Decifrando a estrutura molecular do câncer
Os novos métodos utilizados no tratamento do cancro baseiam-se na estrutura molecular do cancro. Desta forma, as taxas de sucesso dos tratamentos estão a aumentar gradualmente.
Tratamentos de câncer personalizados podem alcançar sucesso
Quando falamos de câncer, sempre falamos sobre uma única doença, mas existem mais de 200 tipos de câncer. A estrutura molecular de cada tipo de câncer é diferente uma da outra. Por esta razão, tratamentos específicos para pessoas e mutações podem ser bem- sucedidos. Neste ponto, os testes de biopsia e os testes de biopsia líquida do sangue são da grande importância. As alterações observadas no cancro e os tratamentos direcionados desenvolvidos contra eles podem ser adaptados ao indivíduo.
14 milhões de pessoas têm câncer todos os anos
Segundo as estatísticas, aproximadamente 14 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer a cada ano. Observa-se que esse número está aumentando proporcionalmente ao aumento e envelhecimento da população. Dependendo dessa aceleração, prevê-se que até 2025 o número de pessoas que enfrentam câncer pela primeira vez a cada ano será de 19,3 milhões. Além disso, embora o câncer esteja em segundo lugar depois das doenças cardiovasculares entre as causas de perda de vida hoje, projeções indicam que o câncer ocupará o primeiro lugar em 20 anos.
Monitorando mutações com exames de sangue
O câncer é definido como o desenvolvimento de danos e proliferação descontrolada de células normais devido ao acúmulo de mudanças chamadas mutações. Vários produtos químicos, certos vírus ou alterações genéticas não são todos herdados. No entanto, tanto as alterações hereditárias (mutações) quanto as causadas por fatores ambientais podem ser detectadas.
Há desenvolvimentos sérios no tratamento do câncer
No entanto, nos últimos anos tem havido desenvolvimentos muito sérios no tratamento do cancro. A informação obtida tirou o cancro da posição de uma doença que pode ser tratada
olhando-o de uma única janela. Enquanto a taxa de sucesso obtida com tratamentos baseados apenas no órgão de origem e tipo patológico é menor, os métodos de tratamento específicos da pessoa e do tumor nessa pessoa nos últimos 10 anos evitam a perda de vida e prolongam a vida. A informação mais importante que levou a este ponto foi obtida através da decifração da estrutura molecular do câncer. Ambos os testes de biopsia feitos a partir de tecido e líquidos, que têm sido utilizados nos últimos 2-3 anos, podem detectar alterações e mutações no câncer em nível celular. Tratamentos direcionados desenvolvidos contra essas mudanças podem ser planejados individualmente. Além disso, nos casos em que a biopsia tecidual não pode ser realizada devido ao tecido tumoral, os testes necessários para determinar a adequação à imunoterapia também podem ser realizados a partir do sangue.
Mais impacto, menos efeitos colaterais
‘Tratamento personalizado’, que tem sido aplicado com sucesso em nosso país e no mundo nos últimos 10 anos, oferece mais oportunidades para o indivíduo, pois tem alta eficácia e poucos efeitos colaterais. Mesmo no mesmo tipo de câncer, existem diferenças a nível molecular e, portanto, diferentes respostas podem ser obtidas nos tratamentos. Com biopsia líquida, as características genéticas da pessoa e do tumor podem ser determinadas e o medicamento mais adequado pode ser selecionado para essa doença. Além disso, a célula cancerosa pode ser examinada ao nível molecular e os resultados podem ser obtidos em termos de mais de 50 alterações genéticas. Desta forma, o tratamento altamente eficaz pode ser determinado selecionando o medicamento adequado para a alteração genética detectada na célula cancerígena. Assim, é possível administrar o tratamento certo à pessoa certa no momento certo.
O efeito do tratamento pode ser conhecido com antecedência
Os testes moleculares também são recomendados em diretrizes internacionais, especialmente no câncer de pulmão. Ao determinar as características do tumor, a taxa de progressão da doença e as respostas ao tratamento a ser aplicado podem ser determinadas com antecedência. O tratamento é selecionado com base nos resultados obtidos. Desta forma, evita-se o uso desnecessário de drogas, eliminam-se os efeitos colaterais e a carga econômica.
Os desenvolvimentos são positivos
No futuro, será possível detectar o curso da doença precocemente através da realização de exames de sangue seriados para cada pessoa, tanto no momento do diagnóstico quanto durante o tratamento em andamento, para determinar a eficácia e a resistência ao
tratamento. Por exemplo, em pessoas com mutações EGFR no câncer de pulmão, se a resistência se desenvolver durante a terapia direcionada, diferentes mutações (T790M) podem ser detectadas e o medicamento pode ser alterado. Isto também será possível para outros tipos de câncer no futuro próximo.
97 mil homens e 62 mil mulheres têm câncer todos os anos em nosso país
A taxa média de incidência de câncer para homens e mulheres na Turquia é de 215,1 por 100.000. De acordo com as estatísticas do câncer, aproximadamente 159 mil pessoas têm câncer todos os anos na Turquia. 97 mil dessas pessoas são homens e 62 mil são mulheres. As razões para o aumento do câncer são listadas como o aumento da população idosa devido ao aumento da expectativa de vida ao nascer, o aumento no consumo de tabaco e produtos do tabaco, o aumento da obesidade e a importância crescente dos agentes cancerígenos ambientais e profissionais. Portanto, o poder mais importante na luta contra o câncer é aumentar a conscientização e tomar as precauções necessárias.







