Sintomas de adenóide em crianças
Sintomas de adenóide em crianças A adenóide, que causa muitos problemas, incluindo atraso no desenvolvimento, se negligenciada, deve ser removida sem demora com o conselho de um médico quando necessário.
Cuidado se o seu filho dorme com a boca aberta!
As adenóides desempenham um papel importante com sua estrutura semelhante a cachos de uva entre o nariz e a garganta. Ele pega bactérias e vírus que entram pelo nariz, produz anticorpos que ajudam o corpo a combater esses germes e funciona de maneira semelhante às amígdalas. No entanto, quando este pequeno tecido cresce e preenche a cavidade nasal, causa muitos problemas como congestão nasal, dormir com a boca aberta à noite, sono de má qualidade, doenças frequentes, sibilos e infecções do ouvido. Às vezes, os pais relatam que seu filho tem um tom de voz diferente porque ele/ ela fala nasal, não tem apetite, suores e roncos à noite, e às vezes baba do canto da boca dele/ dela. A adenóide atinge seu maior diâmetro entre as idades de 3-5, depois começa a encolher e desaparece na adolescência. No entanto, em crianças com tais problemas, seria inconveniente esperar porque “vai encolher no futuro de qualquer maneira”.
A adenóide pode até causar atraso no desenvolvimento
Neste ponto, os pais têm deveres muito importantes. Porque às vezes os pais estão preocupados com a remoção de adenóides e às vezes eles não se debruçam sobre isso, porque “vai encolher no futuro”, isso pode fazer com que o problema cresça ainda mais. A adenóide deve ser removida quando preenche a área nasal e obstrui o trato respiratório. Adenóides não tratados podem causar frequentes ataques de infecção do trato respiratório superior, sinusite, corrimento nasal, tosse, distúrbios do sono, ronco, sono com boca aberta, infecções de ouvido, perda auditiva ou mesmo perda devido ao acúmulo de líquido no ouvido. A perda auditiva pode levar a distúrbios de comunicação e dificuldades de aprendizagem na escola. Pode causar muitos problemas, desde a psicologia da criança até o retardo de desenvolvimento e deterioração dos ossos faciais e maxilares. Nos casos em que o tratamento medicamentoso é inadequado, a adenóide deve ser removida sob anestesia geral. No entanto, ataques frequentes de infecção respiratória e irritação alérgica podem fazer com que a adenóide cresça novamente mesmo após a cirurgia.
Os tubos auriculares também podem ser inseridos
Quando ocorrem problemas auditivos em uma criança, pode não ser suficiente remover a
adenóide, mas um tubo também pode precisar ser inserido no ouvido. No tratamento cirúrgico, um arranhão é feito no tímpano e um tubo é inserido na orelha, o que permite que a orelha média seja ventilada. O tubo auditivo reduz significativamente o risco de recorrência da otite média, elimina a perda de oxigênio devido ao acúmulo de líquido no ouvido médio e melhora os problemas de fala e equilíbrio causados pela otite média. O tubo auditivo geralmente permanece no tímpano por 6-12 meses. Em seguida, cai no canal auditivo espontaneamente. Não causa nenhum problema, desde que a água não vaze para o ouvido. Nos controles, se o ouvido médio tiver cicatrizado, a audição tiver melhorado e o tubo não tiver sido removido em tempo suficiente, o tubo pode ser removido. Pode ser esperado entre 12 meses e 3 anos. No entanto, o tubo pode causar descarga inflamatória e calcificação inofensiva do tímpano se a água entrar no ouvido.







