12 maneiras de superar o medo da escola
12 maneiras de superar o medo da escola Enquanto algumas crianças esperam ansiosamente para se sentar em suas mesas escolares, para outras o medo da escola causa estresse aos pais. Superar esses medos não é tão difícil quanto parece.
Se ir à escola é um sonho temido
Com o início da escola, a criança atinge a maturidade mental, física e cognitiva. Para algumas crianças, a escola é um lugar onde começam com grande entusiasmo, enquanto para outras pode ser um sonho assustador.
Por que as crianças têm medo da escola?
Quando uma criança não quer ir à escola e está desinteressada na escola, isso indica medo da escola. A maior razão é o medo de sair de casa e dos pais, principalmente da mãe. Uma mudança significativa na vida de uma criança pré-escolar também pode levar ao medo da escola. Por exemplo, um novo irmão nasce, uma criança se muda de seu/sua vizinhança, seus/seus pais se divorciam, sua casa é hipotecada ou um ente querido morre, e a criança pode evitar fortemente ir à escola. Embora a fobia escolar que pode durar algumas semanas seja considerada normal, se durar mais tempo, o apoio psicológico deve ser procurado.
Com que idade ocorre a fobia escolar?
crianças com fobia escolar frequentemente relatam dores de cabeça ou dor de estômago perto de ir à escola ou na noite anterior, sentem náuseas ou até vômitos. Os feitiços de choro tornam-se irritáveis. Quando os pais dizem ‘você pode ficar em casa’, esses sintomas desaparecem, apenas para retornar no dia seguinte. Às vezes, a fim de evitar ir à escola, a criança pode dizer que ele/ ela tem medo de seus/ seus professores ou amigos e que eles o tratam/ sua má. Embora medo da escola, que é geralmente visto entre as idades de 6-12, é considerado normal, pode causar outros problemas psicológicos no futuro se perturbar a funcionalidade, isto é, se o absentismo escolar aumentar. Suas realizações acadêmicas podem permanecer abaixo de seu desempenho real. Outros problemas de adaptação podem ser adicionados ao longo do tempo.
Aqui estão algumas táticas para superar o medo da escola
1. Não culpe nem use linguagem depreciativa. Explique de uma forma que ele/ela possa entender por que ele/ela precisa ir à escola.
2. Seja doce e firme, mas firme sobre ir à escola; evite dizer “Vamos lá, está tudo bem por hoje”.
3. Participar em grupos de brincadeiras pré-escolares para que ele/ ela possa sair de casa por curtos períodos de tempo.
4. Incentive-o/ela a ir ao banheiro e comer por conta própria já. 5. Mantenha-o/ ela em ambientes onde ele/ ela pode socializar e fazer novos amigos. 6. Mostre-o/ela pela escola com um ou dois dias de antecedência e faça as compras da
escola juntos. 7. Fale com ele/ela sobre o cheiro da escola. Tente entender por que ele/ela está com
medo em vez de dizer: “O que há para ter medo?”. Fale sobre suas próprias experiências.
8. A ansiedade é contagiosa. Às vezes, o medo do seu filho de ir à escola pode ser um reflexo do seu medo de não querer deixar o seu filho. Seja autocrítico.
9. Mesmo que a criança não queira entrar, leve-a/ele para o pátio da escola. Se ele/ela tiver dificuldade em habituar-se, afaste-se gradualmente.
10. Não fale sobre a inadequação da escola ou a incompetência dos professores na frente da criança.
11. No final de cada dia, fale sobre o que ele/ela fez na escola. Mas pergunte: “O que você fez hoje?” em vez de “O que você fez sem mim até esta noite?” Louvar seus/ seus esforços com apreço.
12. Se o problema com a frequência escolar persistir por mais de algumas semanas, apesar dessas sugestões, procure ajuda de um psiquiatra infantil.