Como o milagroso leite materno é formado?
Como o milagroso leite materno é formado? O leite materno, que é a condição mais importante para fortalecer o sistema imunológico, também previne muitas doenças, desde asma até câncer, alergias à anemia.
A amamentação é o fator mais importante no aumento do leite materno
O milagroso leite materno alimentar… Os benefícios do leite materno, que é o mais importante e até mesmo o único alimento do bebê, são incontáveis. Como é produzido o leite materno, uma fonte de cura para os bebês? Que mudanças no corpo da mãe levam à produção de leite? Aqui estão as mudanças que ocorrem durante a formação do leite…
Hormônios trabalham juntos para produzir leite
A produção de leite materno durante a gravidez é o resultado da ação combinada de muitos hormônios. A presença desses hormônios no momento certo e nas quantidades certas desempenha um papel importante na regulação das glândulas e dos dutos de leite da mama para garantir a produção e secreção do leite. No meio da gravidez, as glândulas do tecido mamário começam a produzir a maior parte da lactose e das proteínas que são os blocos de construção básicos do leite. No entanto, a produção real de leite ocorre imediatamente após o nascimento. Durante este período, o leite torna-se um líquido biologicamente rico contendo muitas proteínas e lactose, bem como glicose (açúcar), imunoglobulinas (substâncias que fortalecem o sistema de defesa do bebê) e muitas outras substâncias necessárias para o desenvolvimento e a saúde do bebê.
As primeiras mudanças começam no início da gravidez
As primeiras alterações no tecido mamário para a produção de leite materno começam realmente no início da gravidez. Por outro lado, é apenas no meio da gravidez que a produção de leite começa no tecido mamário. Não é até depois do nascimento que o leite materno se transforma em um líquido rico que é o principal nutriente do bebê.
Aumento de volume dos seios em 1 quilo
Durante a gravidez, o volume dos seios aumenta rapidamente, atingindo um aumento de
cerca de 1 kg até o final da gravidez. Este é o resultado de um aumento no número de glândulas e ductos de leite nos seios.
O cérebro desempenha um papel importante na produção de leite
O hormônio prolactina, secretado de uma estrutura especial chamada glândula pituitária na parte inferior do cérebro, estabelece uma relação com as células no tecido mamário através de receptores especiais e desempenha um papel importante na produção de leite. Além disso, o hormônio ocitocina, também secretado da glândula pituitária (hipófise posterior), começa a ser secretado especialmente quando o bebê começa a amamentar sua mãe. O fluxo nos dutos de leite e no mamilo também é regulado por esse hormônio. Como o milagroso leite materno é formado?
Os hormônios desencadeiam o mecanismo de produção de leite
Os hormônios mais importantes envolvidos na produção de leite são estrogênio, progesterona, insulina e hormônio do crescimento. Alguns desses hormônios desempenham um papel central no sistema que impede o fornecimento de leite durante a gravidez, e algumas mudanças nos níveis desses hormônios após o nascimento desencadeiam o mecanismo que inicia o fornecimento de leite. A amamentação é, sem dúvida, o fator mais importante na produção de leite. Por esta razão, as mães devem amamentar seus bebês regularmente nos estágios iniciais, mesmo que seu leite não tenha começado a entrar. Durante a amamentação, uma série de eventos causados por comandos que atingem o cérebro aumentam tanto a quantidade de leite produzida quanto a quantidade de leite secretada durante a amamentação. Como o milagroso leite materno é formado?