É possível bronzear-se sem descascar?
No verão, muitas pessoas querem se bronzear. Algumas delas têm pele descascada após o banho de sol. No entanto, é possível bronzear sem descascar.
Não coloque iogurte e pasta de dentes em queimaduras solares!
Muitos de nós sonhamos com praias quentes, sol de verão e mar no inverno. Assim que o verão chega, começamos a planejar nossas férias. Enquanto alguns de nós estão animados para entrar no mar ou na piscina, alguns de nós não podem esperar para aproveitar o sol. Naturalmente, problemas como queimaduras solares são freqüentemente encontrados no verão. Pode haver aqueles que tomam sol o dia todo por causa do bronzeamento, e então sua pele descasca. Algumas pessoas preferem solário para ter uma pele de bronze o tempo todo. Aqui estão as perguntas e respostas para um bronzeado saudável.
É perigoso usar o solário para bronzear?
Estudos científicos sobre os efeitos da exposição artificial à radiação ultravioleta em camas de bronzeamento descobriram que as camas de bronzeamento aumentam significativamente o risco de câncer de pele. Em 2009, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer classificou os leitos de bronzeamento como carcinógenos do Grupo 1 (aqueles que definitivamente causam câncer em humanos). À luz de relatórios publicados por muitas organizações de saúde, como a Organização Mundial da Saúde, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer e todos os estudos científicos, 19 países, incluindo a Alemanha, o Reino Unido, a França, a Itália, Itália e Canadá, proibiram o uso de dispositivos de solário com menos de 18 anos. No Brasil, o uso de dispositivos de solário tem sido proibido para todas as faixas etárias desde 2009 e, em muitos estados da Austrália, a mesma proibição entrou em vigor após 2015.
O bronzeamento antes ou depois do bronzeamento aumenta o perigo?
O sol é uma fonte natural de radiação ultravioleta e os leitos de bronzeamento são fontes artificiais de radiação ultravioleta. O que é importante para a saúde da nossa pele é a quantidade total de raios ultravioletas a que a nossa pele está exposta. Como esta quantidade aumenta, o dano de pele causado por raios ultravioletas também aumentará. Em suma, não há diferença entre ir ao solário antes ou depois do bronzeamento. Precisamos reduzir a quantidade total de raios ultravioletas que entram em contato com
nossa pele, protegendo-nos do sol e ficando longe dos dispositivos de solário.
Pode-se evitar descascar após o bronzeamento?
O descascamento da pele devido a queimaduras solares é uma condição perigosa que pode afetar diferentes camadas da pele, causando cicatrização irregular de feridas e coloração permanente. Este tipo de peeling é muito diferente dos peelings químicos ou lasers ablativos usados para o rejuvenescimento da pele, que fornecem descamação controlada da pele. Portanto, o descascamento da pele devido a queimaduras solares não deve ser percebido como uma vantagem em termos de remoção de pele morta.
Então, existe uma fórmula para não descascar?
O descascamento da pele é um dos sintomas das queimaduras solares. Portanto, as medidas tomadas para evitar queimaduras solares também evitarão a descamação da pele. Além disso, usar cremes hidratantes após cada banho e em intervalos frequentes durante o dia e beber muita água pode ajudar a prevenir o descascamento da pele. Se a sua pele começou a descascar apesar de todas as precauções, você pode desacelerar o descascamento da pele tomando um banho frio. Após o banho, você deve secar a pele com uma toalha macia, suavemente e sem esfregar. As crostas da pele descascada não devem ser removidas à mão. Caso contrário, podem ocorrer infecções cutâneas e manchas permanentes na pele.
É saudável usar manteiga de cacau ou óleo de cenoura?
As pessoas que pensam que uma pele bronzeada dá uma aparência saudável e estética não vêem nenhum dano no banho de sol, aplicando produtos como manteiga de cacau, óleo de cenoura, azeite de oliva, cola para bronzear mais rápido. No entanto, estes produtos podem aumentar os efeitos nocivos da luz solar e causar queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele e manchas permanentes na pele. Por esta razão, não se deve esquecer que tomar sol usando produtos que não são conhecidos exatamente o que contêm e não foram submetidos a nenhum teste laboratorial afetará negativamente a saúde da pele.
O que tomar cuidado com queimaduras solares?
Algumas regras devem ser seguidas para proteger contra queimaduras solares. Você nunca deve sair ao sol entre as 10:00-14:00 durante o dia. Os cremes solares devem ser aplicados 20 minutos antes da exposição solar. Os protetores solares com um fator de pelo menos 30, se possível filtros solares resistentes à água devem ser preferidos e os protetores solares devem ser reaplicados a cada 3 horas. Especialmente as pessoas que nadam sob o sol e fazem esportes intensos devem aplicar cremes solares com mais
frequência. As roupas que você usa também são uma parte importante da proteção solar. Os olhos e o contorno dos olhos devem ser protegidos com óculos de sol. Chapéus de abas largas devem ser usados, e roupas de cor clara feitas de algodão não branqueado, tecido bem apertado e poroso devem ser usadas. Roupas feitas de poliéster, viscose, rayon
e algodão branqueado não deve ser preferido, pois fornecem pouca proteção contra os raios ultravioletas. Não aplique pasta de dentes, iogurte, azeite ou pasta de tomate na pele queimada pelo sol. Devido aos ácidos que contêm, ambos agravam a queimadura da pele e retardam a cicatrização da queimadura, levando a manchas permanentes na pele.