Doenças cardíacas comuns em crianças
Doenças cardíacas comuns em crianças Em 20% das crianças, as doenças cardíacas no período neonatal apresentam sintomas graves e requerem tratamento urgente.
Sintomas de doença cardíaca em crianças
As gestantes aguardam ansiosamente o dia em que segurarão seu bebê nos braços. As gestantes, que cuidam muito durante a gravidez, também são muito meticulosas para seus bebês após o nascimento. É muito importante acompanhar o recém-nascido. Porque algumas doenças podem ser detectadas após o nascimento. Uma dessas doenças é a doença cardíaca. Doenças cardíacas congênitas são vistas em 5-8 de cada mil crianças nascidas vivas. As doenças cardíacas em crianças ocorrem em 20% das crianças com quadros graves no período neonatal e requerem tratamento de emergência. Durante os exames de rotina, os pediatras podem detectar condições como um som adicional no ‘sopro’ cardíaco e falta de pulso na virilha e pedir o controle de um especialista em coração. No entanto, em algumas crianças, a doença pode ser assintomática e silenciosa. Portanto, é vital realizar testes de rastreamento cardíaco. Outro ponto importante na intervenção precoce de doenças cardíacas é consultar um médico sem perder tempo, mesmo com sintomas menores.
Se o seu bebê ficar azul enquanto chora
O achado mais importante que pode levantar suspeita de doença cardíaca, especialmente no período neonatal, é hematoma. Se o hematoma aumenta especialmente com o esforço em crianças e durante o choro e a alimentação em recém-nascidos, este é um sinal muito importante de anomalia cardíaca. Por esta razão, o exame cardiológico e os testes cardíacos complementares, como a medição da saturação de oxigênio, ecocardiograma, ECG (eletrocardiografia) devem ser realizados em todos os recém-nascidos e crianças com hematomas.
O coração dele está acelerado?
Palpitações cardíacas que ocorrem tanto em repouso quanto após o esforço são muito importantes. O cardiologista deve investigar se há uma anomalia do ritmo cardíaco com ECG. Os batimentos cardíacos muito lentos ou muito rápidos devem ser verificados por ECG.
Ele é mais novo que os seus pares?
Nos casos em que o coração não pode atender às necessidades do metabolismo, o crescimento e desenvolvimento da criança podem não progredir normalmente. No entanto, os sinais de insuficiência cardíaca em crianças podem não dar resultados claros. Por esta razão, é vital determinar se há doença muscular cardíaca em crianças com problemas de crescimento e desenvolvimento. Porque as doenças musculares cardíacas podem causar problemas vitais repentinos.
Se o peito dele dói enquanto pratica esportes
Embora as doenças cardíacas não sejam a causa mais comum de dor torácica, o controle cardiológico deve ser realizado como teste de triagem. Se a criança tiver dor no peito com esforço, especialmente durante esportes, os testes cardiológicos devem ser realizados e deve-se esclarecer se há uma doença muscular cardíaca ou anomalia arterial coronariana congênita com base em evidências.
Será que ele desmaia?
Além das causas neurológicas e metabólicas, o desmaio também pode ser causado por doenças musculares cardíacas e anormalidades do ritmo. Neste caso, é de grande importância examinar a estrutura do coração com ecocardiografia e o padrão rítmico com ECG (eletrocardiografia).
Se ele ficar na água
A insuficiência cardíaca pode se desenvolver ao longo do tempo no coração que não consegue atender à carga de trabalho aumentada do metabolismo. Quando condições como hipertireoidismo, anemia e deficiência de ferro são controladas, a transpiração inexplicável ou fadiga requer uma verificação cardíaca. A insuficiência cardíaca em crianças também se manifesta como transpiração excessiva e fadiga. Especialmente a transpiração que até molha o travesseiro durante o sono deve ser prestada atenção e um médico deve ser consultado sem perder tempo.
Doenças cardiovasculares começam na infância
Durante a gravidez, doenças cardíacas congênitas podem ser diagnosticadas e a intervenção precoce pode salvar vidas. Portanto, exames regulares durante a gravidez nunca devem ser ignorados. Como as doenças cardíacas congênitas nem sempre são sintomáticas, elas podem criar situações de risco à vida. Portanto, os testes cardiológicos devem ser realizados em todas as crianças, mesmo que seja uma vez, e deve-se esclarecer que não há doença congênita baseada em evidências.
Exames cardíacos como ECG e ecocardiograma devem ser realizados em todas as crianças que atingem a idade de atividade esportiva. As doenças cardiovasculares que podem ocorrer na idade adulta começam na infância. Para proteger seu filho contra doenças cardíacas, incentive-o a praticar esportes desde cedo e certifique-se de que ele coma alimentos naturais.