Exercícios recomendados para pessoas com diabetes
Exercícios recomendados para pessoas com diabetes O exercício desempenha um papel importante no diabetes, que é uma das principais doenças crônicas. Mas que tipo de exercícios e como eles devem ser feitos? Tudo em nosso artigo…
Doenças onde o exercício é eficaz
O exercício é a medicina natural para um corpo saudável. Um programa de exercícios adequadamente planejado é eficaz no tratamento da resistência à insulina, diabetes tipo 2, dislipidemia (distúrbios lipídicos), câncer, hipertensão, obesidade, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular, insuficiência cardíaca crônica, osteoartrite, fibromialgia, síndrome de fadiga crônica e depressão.
Se você tem diabetes
Na diabetes, o consumo máximo de oxigênio da pessoa deve ser calculado e um plano de exercícios feito de resistência, força, flexibilidade e sua combinação deve ser elaborado de acordo com a duração da doença.
Exercícios de resistência (aeróbicos): De ritmo baixo e prolongados. Por exemplo; caminhar, correr, correr, correr, andar de bicicleta, nadar, dançar em pares. Embora todos tenham o mesmo propósito, eles têm efeitos diferentes dependendo da velocidade e duração. Se fizermos isso e os outros juntos, não devemos descansar por mais de um dia.
Exercícios de força: É feito com pesos livres, ferramentas ou bandas em casa e na academia. O objetivo aqui é prevenir ou até mesmo aumentar a diminuição da massa muscular que idade, inatividade e doença podem trazer. Você precisa ter um cuidado especial para fazer isso.
Exercício de alongamento: É destinado a aumentar a amplitude de movimento que diminui devido à idade e diabetes. Graças a estes, é possível realizar os movimentos de forma mais confortável e tem o efeito de reduzir as lesões que podem ocorrer durante a realização de outros movimentos. Eles devem ser feitos antes de iniciar e após os principais exercícios.
Preste atenção a estes ao fazer o seu plano de exercício!
Os pontos que as pessoas com diabetes devem prestar atenção antes e durante o exercício podem ser listados da seguinte forma: • É necessário consultar um médico antes de começar. • É importante escolher sapatos adequados. • Se houver vermelhidão e acúmulo de líquidos no pé durante o trabalho, um médico deve ser consultado. • Se houver um problema cardíaco, praticar esportes sozinho (sem ninguém por perto) deve ser evitado. • Se houver perda de sensibilidade no pé, esportes como caminhada, ciclismo e natação devem ser preferidos em vez de corrida de baixo ritmo. • As pessoas que tomam insulina e medicamentos para baixar a glicose no sangue devem ter cuidado contra hipoglicemia (suor frio, dor de cabeça, palpitações cardíacas, confusão, fadiga) durante e após o exercício. Ajuda a ter biscoitos de queijo, suco de frutas ou doces disponíveis durante o exercício.
• A glicemia deve ser verificada a cada 30 minutos ao iniciar um novo exercício, exercitar-se por períodos mais longos ou aumentar a intensidade.
• A pessoa com diabetes deve levar um documento indicando seu status. • Beba bastante líquido antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação. • Recomenda-se que a pessoa que usa insulina realize movimentos abdominais e de quadril em vez de movimentos de braço e perna para injeção.
Plano de exercícios para pessoas saudáveis
Homens com menos de 45 anos e mulheres com menos de 55 podem começar a se exercitar em um nível baixo-moderado, se não tiverem doença cardiovascular, pressão alta, diabetes, artrite ou doença pulmonar. O plano de exercícios semanais deve incluir
• Em primeiro lugar, os exercícios de baixo nível devem ser incorporados à vida diária. • Exercício aeróbico moderado por 30 minutos pelo menos 5 dias por semana ou exercício aeróbio sério pelo menos 3 dias por semana. • Pelo menos 2 dias por semana, deve haver 2 séries de exercícios de força (8-10 exercícios diferentes com 8-12 repetições com 50-70% do peso que pode ser levantado uma vez).
• Exercícios de alongamento envolvendo grandes músculos devem ser realizados 2-3 dias por semana.