Como o coronavírus afeta os pacientes com câncer? A Covid-19, que é vista em todo o mundo e declarada pandemia, é um risco maior para aqueles com doenças crônicas. Mas como os pacientes com câncer são afetados pelo novo tipo de coronavírus? Como eles podem ser protegidos do coronavírus?
Pacientes com câncer devem ser especialmente cuidadosos com o Covid-19
A primeira infecção por coronavírus devido ao SARS-CoV-2 (Covid-19), que pertence à família do coronavírus, foi detectada na China em dezembro de 2019 e depois se espalhou pelo mundo, levando a uma pandemia (uma infecção generalizada em mais de um país ou continente). Como o Covid-19 está se espalhando rapidamente pelo mundo, também se tornou um risco para pacientes com câncer nessa região.
Quem está em maior risco de Covid-19?
O coronavírus é mais grave em pessoas com doenças crônicas (insuficiência cardíaca, insuficiência renal, DPOC, hipertensão, diabetes etc.). Este grupo também inclui pacientes com câncer e pacientes em tratamento de câncer. As pessoas com câncer são mais propensas a serem hospitalizadas quando estão infectadas pelo coronavírus. O risco de perda de vidas devido à infecção aumenta.
Os sintomas mais importantes da Covid-19 são febre, fraqueza grave, tosse e falta de ar. Sintomas semelhantes são esperados em pacientes com câncer com infecção por coronavírus.
Como funciona o Covid-19 em pessoas com câncer?
Em circunstâncias normais, a maioria da Covid-19 é leve ou moderada e não requer hospitalização. No entanto, no caso do coronavírus em pessoas com câncer e tratamento de câncer que afeta o sistema imunológico, o risco de desenvolver falta de ar
e insuficiência de órgãos que requerem hospitalização aumentam. Portanto, o risco para a
vida também aumenta.
Se o tratamento do câncer acabou
As pessoas que concluíram o tratamento do câncer e tiveram anos ou décadas de tratamento provavelmente terão um sistema imunológico normalizado. Espera-se que eles tenham o mesmo risco de infecção por coronavírus que seus pares.
No caso da Covid-19 em pacientes com câncer que recebem tratamento, é necessário interromper o tratamento até que os sintomas desapareçam. A suspensão do tratamento pode fazer com que a doença progrida em alguns cânceres com uma alta taxa de progressão.
Ainda não foi desenvolvida uma vacina para o vírus. Não se conhece um tratamento eficaz. Além das recomendações de proteção contra o vírus, não há precauções adicionais para pessoas com câncer. As precauções podem ser enumeradas do seguinte modo:
• Evite estar em um ambiente lotado. • As mãos não devem ser trazidas para a boca-olho-nariz no ambiente ao ar livre • Lave as mãos com frequência com sabão • Nos casos em que não é possível lavar as mãos com sabão, as mãos devem ser
limpas com desinfetantes contendo álcool. • Superfícies com alto contato devem ser limpas com desinfetantes.
Se houver suspeita de Covid-19
Uma pessoa com uma infecção por Covid-19 deve ficar em quarentena para evitar espalhar o coronavírus para os outros. Eles devem beber muito líquido e descansar. Eles devem usar uma máscara e as superfícies em que tocam devem ser limpas com desinfetante. Se os sintomas aumentarem, a hospitalização e o tratamento de suporte podem ser necessários.