7 causas de problemas de sono em crianças
7 causas de problemas de sono em crianças Existem muitas causas de problemas de sono em crianças, como estresse e apneia do sono. Ao tratar essas causas, você pode garantir que seu filho durma profundamente.
Táticas para regular o sono de seus filhos
O sono saudável é crucial para o desenvolvimento mental e físico das crianças. O sono das crianças deve ser ininterrupto, adequado e de alta qualidade para o desenvolvimento da sua capacidade de aprender. No entanto, como os adultos, as crianças também podem ter problemas de sono por várias razões. O diagnóstico precoce em crianças com problemas de sono, como sonambulismo e apneia do sono, facilita o tratamento.
O estresse dá pesadelos
Pesadelos, um problema de sono que também desafia os adultos, são mais comuns entre as idades de 3-5. Fatores como estresse, imaginação intensa, sentimentos de insegurança, mudanças indesejadas na vida (divórcio parental e brigas/mudança de casa-escola), eventos traumáticos são alguns dos fatores que aumentam os pesadelos.
Sonâmbulo?
O sonambulismo, que ocorre em 15% das crianças, geralmente começa entre as idades de 4 a 8 anos e diminui até a adolescência. Mesmo se os olhos estão abertos, a criança não se lembra dessas coisas na parte da manhã se ele/ ela não é acordado porque ele/ ela está em um período de sono pesado. Também é muito importante tomar precauções para a segurança da criança.
Perna inquieta acorda você do sono
Neste problema que interrompe o sono, dor nas pernas, formigamento, etc. inquietação é experimentada. A síndrome das pernas inquietas é 5 vezes mais comum em crianças com deficiência de ferro. A deficiência de vitamina B12 e o consumo excessivo de café/cigarro na adolescência também aumentam o risco dessa síndrome.
O que é terrorismo do sono?
Os terrores do sono, também conhecidos como ‘terrores noturnos’, geralmente ocorrem na 3ª hora de sono. Embora a criança acorde chorando de terror, ele/ela não consegue se lembrar do evento pela manhã porque ele/ela não está totalmente acordado. Os terrores noturnos duram entre 30 segundos e 3 minutos.
Não coma o jantar tarde
A fome excessiva ou a saciedade excessiva são fatores que dificultam o sono. Por esse motivo, o jantar não deve estar perto do sono. Caso contrário, além de fornecer energia, pode causar indigestão, problemas de gás e dificuldade para dormir.
O que causa a apneia do sono?
Outro problema do sono em crianças é a apneia do sono. A apneia do sono, que significa parada respiratória temporária durante o sono, é frequentemente vista entre as idades de 4- 6 anos. É mais comum em crianças com amígdalas aumentadas, adenóides e excesso de peso. Pode levar a problemas como ronco alto, mau humor, fadiga, desatenção e retardo de desenvolvimento, e até mesmo risco de vida.
Cuidado com a narcolepsia se de repente estiver dormindo
A narcolepsia, um distúrbio importante do sono, é ataques repentinos de sono enquanto acordado durante o dia. A pessoa adormece de repente enquanto fala ou come. Isso pode ser acompanhado por uma queda repentina no chão quando eles estão muito felizes ou chateados.
Como manter os padrões de sono?
• Defina horários de dormir, estabeleça limites apropriados e aja decisivamente. Não comprometa isso. • Se o seu filho sofre de terrores do sono e sonambulismo em determinados momentos todas as noites, acorde-o/ ela 15 minutos/ meia hora antes de dormir e deixe ele/ ela voltar a dormir.
• Coloque seu filho na cama no mesmo horário todos os dias, aloque tempo suficiente para sua rotina pré-sono e inclua as coisas favoritas do seu filho durante esse período.
• Se o seu filho vem para a sua cama quando ele/ ela acorda à noite, leve-o/ ela de volta para a cama para que não se torne um hábito. Se ele/ela estiver assustado, fique com ele/ela e conforte ele/ela.
• Os pesadelos podem ser causados por algo que eles experimentaram durante o dia ou pelo que assistem na TV. Às vezes, eles têm pesadelos sem motivo. Se o seu filho acordar à noite dizendo que está com medo, certifique-se de que você está lá para confortá-los e ficar com eles até que se sintam seguros. Se isso acontecer todas as noites, tente entender se seu filho está agindo dessa maneira para mantê-lo com ele ou se ele está realmente assustado.
• Não coloque seu filho na cama com fome ou muito cheio. Mantenha-se longe de alimentos com propriedades estimulantes à noite, como chocolate.
• Organizar atividades e cerimônias de sono (contando uma história para dormir, cantando uma canção de ninar, etc) onde ele/ ela pode passar um tempo de silêncio com a família antes de ir dormir.
• Certifique-se de que o quarto não é muito escuro, a umidade e temperatura (18 graus) são adequados, o quarto é ventilado e não há fumo no quarto.
• Não use cobertores elétricos ou garrafas de água quente na cama. • Não deixe ele/ ela dormir na luz solar direta ou perto de um aquecedor.