A perda óssea na menopausa pode ser prevenida?
A perda óssea na menopausa pode ser prevenida? A menopausa causa sintomas como humor irritável e ondas de calor, mas esses não são os únicos problemas. Tome estas precauções contra a osteoporose, também conhecida como osteoporose.
Formas de proteger os ossos antes da menopausa
A menopausa é caracterizada por ondas de calor, irritabilidade, ganho de peso e aumento das rugas na pele. Em média, a maioria das mulheres na Turquia após os 46 anos entra na menopausa com essas queixas. No entanto, há um problema muito mais importante causado pela menopausa. A menopausa acelera a perda óssea (osteoporose) chamada ‘osteoporose’. Por esta razão, é muito importante que cada mulher tome precauções contra a perda óssea na juventude. Uma das medidas mais importantes é fazer exercício regularmente.
Por que os ossos enfraquecem?
Embora a perda óssea comece realmente após os 20 anos, nenhuma perda significativa é observada até a menopausa. Após a menopausa, com a perda de estrogênio, a densidade óssea diminui e há uma tendência para fraturas. Existem dois tipos diferentes de ossos no corpo: osso cortical e osso trabecular. O osso cortical compõe 80% de todos os ossos do corpo. Os ossos trabeculares (vértebras e extremidades de ossos longos) perdem 5% ao ano e a massa óssea total do corpo perde 1-1,5% ao ano. 20 anos após a menopausa, há uma perda de 50 por cento da massa óssea trabecular e uma perda de 30 por cento da massa óssea cortical. Como resultado, a altura diminui e a tendência às fraturas aumenta. Por exemplo, estudos descobriram que 25% das mulheres de 70 anos têm fraturas nas costas ou na cintura e 20% das mulheres de 90 anos têm fraturas no quadril.
É possível reduzir fraturas ósseas!
Como a perda óssea é mais rápida no início do período pós-menopausa, o tratamento deve começar o mais cedo possível. O tratamento hormonal pode reduzir as fraturas ósseas em 50%. No entanto, não é recomendado dar estrogênio às mulheres na menopausa para esse fim. Estudos mostraram que quando o cálcio é adicionado ao tratamento, há uma redução de 80% nas fraturas ósseas lombares e nas costas. Além disso, a vitamina D deve
Deve ser adicionado ao tratamento em mulheres com mais de 70 anos e naquelas que vivem em regiões onde a luz solar é escassa.
Caminhar 2-2,5 km por dia durante a menopausa
Também é importante prestar atenção ao estilo de vida na prevenção da perda óssea. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é o ‘exercício’. Recomenda-se que as mulheres na menopausa andem 2-2,5 km por dia, o que aumenta a eficácia do tratamento. Além da caminhada, os esportes que engordam no corpo, como a dança, tênis e pular corda também são eficazes na prevenção da osteoporose. Se a caminhada regular não for possível, é útil fazer esses exercícios por 30 minutos 3-4 dias por semana.
Como você evita a perda óssea?
As medidas a tomar contra a perda óssea após a menopausa podem ser enumeradas do seguinte modo:
• É muito importante evitar o álcool e o fumo. Porque especialmente fumar aumenta a perda óssea.
• Preste atenção à ingestão adequada de cálcio. Além do leite e produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, legumes, nozes, amêndoas e figos secos são as melhores fontes de cálcio.
• Se você está no grupo de risco para osteoporose, também é apropriado suplementar 1200-1500 mg/ dia de cálcio com vitamina D. Sempre consulte o seu médico!
• A proteína é de grande importância para os ossos, por isso é muito importante que você obtenha o suficiente. No entanto, evite dietas ricas em proteínas. Porque consumir muita proteína leva à perda de força nos ossos.
• Todo mundo sabe que muito sal é prejudicial. Se você tem um hábito de sal antes da menopausa, pare imediatamente. O sal também deve ser considerado para perda óssea. Não consuma mais de 6 gramas de sal por dia. O excesso de sal causa perda de cálcio no corpo, portanto, perda óssea.
• A cafeína reduz a absorção de cálcio e provoca perda óssea na menopausa. Portanto, não beba mais de 3 xícaras de café e chá por dia. Evite também bebidas de cola.
• Manter um peso ideal antes e durante a menopausa. Ser muito magro também provoca uma diminuição nos níveis de estrogênio e desencadeia osteoporose.
• Coma muita fruta e legumes.