Como proteger seus filhos de abuso sexual
Todos os dias um novo é adicionado à notícia sobre abuso infantil. Enquanto os pais estão pensando em como proteger seus filhos, eles também estão pensando “como posso educar meus filhos sobre esse problema?”.
Maneiras de proteger seus filhos contra abuso sexual
O abuso sexual é definido como o uso de uma criança que não completou o desenvolvimento psicossocial e é menor de idade por um adulto para prazer sexual e satisfação sexual. Abrange uma ampla gama de comportamentos, desde tocar áreas genitais, exibicionismo, voyeurismo, pornografia até estupro. O abuso sexual é mais frequentemente perpetrado por alguém conhecido da vítima, e em 80-95% dos casos o agressor é uma pessoa de aparência normal conhecida pela criança. O que deve ser ensinado às crianças para se protegerem de abusos…
Ensine-lhe que seu corpo é especial
As crianças precisam ser apresentadas ao seu corpo e ensinadas sobre áreas íntimas, a fim de se protegerem do abuso. Você pode falar sobre o fato de que seu/ seu corpo é privado, que pertence a ele/ ela e que ninguém deve tocar as partes privadas. Você pode explicar que em alguns casos, você ou um médico ou enfermeiro podem tocá-lo/ ela quando ele/ ela está doente.
Respeito pela privacidade
Você pode garantir que a privacidade de todos seja respeitada em casa. Por exemplo, se todos fecharem a porta quando estiverem no banheiro ou baterem antes de entrar no quarto de outra pessoa, isso será um bom exemplo para seu filho.
Ensine a dizer ‘não’
Parentes próximos, vizinhos e estranhos podem querer acariciar e tocar seu filho. Nesse caso, ele pode dizer não se não quiser. Ensine-os a dizer não. Quando ele/ela disser não, não diga “Oh, que vergonha, deixe o tio/tia te amar”.
A diferença entre o bom e o mau toque
Bom toque é o toque daqueles mais próximos de nós que nos faz sentir seguros. Toque ruim é o toque que nos faz sentir mal, nos faz sentir tristes, confusos, assustados. Diga: “Se você se sente mal quando alguém toca em você, por favor me diga.”
Faça-o não manter nenhum segredo
Diga ao seu filho que o que quer que aconteça com ele/ela, ele/ela deve vir até você e lhe contar sobre isso, especialmente que coisas ruins não devem ser mantidas em segredo.
Não os deixe na rua por muito tempo, tenha cuidado ao enviá-los em uma visita!
Precauções importantes que podem ser tomadas incluem não enviar seu filho para lugares que você não tem certeza sobre, não deixá-lo/ ela sozinho na rua por longas horas, não enviá-lo/ ela para pensões, e garantir que ele/ ela não fique em pensões que você não pode confiar.
Por que as crianças não contam?
• Eles têm medo de que não sejam acreditados, • Eles têm medo de se meter em problemas, • Eles temem ameaças do agressor, • Eles podem querer proteger o abusador, eles podem amar o agressor, mas eles não
gostam do que fazem, • Eles podem não saber como explicar isso, • Eles podem não saber que o comportamento sexual é errado.
Como os pais devem abordar seus filhos?
• Primeiro ouça com calma o seu filho • Tente controlar suas emoções. A criança não deve ter que lidar com suas emoções
também. • Não diga palavras questionadoras, acusadoras e assustadoras para fazer a criança
contar mais. • Diga ‘eu entendo você, estou com você’ e apoie isso com sua linguagem corporal e
seu olhar. • Apresente uma queixa imediatamente. Informe as delegacias de polícia e os
escritórios do promotor. • Não hesite em procurar apoio e ajuda de especialistas.
• Se você não sabe o que fazer, você pode chamar a linha direta 183 ALO para o Ministério da Família e Políticas Sociais na Turquia.