9 perigos para a saúde de muito sal
9 perigos para a saúde de muito sal Você acha que está reduzindo a adição de sal aos alimentos. Este é um passo importante, mas sua principal ingestão de sal está em alimentos processados ou embalados. Sempre leia os gramas de sódio/sal na embalagem do produto que você compra.
Alimentos que surpreendem com seu alto teor de sal
O sal, que contribui significativamente para as nossas funções vitais com os minerais que contém, pode causar problemas significativos quando consumido em excesso. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, uma média de 5 gramas de sal (uma colher de chá) por dia é suficiente para o nosso corpo. No entanto, a pesquisa mostra que o consumo de sal na Turquia infelizmente atinge 16-18 gramas. Afirma-se que esta quantidade foi reduzida para 14,8 gramas com as restrições feitas nos últimos anos. Você obtém a maior parte do sal não do sal que você coloca nos alimentos, mas dos nutrientes em alimentos processados. Os alimentos processados geralmente contêm cerca de 75 por cento de sódio. Portanto, para reduzir a ingestão de sal, é muito importante evitar alimentos processados, bem como remover o sal da mesa. Então, como o sal, que muitos de nós polvilham em nossas refeições sem pensar, afeta nossa saúde? Aqui estão os danos do excesso de sal…
1. Muito sal aumenta a pressão arterial
O aumento do sal na dieta aumenta a pressão arterial. Quando o consumo de sal aumenta, a dose e a frequência da medicação para baixar a pressão arterial necessária também aumentam. A razão para isso é que o sal reduz o efeito dos medicamentos para pressão arterial. Em particular, conduz ao desenvolvimento da resistência ao efeito de inibidores de ACE e de medicamentações da pressão sanguínea do grupo de ARB. Existe uma relação dosedependente e direta entre sal e hipertensão. Reduzir a ingestão de sal reduz o risco de doenças cardiovasculares e derrame a longo prazo. Por exemplo, reduzir a ingestão de sal na dieta de 10 gramas para 5 gramas pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 23% e o risco de doenças cardiovasculares em 17%.
2. Como o excesso de sal danifica os rins?
Uma dieta salgada não só aumenta a pressão arterial sistêmica, mas também aumenta a pressão dentro das células renais. O aumento da pressão dentro das células chamadas glomérulos torna a membrana filtrante do rim mais permeável às proteínas. O aumento da excreção de proteínas na urina também pode causar danos permanentes nos rins a longo prazo.
3. O consumo de sal pode aumentar a resistência à insulina
Uma dieta rica em sódio aumenta o nível de leptina no sangue. Um aumento neste hormônio aumenta as células adiposas no abdômen. A gordura abdominal também resulta em uma circunferência da cintura aumentada. Como resultado, a resistência à insulina aumenta. Uma dieta de baixo teor de sódio, por outro lado, regula a quantidade de transportadores que transportam glicose para os tecidos e receptores de insulina nas células adiposas, e a resistência à insulina diminui. Quando o sal é restrito na dieta, especialmente em indivíduos sensíveis ao sal, a resistência à insulina diminui.
4. O dano ao estômago também é grande
Uma dieta rica em sódio danifica a mucosa gástrica. A mucosa danificada torna-se mais sensível aos carcinógenos. Ela predispõe as bactérias chamadas Helicobacter pylori a se instalarem no estômago por um longo período de tempo e causarem danos. O câncer também pode se desenvolver na mucosa gástrica danificada. Por esse motivo, alimentos salgados, defumados e em conserva devem ser evitados.
5. Isto é como muito sal faz você fraco
1 em cada 2 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos sofrem de fraturas ósseas devido a uma diminuição na densidade óssea chamada osteoporose. Uma dieta rica em sal faz com que o cálcio seja liberado dos ossos e excretado na urina. Como resultado, os ossos ficam fracos e facilmente quebráveis. As mulheres na menopausa e os idosos estão em risco particularmente elevado.
6. Excreção de excesso de cálcio
Uma dieta salgada aumenta a excreção urinária de cálcio. A excreção de mais cálcio do que deveria estar presente na urina também pode levar à formação de cálculos renais. Os cálculos renais podem causar danos aos rins, criando um foco de infecção ou bloqueio no trato urinário.
7. Muito sal até reduz a imunidade
Estudos em animais mostram que o consumo excessivo de sal reduz a função dos ‘macrófagos’, os protetores que combatem bactérias e substâncias estranhas. Como resultado, nosso sistema imunológico é enfraquecido contra bactérias e vírus.
8. Danifica os vasos sanguíneos
A demência devido à doença vascular é o tipo mais comum de demência. Esta condição, que afeta todas as funções mentais, se desenvolve como resultado da circulação sanguínea prejudicada no cérebro devido à aterosclerose. O consumo excessivo de sal acelera a demência devido à doença vascular, interrompendo a estrutura vascular e aumentando a pressão arterial.
9. O consumo excessivo de sal provoca a doença de Meniere
Caracterizada por desequilíbrio, tontura grave, náuseas e vômitos, a doença de Meniere é um problema relacionado à lesão do ouvido interno. A ingestão elevada de sal provoca retenção de água no corpo, o que aumenta a pressão do ouvido interno e exacerba os sinais e sintomas da doença. Uma dieta livre de sal é altamente eficaz no tratamento da doença de Meniere.
Como você pode reduzir a ingestão de sal?
• Desista do hábito de colocar saleiros na mesa de jantar. • Adquira o hábito de temperar alimentos com especiarias. • Não negligencie a olhar para o teor de sódio dos produtos durante as compras de supermercado. • Se a quantidade de sódio for dada nos alimentos, você pode calcular a quantidade de sal multiplicando esse número por 2,5. Por exemplo, se houver 1,5 gramas de sal ou 0,6 gramas de sódio em 100 gramas do produto, ele cai no grupo “produto alto sal”, e se houver 0,6 gramas de sal ou 0,1 gramas de sódio, ele cai no grupo “produto baixo sal”.
• Alimentos como picles, ketchup, mostarda, azeitonas, molho de soja, etc. têm muito alto teor de sal. Consuma esses alimentos o mínimo possível. Por exemplo, 1 colher de chá de molho de soja contém 335 mg de sódio (837,5 mg de sal), uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 530 mg de sódio (1,32 gramas de sal). Esta quantidade representa quase 1 em 5 da ingestão diária de sal.
• Alcachofras, espinafre e aipo, que nunca pensamos que poderia ter um alto teor de sal, contêm 86/71/ 100mg de sódio por 100 gramas, respectivamente. Lembre-se de reduzir a quantidade de sal que você adiciona ao cozinhar esses alimentos.
• Alimentos em conserva (como azeitonas, picles, queijo) também desempenham um papel importante na ingestão de sódio. Evite esses alimentos o máximo possível.