Encefalite (inflamação do cérebro) O que é encefalite (inflamação do cérebro)? A
encefalite, também conhecida como inflamação cerebral, é uma inflamação aguda do cérebro. Apresenta disfunção neurológica e a causa mais comum é a presença de infecções virais. Quando ocorre encefalite, pode apresentar sintomas simples como febre, dor de cabeça ou nenhum sintoma. Dependendo da parte do cérebro afetada, em algumas pessoas também pode apresentar sintomas graves como confusão, convulsões, perda de coordenação, visão ou audição prejudicada e pode levar a condições de risco à vida. Crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos são os grupos de risco mais vulneráveis para encefalite. Como o impacto da encefalite varia de pessoa para pessoa, o diagnóstico e o tratamento oportunos são importantes. Porque muitos pacientes com encefalite têm a chance de uma recuperação completa.
Causas Causas de encefalite
A causa exata da encefalite é desconhecida, mas a causa mais comum é a infecção viral. Infecções bacterianas e condições inflamatórias não infecciosas também podem causar encefalite.
Tipos de encefalite Encefalite primária
Ocorre quando um vírus ou agente infecta o cérebro diretamente e pode ser concentrado em uma área ou se espalhar por toda parte. Também pode ocorrer quando um vírus inativo recupera sua atividade após uma doença anterior.
Encefalite secundária ou encefalite pós-infecciosa
Ocorre quando a resposta do sistema imunitário a uma infecção em uma parte diferente do corpo ataca erradamente pilhas saudáveis no cérebro. A primeira infecção geralmente ocorre após 2-3 semanas.
Causas virais comuns
• Vírus do herpes simples (HSV1, HSV2): Ambas as feridas ao redor da boca, bolhas
de febre e herpes genital podem causar encefalite. É a encefalite viral mais comum. • Outros vírus do herpes: O vírus de Epstein-Barr, vírus de Varicella-zoster é bastante
comum. • Interovírus: Eles revelam sua presença com sintomas semelhantes a gripe,
inflamação ocular, dor abdominal. • Vírus transmitidos por mosquitos: Os sintomas da infecção podem aparecer alguns
dias ou algumas semanas após a exposição a este vírus. • Vírus transmitidos por carrapatos: os sintomas aparecem cerca de uma semana após
a picada de um carrapato infectado. • Vírus da raiva • Infecções na infância: doenças da infância, como sarampo, caxumba, rubéola podem
causar encefalite secundária. No entanto, a encefalite devido a esses vírus tornou-se muito rara com a vacinação.
• Raramente, infecções bacterianas, fúngicas, parasitárias ou rickettsiais ou câncer e certos medicamentos também podem causar encefalite.
Fatores de risco e complicações da encefalite
Qualquer um pode ter encefalite, mas há fatores que podem aumentar o risco. crianças pequenas e idosos estão em maior risco para a maioria dos tipos de encefalite viral. Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos correm maior risco de encefalite. Geograficamente, as pessoas em áreas onde os vírus transmitidos por mosquitos e carrapatos são comuns também correm um risco extra. As complicações da encefalite (inflamação do cérebro) variam dependendo de fatores como a idade, a causa da infecção, a gravidade da doença inicial e o período de tempo desde o início até o tratamento. As complicações da encefalite variam dependendo da pessoa e dos fatores. Complicações como fadiga permanente, falta de coordenação muscular, alterações de personalidade, problemas de memória, paralisia, problemas auditivos e visuais e distúrbios da fala podem ocorrer. Às vezes, eles podem durar meses e resolver, às vezes eles podem ser permanentes.
Sintomas Sintomas de encefalite
Os sintomas da encefalite (inflamação do cérebro) são geralmente súbitos e graves. As pessoas com encefalite viral muitas vezes têm sintomas semelhantes aos da gripe. Os sintomas da encefalite geralmente incluem febre, dor de cabeça, dor nos músculos e articulações, fadiga e exaustão. No entanto, em alguns indivíduos, os sintomas podem ser mais graves e podem se manifestar como agitação, alucinações, convulsões, perda de
sensibilidade ou paralisia, sensibilidade à luz, irritabilidade, fraqueza muscular, fala, problemas auditivos, perda de consciência e até coma. Os sintomas da encefalite em bebês incluem inchaço das partes moles do crânio, náuseas e vômitos, rigidez corporal, desnutrição, irritabilidade, agressividade. Pessoas com sintomas graves, sejam adultos, crianças ou bebês, devem consultar um médico imediatamente.
Métodos de diagnóstico Diagnóstico de encefalite
Para fazer o diagnóstico, o médico começará com um exame físico detalhado e histórico médico. Pode então solicitar o seguinte:
Imagem Cerebral
Uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada pode diagnosticar quaisquer problemas ou tumores em seu cérebro.
Punção lombar (punção lombar)
Uma agulha inserida na parte inferior das costas é usada para extrair o líquido cefalorraquidiano e as alterações nesse fluido podem indicar infecção e inflamação no cérebro. Também pode ser usado para identificar o vírus ou agente causador.
Outros testes de laboratório
Urina, amostras excretoras, testes de toxicologia.
Eletroencefalograma (EEG)
A atividade elétrica do cérebro é registrada por eletrodos ligados ao couro cabeludo. Algumas anormalidades podem indicar uma suspeita de encefalite.
Biopsia cerebral
Uma biopsia cerebral é realizada se os sintomas tenderem a piorar continuamente e os tratamentos não tiverem efeito.
Métodos de tratamento Tratamento de encefalite
As complicações da encefalite são graves e requerem hospitalização. O plano de tratamento depende em grande parte da idade e do estado da doença. Como o principal
objetivo do tratamento é proteger as funções vitais, terapias de suporte, como a manutenção do equilíbrio de fluidos eletrolíticos, o controle das convulsões e a redução da febre são usadas. Se você tem uma encefalite leve, você pode ser tratado com repouso na cama, abundância de líquidos, medicamentos anti-inflamatórios e medicamentos antivirais para aliviar os sintomas de dor de cabeça e febre. A inflamação leve pode melhorar em poucos dias. No tratamento de encefalite grave; assistência respiratória, fluidos intravenosos, medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos anticonvulsivantes, monitoramento contínuo pode ser usado. Em casos graves, o processo de tratamento pode levar semanas ou meses. Com tratamento e cuidados adequados, muitas pessoas se recuperam da encefalite. Bebês e idosos têm maior probabilidade de sofrer danos cerebrais permanentes. A encefalite pode causar perda de força nos membros, perda da função cerebral, problemas de fala, problemas de equilíbrio e distúrbios comportamentais. Em alguns casos, a fisioterapia pode ser usada de acordo. Baseia-se nas abordagens de recuperar funções e usar as funções existentes de forma mais eficiente.