pressão arterial elevada. Pode causar hemorragia muito pequena e imperceptível antes de uma hemorragia grave.
Distúrbios hemorrágicos
Alguns distúrbios de coagulação, como a hemofilia, podem impedir que microsangramentos no cérebro parem por conta própria, levando a sangramentos maiores.
Tumores cerebrais
Os tumores no cérebro também podem causar hemorragia cerebral.
Tipos de hemorragia cerebral Quais são os tipos de hemorragia cerebral? Hemorragia subaracnóide
As hemorragias por aneurisma, especialmente no cérebro, são deste tipo e geralmente ocorrem em pessoas relativamente idosas que precisam tomar anticoagulantes devido a uma doença cardíaca. O sintoma mais importante é uma dor de cabeça muito grave e súbita, muitas vezes descrita pelos pacientes como “a mais grave que já experimentei na minha vida”.
Hemorragia subdural
Hemorragias subdurais, especialmente aquelas causadas por trauma na cabeça, ocorrem quando as “veias da ponte” suspensas entre as membranas do cérebro se rompem ou se rompem. Como a pressão nesses vasos é relativamente baixa, os sintomas podem aparecer tão cedo quanto dois minutos ou duas semanas após o evento.
Sangramento epidural
Este tipo de sangramento é tipicamente causado por fraturas dos ossos que formam os lados do crânio, chamado osso temporal, e uma ruptura de uma artéria que corre logo abaixo deste osso. A característica mais proeminente é que, após a perda de consciência, o paciente recupera a consciência por um período e depois a perde novamente. Este período é chamado de intervalo lúcido, ou “período brilhante”.
Como reconhecer uma hemorragia cerebral Como reconhecer uma hemorragia cerebral?
O exame mais valioso na hemorragia cerebral é a tomografia. Uma tomografia computadorizada é a melhor e mais rápida maneira de mostrar sangramento. As tomografias computadorizadas podem ser usadas para distinguir se os sinais e sintomas detectados durante o exame são causados por uma hemorragia ou não, e se houver uma hemorragia, também pode ser usado para determinar seu tipo. As tomografias computadorizadas também podem ser seguidas por angiografia, ressonância magnética e angiografia para determinar a causa subjacente.
Tratamento de hemorragia cerebral Como é tratada a hemorragia cerebral?
A hemorragia cerebral é uma condição que requer intervenção urgente. É necessário prestar atenção aos sintomas e aplicar no serviço de emergência, pois tem um alto risco de morte, pode levar a condições como acidente vascular cerebral e pode causar perda de fala, movimento e visão, dependendo da área do cérebro afetada. As opções de tratamento variam dependendo das características, tipo e tamanho do sangramento e da condição do paciente.
Em alguns pacientes, o seguimento sob observação é mais apropriado, em alguns pacientes, os métodos angiográficos vêm à tona e, em alguns pacientes, os tratamentos cirúrgicos podem ser usados. Além disso, medicamentos para eliminar o edema cerebral e os medicamentos anti- epilepsia também podem ser usados no tratamento.
Processo de recuperação
Dependendo do tamanho da hemorragia cerebral e dos danos que ela causa, podem ocorrer distúrbios da fala, distúrbios respiratórios, fraqueza e coma, enquanto pequenas hemorragias podem curar sem deixar nenhum dano. Pacientes com danos, especialmente após uma hemorragia, precisam de apoio durante o processo de recuperação e, dependendo da área do cérebro danificada, pode levar a deficiências permanentes em várias funções. Nesses casos, o processo de fisioterapia e reabilitação é de grande importância, mas o apoio social ao paciente também deve ser considerado como parte do tratamento.
Após uma hemorragia cerebral
Mantenha a pressão arterial sob controle. É importante saber que tipo de hemorragia cerebral uma pessoa que teve uma hemorragia cerebral já teve antes. Se for um sangramento devido à hipertensão, eles devem tomar seus medicamentos para pressão arterial regularmente, ser verificados com frequência e manter sua pressão arterial sob controle.
A prevenção do traumatismo craniano é importante
Sempre use um cinto de segurança quando viajar em um carro e usar um capacete ao andar de moto ou bicicleta. Não fumar: O fumo é um importante fator de risco para hemorragias cerebrais, pois aumenta a pressão arterial e danifica a estrutura vascular. Além disso, o uso excessivo de álcool tem efeitos semelhantes e representa um risco de hemorragias cerebrais.