Causas e sintomas de anemia
A anemia é muitas vezes ignorada e o tratamento é adiado. No entanto, pode ser causada por outra doença e pode danificar órgãos.
O que é anemia?
Se você se sentir cansado o tempo todo, se as pessoas ao seu redor dizem que você está pálido, se até mesmo o seu cabelo não é mais tão vibrante como costumava ser, cuidado! Seu problema pode ser “anemia”. A anemia é popularmente conhecida como anemia e refere-se a níveis sanguíneos baixos. É especialmente comum em crianças, mulheres e idosos.
O que causa anemia?
Não culpe o seu cansaço pela mudança de estação e do clima. A anemia pode ter muitas causas subjacentes. Hoje, a anemia é percebida como uma doença simples. No entanto, não se deve esquecer que a anemia pode ser um sinal de outra doença e os testes necessários devem ser realizados. As causas da anemia podem ser enumeradas do seguinte modo:
• Dieta inadequada; deficiência de ferro, ácido fólico e ingestão de B12 • Doenças genéticas (doenças como anemia mediterrânea, anemia falciforme) • Doenças da medula óssea, fígado e baço que afetam a produção de sangue • Doenças como infecção e câncer • Falha em substituir a deficiência de ferro devido a problemas estomacais e intestinais
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia. Este problema é mais comum em mulheres. Quando a anemia é detectada em mulheres, os especialistas questionam o estado menstrual. Porque as mulheres perdem mais sangue, i.e. ferro, durante a menstruação. Esta não é a principal causa de anemia em mulheres. Porque se o ferro perdido durante a menstruação for retirado, nenhum problema ocorre. Como resultado da anemia, certas partes do corpo não recebem oxigênio suficiente e as pessoas também podem sofrer distúrbios de diferentes órgãos. O aumento do sangramento intra-uterino pode ser causado por miomas ou alguns tipos de câncer. A falta de uma dieta equilibrada, gravidez e amamentação também estão entre as causas da deficiência de ferro. Doenças graves, como câncer de sangue ou câncer de alguns órgãos internos também podem causar anemia.
Se o sangramento menstrual for excessivo, consulte um médico
Uma mulher pode perder cerca de 30 ml de sangue durante um período menstrual com duração média de 5 dias. Isso causa uma perda de 20-50 mg de ferro. Para prevenir e tratar este período longo e intenso, é absolutamente necessário procurar apoio de um obstetra ginecologista. Distúrbios de absorção, perda excessiva de sangue durante a menstruação mensal, nascimentos freqüentes e períodos entre dois partos são algumas das causas de anemia além da ingestão insuficiente de ferro.
Causas de anemia em homens
A anemia é mais comum em mulheres, mas é menos comum nos homens, tornando-se um motivo de preocupação. Doenças crônicas, como sangramento estomacal oculto, inflamação, sangramento oculto no intestino, tumores podem ser a causa da anemia. Portanto, deve ser levado a sério e investigado.
A deficiência de B12 causa anemia
Como a B12 e o ferro são moléculas que não são produzidas no corpo, mas absorvidas de fora, é mais provável que ocorram deficiências nutricionais e de absorção. A deficiência de vitamina B12, que é encontrada no leite e produtos lácteos, ovos, carne e miudezas, pode levar à anemia e outras doenças. Na ausência de vitamina B12, que permite o crescimento das células no corpo, a divisão celular torna-se difícil e anemia se desenvolve depois de um tempo. Os cânceres gastrointestinais ou certas doenças que causam problemas de absorção gastrointestinal raramente podem causar deficiência de vitamina B12.
Sintomas de anemia
A anemia pode ser uma queixa temporária ou de longo prazo. Os sintomas da anemia podem ser enumerados do seguinte modo:
• Fadiga • Arrepios • Palpitações • Fadiga rápida • Um olhar desbotado • Falta de ar • Gengiva sangrando • Contusões localizadas no corpo
Raramente, podem ocorrer queixas como sonolência e boca seca.
A anemia pode causar ganho de peso
O corpo percebe a anemia como fome. Pode não ser capaz de queimar açúcar e gordura porque não há oxigênio suficiente chegando aos tecidos e células. Açúcar e gordura não queimados são armazenados. Portanto, o ganho de peso acelera. Isto surge da necessidade de compensar a deficiência de ferro devido à falta de orientação do cérebro. Devido ao fator de estresse criado pelo cérebro, as pessoas tentam obter os valores que precisam de substâncias diferentes dos alimentos (como lamber gelo e cal).
Sinais visíveis de anemia
A cor da pele de uma pessoa que sofre de anemia pode ficar pálida, o cabelo pode ficar sem vida e quebrar, e as unhas podem quebrar. A cor da pele e as membranas mucosas sob as pálpebras e na boca parecem pálidas. Há um achatamento da língua. Quando o corpo da pessoa com anemia é examinado, pode-se ouvir que os sons do coração são acelerados. O baço e o fígado podem estar aumentados. Além disso, várias erupções cutâneas, focos de sangramento e contusões podem ser vistas dependendo do tipo de anemia.
Na anemia, os órgãos são privados de oxigênio
Se a anemia não for tratada, o corpo sofre de falta de oxigênio, chamada “hipóxia”, e todos os órgãos começam a se esforçar porque o oxigênio que deve ser entregue aos tecidos não é. Quando a anemia devido à deficiência de ferro dura por muito tempo, o coração aumenta devido ao esforço e a insuficiência cardíaca pode ocorrer. Os pulmões também são tensos e ocorre falta de ar. Os tecidos são privados de oxigênio porque menos oxigênio é fornecido aos tecidos. Como resultado, todos os órgãos internos e músculos ficam cansados e as mãos começam a ficar dormentes. Pode haver dor generalizada, cãibras, esquecimento e distúrbios do humor.
Tratamento de anemia
Quando há suspeita de anemia, os médicos primeiro perguntam sobre o histórico médico do paciente, seguido por um exame. Isto é porque a anemia pode desenvolver no curto prazo assim como a anemia crônica. Quando a anemia é diagnosticada, o tratamento está dirigido na causa. Dependendo da necessidade, são realizados exames de endoscopia gastrointestinal ou outros exames. Procedimentos cirúrgicos também podem ser realizados se necessário. A medicação é administrada para deficiência de ferro, vitamina B12 e deficiência de ácido fólico.
O que é bom para a anemia?
Uma dieta saudável é a chave para reduzir a anemia. Qualquer alimento que contenha proteínas, ferro, B12, ácido fólico, cálcio, zinco e magnésio pode ajudar. Especialmente os seguintes alimentos podem ser consumidos contra a anemia:
• Alimentos que contêm B12:
fígado, carne bovina, leite, ovos, queijo, peixe. • Alimentos que contêm ácido fólico: vegetais de folhas verdes escuras, grãos
integrais e legumes, gemas de ovos. • Alimentos que contêm ferro: carne vermelha, peixe, vegetais de folhas verdes,
legumes, frutas secas, nozes.