Anemia O que é anemia?
Anemia O que é anemia? A proteína que dá ao sangue sua cor e permite o transporte de oxigênio para as células é chamada hemoglobina. A hemoglobina é transportada no sangue por glóbulos vermelhos. Quando a proteína da hemoglobina no sangue cai abaixo do nível normal ou o número de glóbulos vermelhos diminui, é chamada anemia. Se a anemia não for tratada, pode causar problemas no corpo. A anemia também pode causar hipóxia, uma condição na qual não é fornecido oxigênio suficiente aos tecidos. Como não entra oxigênio suficiente no corpo, todos os órgãos começam a lutar. Embora a anemia distorça todos os órgãos internos e músculos devido à falta de oxigênio, também pode causar dores no corpo, distúrbios do humor, esquecimento e dormência nas mãos e nos pés. Com a detecção da anemia, o planejamento do tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível de acordo com a causa. A anemia pode ser causada por fatores genéticos, bem como deficiências nutricionais. A anemia deve ser investigada muito bem antes do tratamento e testes como endoscopia gastrointestinal devem ser realizados se necessário pelo médico. Existem muitos tipos de anemia. Pode ser congénita ou adquirida. Alguns tipos de anemia:
• Anemia falciforme
É um distúrbio sanguíneo hereditário que pode ser herdado de ambos os pais. Os glóbulos vermelhos são redondos, flexíveis e parecidos com anéis. Em pessoas com anemia falciforme, os glóbulos vermelhos tomam a forma de foices e perdem sua flexibilidade, daí o nome. Enquanto as células normais do sangue podem passar através dos capilares, as células anormais ficam presas nos capilares e não podem passar. Isto pode ser fatal.
• Anemia aplástica
A anemia aplástica é uma das doenças que se desenvolvem devido à insuficiência da medula óssea. Também é chamado de condição na qual as células sanguíneas não podem ser produzidas na medula óssea. É uma das doenças graves que podem colocar a vida do paciente em risco, pois os glóbulos brancos e vermelhos diminuem ou desaparecem completamente.
• Anemia hemolítica
É um tipo de anemia causada pelo encurtamento prematuro da vida útil dos glóbulos vermelhos no sangue periférico. A anemia hemolítica pode ser herdada ou desenvolver-se mais tarde, dependendo dos fatores. Na anemia hemolítica, o corpo começa a produzir 6 a
8 vezes mais células sanguíneas do que a média, mas a destruição das células se desenvolve mais rapidamente do que as células sanguíneas recém-produzidas. Isso leva à hemólise, a destruição das células sanguíneas.
• Anemia perniciosa A anemia perniciosa está diretamente relacionada à vitamina B12. As pessoas com anemia perniciosa não obtêm vitamina B12 suficiente dos alimentos. Eles não têm uma proteína produzida no estômago chamada fator intrínseco. A falta desta proteína leva a uma deficiência de vitamina B12 e, portanto, a anemia perniciosa causada pela deficiência de B12.
• Anemia megaloblástica A anemia megaloblástica é um tipo de anemia que ocorre quando a vitamina B12 e o ácido fólico são menores do que deveriam. Também é conhecida como vitamina B12, anemia por deficiência de folato ou anemia macrocítica. Anemia O que
Causas O que causa anemia?
Existem três causas importantes de anemia que não é congênita, mas ocorre na idade adulta. Estes são deficiência de ferro, deficiência de B12 e deficiência de ácido fólico.
• O ferro é um dos componentes mais importantes da proteína hemoglobina; em caso de deficiência de ferro, a hemoglobina não pode ser produzida e ocorre anemia. Esta condição é chamada anemia por deficiência de ferro. A anemia por deficiência de ferro pode ocorrer como resultado de uma dieta pobre em ferro e certos problemas gastrointestinais. Além disso, a deficiência de ferro em algumas mulheres ocorre porque perdem muito sangue durante a menstruação.
• O ácido fólico e a vitamina B12 também desempenham papéis importantes na produção de glóbulos vermelhos. Portanto, uma dieta pobre em ácido fólico e B12 também pode levar à anemia. Em particular, o baixo ou nenhum consumo de carne vermelha pode levar à deficiência de vitamina B12 e ferro, enquanto as pessoas que não consomem vegetais também podem ter deficiência de ácido fólico. Para evitar a anemia, é necessário consumir uma dieta equilibrada.
A perda de sangue devido ao trauma ou sangramento interno também pode levar à anemia.
• As anemias congênitas são geralmente devidas a fatores genéticos. Exemplos incluem anemia mediterrânea (talassemia) e doença falciforme.
Além de todos estes, não se deve esquecer que as doenças crônicas também podem causar anemia.
Sintomas Quais são os sintomas da anemia?
Alguns dos sintomas da anemia são os seguintes:
• Fadiga • Palidez do rosto, olhos ou unhas • Tontura • Palpitações • Esquecimento • Queda de cabelo • Zumbido • Fadiga precoce • Arrepios • Falta de ar • Rachaduras no lábio • Escurecimento dos olhos • Síndrome da perna inquieta • Pode ser visto como concentração prejudicada.
Métodos de diagnóstico Como a anemia é diagnosticada?
A anemia é uma das condições mais comuns. Pode ser observada em quase todas as comunidades, raças e faixas etárias. Para o diagnóstico da anemia, seu doutor tomará primeiramente sua história médica e história familiar para doenças tais como a talassemia e a anemia da célula falciforme. Posteriormente, a anemia pode ser diagnosticada através da realização de exame físico, exames e exames. O exame físico inclui ouvir a frequência cardíaca, verificar a função respiratória e verificar se há inchaço do baço e do fígado.
Exames de sangue podem ser solicitados para descobrir o tipo e o nível de anemia. Se houver suspeita de anemia, o médico irá primeiro pedir que você faça um exame completo do hemograma. Em um exame de hemograma completo, o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, i.e. plaquetas, é verificado, juntamente com os valores de hematócrito e hemoglobina.
Se um exame de hemograma completo não for suficiente para diagnosticar anemia, o médico também pode solicitar eletroforese de hemoglobina, contagem de reticulócitos, ferro sérico e testes de ferritina sérica. Se a anemia é considerada um sintoma de outra doença crônica, os testes para essa doença podem ser realizados. Se o médico suspeitar de sangramento nos intestinos, ele pode pedir exames de sangue ocultos fecais e uma colonoscopia. Nas mulheres, você também pode ser aconselhado a fazer um exame ginecológico para sangramento que se acredita ser causado pelo sistema reprodutivo.
Métodos de tratamento Como a anemia é tratada?
O tratamento da anemia varia de acordo com o tipo, curso e gravidade da anemia. O principal objetivo do tratamento é eliminar a condição que causa anemia. Para anemia causada por deficiência de ferro e ácido fólico, recomenda-se consumir vegetais verdes e frutas recomendadas pelo médico. Também é possível fazer isso com suplementos externos. Para anemia devido à deficiência de vitamina B12, os suplementos vitamínicos podem ser administrados por gotas ou injeções. Se a anemia progrediu e atingiu um ponto perigoso, o transplante de células-tronco do sangue e da medula pode ser realizado. Ou, se você tiver um sangramento grave que esteja causando anemia, seu médico pode recomendar uma operação cirúrgica. Anemia O que