Doenças alérgicas
Doenças alérgicas Olhando para os dados atuais sobre alergias, vale ressaltar que sua incidência está aumentando; de acordo com várias fontes, doenças alérgicas, que ocorrem em uma em cada cinco pessoas no mundo, Os grupos de doenças estão entre os grupos que são globalmente importantes em termos do seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Considerando as características do nosso país, pode-se dizer que alergias ao pólen e poeira, picadas de insetos e alergias relacionadas a vários alimentos são comuns. Além destas, doenças alérgicas como angioedema, urticária**, dermatite atópica (eczema)** também estão entre as doenças comuns. O primeiro passo no tratamento de doenças alérgicas é determinar quais fatores a pessoa tem reações alérgicas e o tipo de reações alérgicas. Posteriormente, o tratamento pode ser iniciado por médicos especialistas, levando em consideração o estado geral de saúde e estilo de vida do paciente. Acibadem Health Group fornece diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas.
O que é alergia?
Reações excessivas do sistema imunológico a uma substância estranha, como pólen, veneno de abelha ou pêlos de animais, ou a um alimento que não causa reação na maioria das pessoas, são chamadas alergias. Em circunstâncias normais, o sistema imunológico produz substâncias chamadas anticorpos contra objetos nocivos para defender o corpo contra eles. Em pessoas com alergias, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que identificam um alérgeno específico como prejudicial, mesmo que não seja prejudicial. Portanto, quando um indivíduo entra em contato com um alérgeno, a reação do sistema imunológico pode tornar a pele, os seios nasais, as vias aéreas ou o trato digestivo vermelhos e inchados. A gravidade das alergias é diferente para cada indivíduo e pode variar de irritação menor à anafilaxia. As alergias são uma emergência potencialmente fatal. Embora a maioria dos tipos de alergias não possa ser completamente curada, existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da alergia. As alergias podem ter muitos sintomas diferentes, incluindo coceira, olhos vermelhos, espirros, espirros, corrimento nasal, erupção cutânea, que não são fatais, mas podem causar desconforto e prejudicar a qualidade de vida, bem como condições de risco à vida, tais como inchaço das paredes das vias aéreas e consequente incapacidade de respirar.
Causas O que causa alergias? Alergy
começa quando o sistema imunológico de um indivíduo reconhece erroneamente uma substância normalmente inofensiva como um invasor perigoso. O sistema imunológico produz anticorpos que estão prontos para a substância alergênica em questão. Quando o indivíduo é reexposto ao alérgeno, estes anticorpos podem liberar uma série de produtos químicos systemspecific imunes, tais como a histamina, que causam sintomas da alergia. Os gatilhos comuns de alergia incluem:- Pólen
• Caspa de animal • Alérgenos tais como ácaros e mofo transportado pelo ar, • Amendoim • Castanhas • Trigo • Soja • Pescar • Marisco • Certos alimentos, como ovos e leite, • Picadas de insetos, como picadas de abelhas, vespas ou vespas. No entanto, cada pessoa tem um nível diferente de reação alérgica a cada substância. Crianças com histórico familiar de doenças alérgicas, como febre do feno, urticária, eczema e asma são mais propensas a desenvolver alergias.
Quais são as complicações da alergia?
Ter mesmo uma única alergia aumenta o risco de desenvolver uma variedade de problemas médicos relacionados à alergia, como anafilaxia, asma ou doenças respiratórias. Pessoas com alergias graves têm um risco aumentado de anafilaxia, uma reação grave relacionada à alergia. Alimentos, medicamentos e picadas de insetos estão entre os gatilhos mais comuns da anafilaxia. As pessoas com alergias são mais propensas a desenvolver asma, uma reação do sistema imunológico que afeta as vias aéreas e a respiração. Em muitos casos, a asma é desencadeada pela exposição a um alérgeno no ambiente e é chamada de asma induzida por alergia ou asma alérgica. Pessoas com febre do feno ou asma têm maior risco de desenvolver sinusite, infecções no ouvido ou pulmão. Como prevenir as alergias? Embora os métodos a serem usados para prevenir reações alérgicas variem dependendo do tipo de alergia que o indivíduo tem, existem vários métodos comuns que podem ser tomados. Evitar gatilhos conhecidos: mesmo que os sintomas de alergia de um indivíduo estejam sob tratamento, é importante tentar evitar gatilhos. Por exemplo, os indivíduos alérgicos ao pólen devem preferir ficar dentro de casa mantendo as janelas e portas fechadas durante a primavera, quando os níveis de pólen são altos. Indivíduos alérgicos a ácaros devem limpar frequentemente a casa, lavar as camas e poeira com um aspirador de pó. Manter um diário: Como o indivíduo tenta determinar o que está causando ou agravando seus sintomas alérgicos, é útil manter um diário para que eles possam ver suas atividades, o que comem, quando os sintomas ocorrem e o que ajuda a aliviá-los. Isso pode ajudar o médico e o indivíduo a identificar os gatilhos. Usar uma pulseira de alerta médico: Indivíduos com uma reação alérgica grave devem usar uma pulseira ou colar de alerta médico com as informações relevantes impressas nela. Isto permitirá que o indivíduo informe aqueles em torno deles que têm uma alergia séria no caso de uma reação alérgica que os incapacite e impeça-os da interacção com o ambiente. Sintomas
Quais são os sintomas e tipos de alergias?
Os sintomas de alergia induzida por substâncias podem afetar o trato respiratório, os seios nasais e as aberturas, a pele e o sistema digestivo do indivíduo. As reações alérgicas podem variar em gravidade de leve a grave. Em alguns casos graves, as alergias podem desencadear uma reação fatal conhecida como anafilaxia. Cada tipo de alergia tem seus próprios sintomas. A rinite alérgica, comumente chamada de febre do feno, tem sintomas e sinais como espirros, secreção nasal, olhos ou palato, nariz entupido e olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados chamados conjuntivite. A alergia alimentar tem sinais e sintomas como formigamento na boca, inchaço da garganta, língua, lábios ou rosto, urticária ou anafilaxia. Alergias causadas por picadas de insetos ou abelhas podem causar urticária, coceira na pele e erupções cutâneas, inchaço facial, falta de ar ou anafilaxia. Alergias causadas por picadas de insetos ou abelhas podem causar uma grande área de inchaço no local da picada, edema, coceira ou urticária em todo o corpo, tosse, aperto no peito, chiado ou falta de ar ou anafilaxia. Uma condição alérgica da pele, dermatite atópica, também chamada eczema, pode causar comichão, vermelhidão, descamação e descamação da pele:
O que é anafilaxia?
Alguns tipos de alergias, incluindo alergias alimentares e alergias a picadas de insetos, podem desencadear uma reação súbita e grave no corpo conhecido como anafilaxia. Uma emergência médica que ameaça diretamente a vida humana, anafilaxia pode fazer comque uma pessoa entre em choque. Os sinais e sintomas da anafilaxia incluem perda de consciência, queda na pressão arterial, falta de ar grave, erupção cutânea, tontura, pulso rápido e fraco, náuseas e vômitos. A anafilaxia sem intervenção adequada pode levar ao choque anafilático e à morte. Os indivíduos que pensam que estão tendo uma reação alérgica e não obtêm benefício suficiente e alívio de medicamentos para alergias sem receita devem consultar um médico para controle de alergias. Os indivíduos que apresentam sintomas de alergia após o início de um novo medicamento devem entrar em contato com seu médico imediatamente. Os indivíduos que tiveram um ataque de alergia grave ou mostraram sinais e sintomas de anafilaxia no passado podem precisar consultar um médico. A avaliação, o diagnóstico e a gestão a longo prazo do anaphylaxis não são um processo simples, assim que é provavelmente melhor ver um doutor que se especialize na alergia e na imunologia. Em caso de uma reação alérgica grave, i.e. anafilaxia, deve ser procurada ajuda médica de emergência. O número de emergência 112 pode fornecer acesso rápido a ajuda médica.
Métodos de diagnóstico Testes e diagnósticos de alergia
Para descobrir se uma pessoa tem alergias, o médico primeiro fará várias perguntas detalhadas sobre o problema e seus sintomas. Ele ou ela irá realizar um exame físico e pedir um diário detalhado para identificar os sintomas e possíveis gatilhos. No caso de alergia alimentar, o médico pedirá ao indivíduo para manter um diário detalhado dos alimentos que consome e perguntará se ele parou de comer os alimentos suspeitos durante a avaliação da alergia. Além destes, existem vários testes que o médico pode recomendar. O primeiro teste é um teste cutâneo, que pode dar resultados falsos positivos ou falsos negativos. Durante este teste, um profissional de saúde fará pequenas perfurações na pele do indivíduo, em seguida, pingará micro quantidades de fluidos proteicos contendo alérgenos potenciais nessas punções e marcará o conteúdo dessas gotas. As gotas que contêm substâncias às quais o indivíduo é alérgico causarão uma colisão localizada no corpo. O segundo teste é um exame de sangue. O teste de sangue específico IgE (sIgE), comumente chamado de teste de radioalergolorgismo ou ImmunoCAP, mede a quantidade de anticorpos causadores de alergias conhecidos como imunoglobulina E e anticorpos na corrente sanguínea de um indivíduo. Nos casos em que o médico suspeita que o problema é causado por algo diferente de alergias, ele ou ela pode pedir outros testes para ajudar a descartar outras possibilidades médicas.
Métodos de tratamento Tratamento de alergia
O passo mais importante na prevenção de reações alérgicas e redução dos sintomas é evitar alérgenos. Dependendo da alergia do indivíduo, a medicação pode ajudar a reduzir a reação do sistema imunológico e aliviar os sintomas. O médico pode recomendar medicamentos sem receita médica ou sob a forma de comprimidos para alergias ou xarope para alergia, sprays nasais ou colírios. Para alergias graves que não são completamente aliviadas por outros tratamentos, o médico pode recomendar imunoterapia alergênica. Este tratamento envolve uma série de injeções de extratos purificados do alérgeno, dado geralmente sobre um período de diversos anos. Outra forma de imunoterapia é um comprimido sublingual que é colocado sob a língua até completamente dissolvido. Os medicamentos sublinguais são frequentemente usados para tratar algumas alergias ao pólen. Em caso de uma reação alérgica grave, pode ser necessário usar uma seringa de adrenalina. A adrenalina pode reduzir os sintomas alérgicos até que você receba tratamento de emergência.
Mudanças de estilo de vida para alergias
Alguns sintomas de alergia podem melhorar com o tratamento em casa. Os sintomas de congestão sinusal e febre do feno são geralmente aliviados após a lavagem dos seios da face com uma solução salina. Os sintomas de alergia em casa podem ser reduzidos lavando frequentemente roupas de cama e brinquedos de pelúcia em água quente, mantendo baixa umidade interna, regularmente usando um aspirador com um filtro fino, como um ar particulado de alta eficiência (HEPA) filtro, e escolhendo viver em pisos nus em vez de tapetes interiores. Isso pode evitar a exposição tanto aos ácaros quanto aos pelos dos animais. Ao utilizar ventiladores e desumidificadores para reduzir a humidade em áreas húmidas como casas de banho e cozinhas, é possível evitar os sintomas da alergia ao bolor.