Como as roupas do bebê-criança devem ser lavadas?
Como as roupas do bebê-criança devem ser lavadas? Para garantir a saúde e a longevidade das roupas de bebê e crianças, que são selecionadas com grande esforço e muitas vezes compradas por uma grande quantia de dinheiro, não as limpe a seco.
Por que a limpeza a seco é prejudicial?
As roupas saudáveis mais preferidas na infância são aquelas feitas de 100% lã ou 100% algodão. Você deve prestar especial atenção aos métodos de limpeza para que essas roupas de seus bebês e crianças não percam a forma por muito tempo e sejam roupas saudáveis. A característica mais importante das fibras de lã é que elas se tornam feltradas quando estressadas mecanicamente e são muito sensíveis aos processos básicos, especialmente em ambientes quentes. Existem muitos fatores que fazem com que os tecidos percam suas propriedades, mas o fator mais importante é a lavagem inadequada. Por esta razão, é importante saber como e com o que o tecido deve ser lavado.
Lavar roupas de lã com detergente especial
As soluções básicas não devem ser usadas durante a lavagem e a força excessiva deve ser evitada. Você não deve usar detergente contendo enzimas para roupas de lã, e você deve preferir detergentes líquidos especialmente produzidos. Se as roupas de lã forem lavadas na máquina de lavar, elas devem ser lavadas sob 40 graus e no delicado programa de lavagem. Ao lavar tecidos de lã, o amaciante é usado para evitar a eletrificação e impedir a coleta de poeira. No entanto, o amaciador não deve ser usado para roupas de bebê e crianças.
Squeeze Dry Levemente
Roupas de lã devem ser colocadas na rede de lavanderia com botões e zíperes fechados para evitar o rastejamento. O ciclo de centrifugação não deve ser usado e as roupas devem ser secas gentilmente. Se forem lavados à mão, devem ser lavados suavemente a baixa temperatura, usando detergente apropriado e sem enxaguar. Além disso, o sabão em pó não deve ser usado ao lavar roupas de lã. Eles devem ser secos longe do sol, em um lugar com bom fluxo de ar, levemente torcido e colocado em uma superfície plana.
Preste atenção a estes ao lavar roupas de algodão!
O algodão é uma das fibras naturais mais utilizadas na roupa de bebê e infantil. Os tecidos de algodão têm alta durabilidade, falta de elasticidade, enrugam rapidamente, mantêm bem a tintura, mas são facilmente branqueados. Estas propriedades devem ser levadas em consideração ao lavar. Em vez de lavá-los todos de uma só vez, é mais apropriado lavá-los separadamente como branco e colorido. Os brancos podem ser lavados a 95 graus, mas 60 graus não devem ser excedidos devido ao perigo de desbotamento. Roupas coloridas podem ser lavadas a temperaturas mais baixas e com menos detergente. As roupas feitas de algodão podem ser secas na máquina e passadas com ferro a vapor.
O que é a limpeza a seco?
Dois métodos diferentes são usados para remover a sujeira da roupa: água e limpeza a seco. Na limpeza a seco, as roupas são lavadas com solventes de petróleo em vez de água. Esta técnica é chamada de limpeza a seco para distingui-lo da limpeza com água. Na verdade, não é uma limpeza a seco. As aplicações de limpeza a seco foram iniciadas na França em 1840 e aumentaram gradualmente. Enquanto o cloreto de carbono tetra e tricloroetileno foram usados como solventes na limpeza a seco nos primeiros dias, o percloroetileno (PERC) é usado hoje. É preferido por causa de suas características, como prolongar a vida útil das roupas, ter propriedades muito boas de removedor de manchas, não ver os danos causados pela máquina de lavar roupa, segurar o ferro muito bem e não perder tempo. PERC, que é o mais amplamente utilizado em sistemas de limpeza a seco em todo o mundo, é uma substância tóxica para a saúde humana e do meio ambiente. Não é possível remover completamente o PERC da peça durante a limpeza. No regulamento publicado em 13.12.2014, é definido como “suspeito de causar câncer”. Também tem efeitos muito negativos no cérebro e no sistema nervoso.
Altas quantidades de PERC aumentam a fadiga
As pessoas expostas a níveis elevados de PERC podem sentir tonturas, dor de cabeça, confusão, fadiga, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos. A exposição prolongada pode danificar o fígado, os sistemas nervoso e respiratório. Devido aos seus efeitos nocivos na saúde humana e no meio ambiente, a limpeza a seco com PERC não deve ser preferida para a limpeza de roupas infantis.