Causas de constipação em bebês e crianças
A constipação é uma condição desconfortável para os seus filhos. No entanto, a constipação em bebês e crianças pode ser evitada tomando precauções.
Como aliviar a constipação em bebês?
A nutrição adequada desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Os alimentos errados preferidos podem causar muitos problemas de saúde, desde o sistema imunológico até o estômago e o sistema digestivo das crianças. Entre estes, a constipação, que é frequentemente vista em crianças, pode ser causada por hábitos de banheiro errados, certos medicamentos, várias doenças, como hipotireoidismo ou problemas estruturais do corpo, bem como hábitos alimentares errados.
Não coma macarrão e almôndegas com muita frequência!
A constipação é muitas vezes desencadeada pelo fato de que os pais costumam fazer refeições, como massas e almôndegas à noite, porque têm tempo limitado ou não podem quebrar os desejos de seus filhos. Para evitar a constipação, é importante fazer essas refeições em intervalos mais longos, evitar alimentos fast-food, preferir refeições polpas e suculentas e refeições cozidas com azeite extra virgem.
O que causa constipação em crianças?
Para bebês, a alimentação excessiva de leite de vaca durante a transição do leite materno para o leite de vaca, a transição para alimentos sólidos e a alteração da concentração da fórmula causam constipação frequente. Em crianças pré-escolares e em idade escolar, fatores como imersão em jogos ou desenhos animados, distração com qualquer coisa, adiamento das fezes para evitar ir ao banheiro desencadeiam a constipação. Além disso, certos medicamentos e condições que requerem tratamento médico, como hipotireoidismo, também podem causar constipação.
Fatores fisiológicos podem torná-lo crônico
Em crianças com constipação, o subdesenvolvimento do sistema nervoso na última parte do intestino grosso também é conhecido como a causa da constipação. No exame da criança constipada, a presença de rachaduras chamadas “fissura anal” também deve ser
investigado. Às vezes, o ânus está localizado um pouco mais à frente do que deveria e desencadeia constipação. Outra causa de constipação, estenose retal, deve ser tratada, pois convida a constipação crônica.
Se você tem rachaduras no seu ânus
A complicação mais comum da constipação em crianças é conhecida como rachaduras retais. Devido a rachaduras retais, a criança se recusa a defecar por causa de fezes dolorosas. Como a criança se recusa, a água nas fezes no final do intestino grosso é absorvida mais e as fezes tornam-se mais duras e se tornam como uma pedra. Ainda não se sabe se as rachaduras causam constipação ou se a constipação causa rachaduras. No entanto, é muito importante investigar a presença de rachaduras, especialmente fissuras anais, em todas as crianças com esse problema e tratá-las adequadamente. Caso contrário, o processo pode se tornar crônico e a qualidade de vida da criança é afetada negativamente.
Podem surgir infecções frequentes do trato urinário
A constipação também afeta negativamente o trato urinário. Portanto, é de grande importância passar fezes e urina a tempo. Se não, ambos os problemas podem desencadear-se mutuamente e causar infecções recorrentes do trato urinário. Outro problema que se desenvolve como resultado da constipação é a ‘encompresia’. Este problema ocorre na forma de incontinência das fezes novas e relativamente mais macias devido à incapacidade de esvaziar as fezes que petrificaram no ânus. Esse problema, que pode se tornar crônico, pode ser tratado com a cooperação da família, médico e criança.
Como aliviar a constipação?
Correção de hábitos alimentares, treinamento de banheiro e alguns medicamentos ajudam a eliminar a constipação. A constipação requer um processo de longo prazo no qual a resposta ao tratamento é frequentemente verificada. Portanto, paciência e tratamento regular são importantes. No problema da constipação, é necessário revelar condições como estenose retal e rachaduras no ânus e tratá-las, se houver. Se houver suspeitas de que os nervos na última parte do intestino grosso não estão bem desenvolvidos, uma biopsia é realizada para determinar se as células nervosas estão bem desenvolvidas. Se os nervos não estão bem desenvolvidos, a única solução é o tratamento cirúrgico.