A ameaça da puberdade: anorexia e bulimia
A ‘percepção corporal magra’ engana muitos adolescentes e leva a distúrbios alimentares. Reconheça os distúrbios alimentares mais comuns anorexia nervosa e bulimia nervosa.
Falsa ‘imagem corporal’ causa anorexia e bulimia nervosa
Anorexia e bulimia são particularmente comuns na adolescência. Os distúrbios alimentares geralmente ocorrem quando há um problema com a forma e o peso do corpo ou estresse intenso. A idade de início mais comum é a adolescência, entre as idades de 14 e 18 anos. Os transtornos alimentares mais comuns que ameaçam a vida são ‘anorexia nervosa’ e ‘bulimia nervosa’. A anorexia e a bulimia podem passar com um ataque único e leve, ou com recuperação e recidivas, mas também podem durar uma vida inteira.
A anorexia começa com dieta
A razão mais importante para o aparecimento da anorexia nervosa e bulimia nervosa durante a adolescência são as mudanças físicas experimentadas durante este período e a incapacidade de se adaptar a essas mudanças. Durante este período, a gordura corporal aumenta, os seios se tornam mais proeminentes e os quadris ficam mais largos. Muitas meninas começam a ganhar peso durante esse período. Isso os afasta das medidas ideais estabelecidas pela sociedade. Perder peso é bom; ganhar peso e estar acima do peso estão associados a sentimentos ruins. Comparando o próprio corpo com os critérios de ‘beleza’ que lhes são apresentados, o jovem acaba por se sentir inadequado, feio e começa a fazer dieta. Ressalta-se que o comportamento dietético é o estímulo comum que leva à anorexia nervosa e bulimia nervosa. Além disso, do ponto de vista psicológico, a adolescência é um período em que o jovem se separa da família, aprende a ser um indivíduo e tenta formar sua própria identidade. Neste período, a jovem precisa controlar seu corpo para mostrar à família que ela tem controle sobre seu próprio corpo.
O que é anorexia nervosa?
As meninas, especialmente na adolescência, interpretam significativamente mal a forma do corpo. Não importa o quão magras elas sejam, elas não se veem como magras o suficiente. Pessoas que sofrem de neurose anoréxica, também conhecida como magreza extrema com risco de vida, muitas vezes não admitem Que têm um problema. No caminho para a anorexia, as crianças apresentam os seguintes comportamentos:
• Eles se recusam a ser o peso ideal para sua idade e altura, mesmo o menor peso. • Eles são mais finos do que o peso normal ou ideal. Eles se recusam a ficar em um
peso normal. • Eles têm muito medo de ganhar peso. • Eles se olham no espelho por um longo tempo para acreditar que não estão
ganhando peso. • Eles acham que estão acima do peso, mesmo que sejam muito finos. Eles não
percebem que sua magreza se tornou perigosa. • Eles vivem suas vidas focados em perder peso. • Eles são obcecados com comida, peso e dieta. Eles limitam a quantidade de
alimentos que comem excessivamente. • Para evitar o ganho de peso, eles vomitam, usam medicamentos causadores ou
desidratantes de diarreia. • Eles se exercitam demais, mesmo que estejam doentes. • Crescer, ser mulher e sexualidade são provocantes de ansiedade. Eles vêem a perda
de peso e ser magro como uma maneira de lidar com essa ansiedade e como uma solução para sair dessa ansiedade.
• Pessoas com distúrbios alimentares têm irregularidades menstruais, cãibras musculares, fraqueza, fraqueza, fadiga, problemas de condução cardíaca. Eles também podem ter cárie dentária, fraturas, pele seca, constipação, crescimento do cabelo, baixa temperatura corporal.
Efeitos da bulimia nervosa
A bulimia nervosa é uma doença caracterizada por episódios de compulsão alimentar seguidos de vômitos. Durante esses episódios de alimentação, o senso de controle sobre o comportamento alimentar desaparece. As meninas que tentam perder peso geralmente estão ligeiramente acima do peso ou com peso corporal normal, cerca de 10% têm sobrepeso significativo. As crianças alarmadas com a bulimia apresentam os seguintes comportamentos:
• Eles experimentam flutuações de peso freqüentes. Embora a maioria esteja na extremidade superior da faixa de peso normal ou ligeiramente acima do peso, eles preferem a extremidade inferior da faixa de peso normal como seu peso ideal.
• Eles podem usar estimulantes para reduzir o apetite. • Alguns desenvolvem cicatrizes nas mãos e costas causadas por vômitos. • Os sintomas depressivos são frequentes e graves. • Experimentam variabilidade temperamental, têm autoexpectações elevadas, têm uma
atitude cruel e crítica em relação a si mesmos, são sensíveis à rejeição e precisam da aprovação dos outros.
• Comportamentos impulsivos são comuns. Pode haver abuso de substâncias e álcool. Alguns deles podem roubar comida, roupas e jóias.
• Sintomas de fadiga, perda de peso, vômitos, dor de cabeça, desmaios, dores abdominais vagas e menstruação irregular também podem ocorrer.
• A anorexia nervosa e a bulimia nervosa têm aumentado com a mudança na percepção de ‘beleza’ na sociedade. Especialmente no mundo da televisão e publicidade, os personagens de ‘mulheres magras’ são percebidos como modelos para meninas durante a adolescência. Isso leva as meninas a fazer dieta, mesmo que não estejam acima do peso. Isso pode levar à anorexia e bulimia. Os pais devem estar cientes de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia para seus filhos e consultar um especialista quando necessário.