3 doenças cardíacas que apresentam desmaios
Você sabia que há uma relação estreita entre doenças cardíacas e desmaios? Esse problema, que às vezes você passa como um simples desmaio, pode ser um sintoma importante de doença cardíaca.
Doenças cardíacas com sintomas e tratamentos de desmaio
O desmaio, definido como uma perda temporária de consciência e postura, se desenvolve como resultado de uma diminuição temporária no fluxo sanguíneo ou na oxigenação do cérebro. O desmaio em si não é uma doença, mas embora muitas vezes se pense que seja neurológico, pode realmente ser um sintoma de várias doenças. Ele chamou a atenção para 3 doenças cardíacas que se manifestam com desmaios.
1. Problemas de ritmo
A arritmia, uma condição em que o coração perde seu ritmo normal e regularidade, é frequentemente manifestada por desmaios. Em particular, um coração que bate muito lentamente ou muito rápido não pode manter a pressão arterial normal e, portanto, o fluxo cerebral pode ser prejudicado. Como resultado, ocorre desmaio. Tratamento: Se não houver outros problemas no coração, o distúrbio do ritmo pode ser causado pelo consumo excessivo de chá e café, distúrbios do sono, estresse, anemia. Quando esses fatores são eliminados, o ritmo no coração também é regulado. Em problemas graves de ritmo, um marca-passo ou dispositivos especiais chamados CID (desfibrilador intracardíaco) podem ser necessários para o tratamento.
2. Doenças das válvulas cardíacas
As doenças das válvulas cardíacas, cujos sintomas podem incluir desmaios, podem se desenvolver como resultado de causas congênitas, doença reumática febril na infância e doença do tecido conjuntivo. Além disso, a degeneração das válvulas relacionada à idade também pode ocorrer. Especialmente na estenose da válvula aórtica, o suprimento de sangue cerebral pode diminuir devido à obstrução do fluxo sanguíneo e, como resultado, podem ocorrer desmaios. Isso geralmente indica que a doença valvar está avançada. Tratamento: A pessoa pode recuperar sua/sua saúde com cirurgia de válvula cardíaca.
3. Doenças do músculo cardíaco
Muitos problemas de saúde relacionados ao músculo cardíaco também podem se manifestar por desmaios. Entre estas incluem-se a cardiomiopatia hipertrófica, caracterizada por um espessamento excessivo do músculo cardíaco em relação ao normal; cardiomiopatia dilatada, cuja causa é desconhecida, mas que faz com que os músculos cardíacos se debilitem ao longo do tempo e as cavidades cardíacas aumentem; Displasia ventricular direita e Arrhythmogenic, que afeta principalmente o ventrículo direito do coração e muitas vezes pode causar arritmias fatais. Tratamento: O desmaio pode ser evitado com medicação ou marcapassos especiais. Os marcapassos utilizados nestes casos funcionam de duas maneiras diferentes. O primeiro: marca-passos que são ativados dependendo da desaceleração da frequência cardíaca. Estes pacemakers detectam automaticamente quando a frequência cardíaca abranda e são activados à velocidade da necessidade fisiológica do corpo quando necessário. O outro é o grupo de bateria desfibrilador automático. Esses dispositivos maiores detectam arritmias fatais (como fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular) e corrigem a arritmia por meio de liberação de choque.
Quando o desmaio indica doença cardíaca?
• Se desmaiar de novo, • Se dor torácica e palpitações ocorrerem durante o desmaio, • Doença cardíaca conhecida, • Se houver um alto risco de doença cardíaca, como histórico de tabagismo, pressão
arterial elevada, diabetes, colesterol alto, • Se houver uma história familiar de doença cardíaca e morte súbita, há possibilidade
de doença cardíaca.