Dor de estômago O que é dor de estômago?
Dor de estômago O que é dor de estômago? Dor de estômago é sentida na parte superior do abdômen, logo abaixo do peito, na área do estômago. Quase todos os adultos experimentam dor de estômago ao longo da vida. Se não houver nenhum problema digestivo subjacente, a dor de estômago é geralmente causada por hábitos alimentares. Estresse, fome prolongada, consumo excessivo de álcool ou café, fumar, tomar medicamentos, consumir alimentos ácidos e picantes são as principais causas de dor no estômago. A dor de estômago pode ser leve ou grave. Também pode ser curta ou longa. Dor de estômago prolongada e severa afeta negativamente a vida diária da pessoa. Mesmo que a causa da dor de estômago seja conhecida pela pessoa, se ela for experimentada com frequência, um gastroenterologista deve ser consultado. Também é necessário consultar um gastroenterologista para dores de estômago frequentes, prolongadas e severas.
Causas O que causa dor de estômago? A dor de estômago
pode ser causada por um problema digestivo subjacente ou por hábitos de vida. As causas comuns de dor de estômago são as seguintes:
• Estresse incontrolável • Jejum prolongado • Uso excessivo de café e álcool • Tabagismo • Gás Preso • Uso de analgésicos ou certos medicamentos • Bactérias Helicobacter pylori ou infecções virais • Consumir alimentos ricos em ácido • Consumir alimentos picantes e picantes • Comer demais • Intoxicação alimentar
Doenças que causam dor de estômago
O estômago é uma das partes do sistema digestivo. Qualquer problema de saúde no estômago pode ser causado por doenças do estômago ou doenças de outros órgãos do sistema digestivo. As doenças comuns do estômago e do sistema digestivo que causam dor de estômago incluem
Gastrite: A gastrite é uma doença causada pela inflamação do revestimento do estômago. Geralmente é a bactéria chamada Helicobacter pylori que causa inflamação do revestimento do estômago. Além disso, as condições que causam gastrite são geralmente estilo de vida e hábitos alimentares.
Úlcera: Quando a superfície do estômago ou duodeno se desgasta e forma tecido cicatricial, é chamada de úlcera. O duodeno, também conhecido como duodeno, é a parte do intestino delgado mais próxima do estômago. Tal como acontece com a gastrite, a causa geral das úlceras é a bactéria Helicobacter pylori. Hábitos de vida como a vida estressante, uso de medicamentos a longo prazo e dieta também podem causar úlceras.
Refluxo: O refluxo é a sensação de queimação sentida no estômago e na área do peito como resultado de fluidos ácidos que fornecem digestão no estômago escapando para o esôfago. O refluxo é um problema digestivo comum que pode ser experimentado por quase todos. Geralmente, o refluxo é causado por hábitos alimentares e gravidez.
Câncer de estômago: O câncer de estômago ocorre quando a estrutura das células no tecido epitelial que forma a superfície do estômago é interrompida e cresce e se multiplica incontrolavelmente. A causa mais importante do câncer de estômago é a bactéria Helicobacter pylori. A vida estressante e os hábitos alimentares podem causar câncer de estômago.
Inflamação da vesícula biliar (colecistite): A vesícula biliar é um órgão em forma de pêra que ajuda a digestão na parte inferior do fígado. Em caso de inflamação da vesícula biliar, podem ocorrer náuseas, vômitos e dor de estômago.
Cálculos biliares: A vesícula biliar armazena o líquido da bile produzido pelo fígado. Em alguns casos, o fluxo de líquido biliar pode diminuir e o fluido biliar é armazenado na vesícula biliar por mais tempo do que deveria. A densidade do líquido biliar pode ser afetada por alterações na função hepática ou níveis elevados de colesterol. Neste caso, as pedras começam a se formar na vesícula biliar.
Câncer de vesícula biliar: O câncer de vesícula biliar ocorre quando as células nos tecidos que compõem a vesícula biliar crescem e se multiplicam incontrolavelmente, interrompendo sua estrutura. É mais comum em mulheres do que em homens. Infecções não tratadas, obesidade e pedras são as maiores causas.
Doenças inflamatórias intestinais: Doenças inflamatórias dos intestinos podem ocorrer por muitas razões estruturais ou ambientais. Na colite, a inflamação é limitada ao intestino grosso, enquanto na doença de Crohn, todo o sistema digestivo pode estar envolvido.
Diverticulite: Estes são sacos que se formam no revestimento do trato digestivo, geralmente devido a uma dieta pobre em fibras. Alimentos vegetais são ricos em fibras e alimentos com fibra devem compor a maioria da dieta diária.
Cânceres de cólon e retal (câncer colorretal): Os cânceres colorretais ocorrem quando a estrutura das células nos tecidos que formam a superfície interna do intestino grosso é interrompida e as células com estrutura anormal crescem e se multiplicam incontrolavelmente. É um dos tipos mais comuns de câncer. É mais provável que seja visto em homens e com o avanço da idade. Além dessas doenças, estresse não gerenciado, maus hábitos alimentares, vida irregular pode causar dor de estômago.
Onde sentir dor de estômago?
A dor de estômago é sentida mais intensamente na parte superior do abdômen, onde o estômago está localizado. A dor sentida na parte superior do abdômen pode se espalhar para a área sob os ossos do peito onde o coração está localizado. Em alguns casos, a dor de estômago pode se espalhar para o esôfago devido à sensação de queimação, aperto e gases que acompanha a dor de estômago. Na área onde os ossos do peito estão localizados, a dor de estômago pode ser sentida desde o esôfago até a laringe e às vezes até os ombros. Em alguns casos, pode ser confundido com um espasmo cardíaco, pois a dor de estômago e o gás no estômago podem irradiar para a área do peito. Dependendo da causa subjacente, a dor de estômago pode ser sentida em diferentes áreas e com diferentes intensidades de pessoa para pessoa. A dor de estômago pode ser um sintoma de outro problema de saúde e, neste caso, o tratamento das doenças que causam a dor no estômago é necessário. Por esta razão, um médico deve ser consultado para dores de estômago de causa desconhecida que não desaparecem.
Sintomas Quais são os sintomas da dor de estômago?
A dor de estômago em si é um sintoma. Muitas vezes, a dor de estômago é acompanhada por outros sintomas, que podem ser considerados como sintomas da dor de estômago. Os sintomas de dor de estômago incluem o seguinte:
• Azia e queimação no estômago • Gás preso no estômago e o inchaço resultante • Perda de apetite ou sensação de saciedade com menos comida do que o habitual • Náuseas ou vômitos • Mau hálito • Soluços
Métodos de tratamento O que é bom para a dor de estômago? Como a dor de estômago desaparece?
Para melhorar a saúde geral do corpo, é importante adotar hábitos de vida saudáveis. Hábitos de vida saudáveis incluem dormir entre 7-9 horas por noite, se possível, exercício regular adequado para a idade e fitness, e gerir o stress. As coisas que são boas para dores de estômago são as seguintes:
• Banana • Canela • Comer uma dieta regular e rica em fibras • Beba água suficiente durante o dia (cerca de 2-3 litros, dependendo das condições sazonais) • Beber gengibre, camomila, hortelã, chá de erva-doce • Linhaça • Iogurte à temperatura ambiente se não for intolerante à lactose
Se não houver doença que cause dor de estômago, a dor de estômago pode ser aliviada ou até mesmo evitada mudando a dieta. Existem alguns alimentos conhecidos por desencadearem dores de estômago. Evitar estes ajuda a reduzir a gravidade da dor de estômago. Estes alimentos são os seguintes:
• Pratos picantes e quentes • Sopas instantâneas • Alimentos embalados e processados • Carnes secas com sal • Picles • Cebola crua e alho • Todas as bebidas ácidas • Café • Chocolate • Pratos gordurosos
A digestão de alimentos contendo amido começa na boca e continua no intestino delgado. Portanto, alimentos como batatas cozidas e mingau de arroz magro podem proporcionar alívio da dor de estômago. A carne é um alimento que leva muito tempo para digerir e é digerido no estômago. Portanto, comer carne enquanto experimenta dor de estômago pode prolongar a duração e aumentar a gravidade da dor. O suco gástrico é ácido. Durante a digestão, o líquido aumenta de acordo com a quantidade e o tipo de alimento no estômago. Embora sejam alimentos saudáveis, alimentos com alta acidez, como laranjas, limões e tomates podem provocar dor de estômago. É importante reduzir o consumo de tais alimentos quando se sente dor no estômago. Uma dieta ácida pode causar gastrite a longo prazo.
Sintomas importantes que acompanham a dor de estômago
Os sintomas que acompanham a dor de estômago podem variar dependendo da condição de saúde que causa a dor de estômago. Como o estômago faz parte do sistema digestivo, os sintomas que acompanham geralmente estão relacionados à digestão. Além da digestão, fatores psicológicos e estados emocionais como estresse elevado ou tristeza podem causar dor de estômago. Os sintomas importantes que acompanham a dor de estômago e indicam que um médico deve ser consultado incluem
Vômitos: náuseas e vômitos podem ocorrer além de dores estomacais severas. Se houver um medicamento sendo usado e se acredita que seja a causa do vômito, o médico que recomenda o medicamento deve ser consultado. Caso contrário, o vômito pode ser um indicador de uma condição aguda, como intoxicação alimentar.
Diarreia: Algumas doenças do estômago podem causar diarreia ou distúrbios estomacais podem ser causados por diarreia. Se a diarreia persistir, pode ocorrer perda grave de água e minerais.
Sangue nas fezes: A dor de estômago pode ser causada por condições como úlcera, colite ulcerosa, sangramento estomacal. O sangue nas fezes deve ser considerado como um sintoma de um problema sério.
Febre alta: infecções e intoxicação alimentar podem causar febre alta.
Perda de apetite e perda involuntária de peso: A perda de apetite e a perda de peso não planejada podem ser um sinal de qualquer problema de saúde.
Fadiga: A pessoa pode ficar fraca devido à dor de estômago. A dor de estômago e fadiga contínuas podem indicar uma condição médica no sistema digestivo que requer intervenção.
Inchaço e gás: Inchaço e gás podem ser sentidos dependendo dos alimentos consumidos. Em casos como doenças do intestino irritável, doença celíaca, intolerância à lactose, o gás pode ser sentido intensamente.
Dor no peito: Especialmente na gastrite e refluxo, a dor no peito pode ser experimentada com uma sensação de queimação que se espalha para o esôfago. A dor de estômago deve ser avaliada juntamente com estes sintomas e, se persistente, um gastroenterologista deve ser consultado.