Varicocele O que é Varicocele?
Varicocele O que é Varicocele? Varicocele é o nome médico para a condição de inchaço e aumento das veias no escroto, também conhecido como escroto, que é o saco de pele solta que protege os testículos nos homens. Varicocele é semelhante às “veias varicosas”, isto é, varizes que podem ser vistas nas pernas. Os casos ocorrem na parte superior dos testículos, geralmente no testículo esquerdo. Os indivíduos podem não ser capazes de ver a varicocele quando deitado, mas quando em pé pode tornar-se visível. Quando tocado à mão, pode parecer que há tubos de plástico ou vermes no saco. A varicocele é uma condição médica bastante comum e geralmente afeta homens jovens. Entre 10 e 15% dos homens podem ter esse problema. A varicocele em si pode não causar problemas médicos, mas se isso acontecer, é melhor consultar um urologista. As varicocelas são uma causa comum por trás da baixa produção de espermatozóides e uma diminuição na qualidade do esperma para níveis que podem levar à infertilidade. No entanto, nem todos os casos de varicocele afetam a produção de espermatozóides. Além da infertilidade, a varicoceles pode fazer com que os testículos não se desenvolvam normalmente ou encolham. A maioria das varicocelas se desenvolve ao longo do tempo. No entanto, na maioria dos casos as varicoceles são fáceis de diagnosticar e na grande maioria dos casos não é necessário tratamento. A varicocele só pode ser tratada se causar sintomas e o método usado é geralmente cirurgia.
Causas O que causa varicocele?
Os peritos médicos ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre o motivo da ocorrência de varicocele. Acredita-se que seja causado por um problema com o fluxo sanguíneo no cordão espermático, onde o sangue flui para e dos testículos. Os especialistas concluíram que, quando as válvulas que controlam o fluxo dentro das veias do cordão espermático impedem o fluxo sanguíneo adequado, o sangue se acumula novamente e faz com que as veias se dilatem. Este acúmulo de atraso pode causar danos aos testículos e uma diminuição na fertilidade masculina. Varicocele geralmente ocorre em homens durante a puberdade. Em condições normais, observa-se que o testículo esquerdo está localizado na veia testicular esquerda porque o testículo esquerdo é menor do que o testículo direito. A varicocele é encontrada em 90% dos casos na veia testicular esquerda, em 9% nos dois testículos, i.e. bilateralmente e em um número muito pequeno de casos no testículo direito. Não foram identificados fatores de risco específicos para o desenvolvimento da varicocele.
Sintomas Quais são os sintomas da varicocele?
Uma varicocele geralmente não causa sinais ou sintomas, exceto sua forma. Raramente pode causar dor. A dor por varicocele pode ser sentida em um espectro que varia de leve desconforto a dor aguda e pode aumentar, especialmente com esforço físico e em pé prolongado. Pode haver um aumento no nível de dor sentida de manhã à noite. Pode ser aliviado quando os indivíduos deitam-se de costas. Além da dor, pode causar uma diminuição na fertilidade masculina. Varicoceles pode tornar-se mais proeminente ao longo do tempo. Em muitos casos, é descrito como parecendo um tubo de plástico ou um saco cheio de vermes. Pode causar inchaço, quase sempre no testículo esquerdo. No entanto, varicoceles sem sintomas muitas vezes podem passar despercebidas se não forem detectadas durante a avaliação da fertilidade ou um exame físico de rotina. No entanto, os indivíduos que experimentam dor ou inchaço no escroto, sentem uma massa dentro do escroto, percebem que seus testículos são de tamanhos diferentes, desenvolveram uma varicocele em sua juventude ou têm problemas com a gravidez devem procurar atendimento médico. Existem muitas condições médicas que causam massas escrotais ou dor testicular, algumas das quais requerem tratamento urgente.
Quais são as complicações do Varicocele?
Além da dor, existem duas complicações gerais que a varicocele pode causar:
• Encolhimento ou atrofia do testículo afetado. Na anatomia humana, os testículos são constituídos principalmente por túbulos que produzem esperma. Se os testículos forem danificados por uma condição de varicocele, eles encolhem e ficam macios. Embora as razões exatas por trás deste encolhimento sejam desconhecidas, tem sido sugerido que o sangue se acumula nas veias devido a válvulas defeituosas, o que aumenta a pressão arterial dentro das veias, expondo os tecidos circundantes a toxinas que podem causar danos.
• Infertilidade Varicoceles pode manter a temperatura local dentro ou em torno do testículo muito alta, afetando a formação de esperma, movimento do esperma, i.e. motilidade, e impedindo-os de cumprir suas funções.
Métodos de diagnóstico Como é diagnosticada a varicocele?
O médico realizará um exame físico que pode revelar qualquer massa no testículo do indivíduo que se sinta como uma bolsa de vermes e não seja sensível ao toque. Se a varicocele for grande o suficiente, o indivíduo ou o médico pode facilmente senti-la. No entanto, se a massa não for grande o suficiente, o médico pode pedir ao indivíduo que se levante, respire fundo, feche a boca e o nariz e tente forçar a expiração empurrando. Isso é chamado de manobra de Valsalva e ajuda a sentir as veias que estão mais dilatadas do que o normal. Com a ajuda da manobra de Valsalva, a varicocele é avaliada em três graus diferentes durante o exame.
• Grau 1: Varicocele em que não se podem observar sintomas no exame ambulatorial, mas que podem ser detectados manualmente durante a manobra de Valsalva.
• Grau 2: Varicocele que é levemente visível aos olhos no exame ambulatorial e as veias tornam-se claramente visíveis como resultado da manobra de Valsalva.
• Grau 3: Varicocele em que as veias são claramente visíveis, mesmo que o paciente não tenha iniciado a manobra de Valsalva.
Se um exame físico não for suficiente, o médico pode solicitar um teste de ultrassom do escroto ou escroto. Durante um teste de ultra-som, ondas sonoras são usadas para tirar fotos do interior do corpo. Este teste é particularmente útil para descartar causas como um tumor que poderia causar varicocele ou sintomas. É particularmente útil para determinar como o tratamento deve ser realizado em jovens.
Métodos de tratamento Como funciona o tratamento da varicocele?
O tratamento com varicocele pode não ser necessário para cada indivíduo. Muitos homens com varicocele podem se tornar pais sem qualquer tratamento. Embora o tratamento para varicocele geralmente resulta em melhor qualidade do esperma, ainda não está claro se uma varicocele não tratada faz com que a qualidade do esperma piore progressivamente ao longo do tempo.
No caso da infertilidade masculina, o tratamento com varicocele pode melhorar a infertilidade ou melhorar a qualidade do esperma se forem utilizadas técnicas como a fertilização in vitro (FIV). No entanto, se a varicocele causar dor, atrofia testicular progressiva, especialmente durante a puberdade ou contagem anormal de espermatozóides, uma operação para reparar a varicocele pode ser considerada.
Como é realizada a cirurgia de varicocele?
O objetivo da operação de varicocele é comprimir ou fechar a veia afetada para redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias normais. O reparo de varicocele é um tratamento de baixo risco. Os riscos incluem
• Hidrocele, o acúmulo de líquido ao redor dos testículos, • Recorrência de varicoceles, • Infecção • Os danos vasculares contam.
Em geral, podem ser aplicados dois métodos diferentes para a reparação da varicocele:
• A varicoceletomia, ou cirurgia de varicocele, é uma cirurgia aberta realizada em um hospital e geralmente é o método preferido de tratamento da varicocele. Geralmente é realizado em regime ambulatorial, num dia, sob anestesia geral ou local. O urologista que realizará a operação geralmente se aproximará das veias afetadas da região da virilha, i.e. a rota inguinal ou abaixo da virilha, i.e. a rota subinguinal, embora uma incisão no abdômen também seja possível. O cirurgião então comprimirá ou ligará as veias anormais usando um microscópio. Após esta operação, espera-se que o fluxo sanguíneo mude de torno das veias anormais para as normais.
• A embolização por varicocele é menos invasiva do que a cirurgia aberta. Durante este procedimento, um pequeno cateter – um tubo de plástico fino e oco – é inserido na veia da virilha. Uma bobina é inserida neste cateter e na varicocele ou os tecidos são destruídos por uma injeção. A presença desta bobina ou a destruição impede que o sangue atinja as veias anormais.
Vida após a cirurgia de varicocele
Os avanços médicos modernos na reparação da varicocele levaram a uma redução nas complicações pós-operatórias entre aqueles que tiveram cirurgia de varicocele.
Um dos avanços mais importantes é o uso de microscópio cirúrgico durante a cirurgia de varicocele, que permite ao cirurgião visualizar melhor a área de tratamento. Outro é o uso do ultrassom Doppler, que ajuda a orientar o procedimento de reparo da varicocele. Graças a esses avanços, aqueles que fizeram cirurgia de varicocele podem retornar à vida normal com atividades não-renuas após dois dias e podem começar um trabalho árduo, como se exercitar dentro de duas semanas, a menos que haja uma condição separada. Embora a dor da cirurgia de varicocele seja leve, ela pode durar por alguns dias ou semanas. O médico pode prescrever analgésicos para o paciente tomar por um tempo limitado após a operação. No entanto, ele ou ela recomendará analgésicos sem prescrição médica para maior desconforto. Após a operação, o médico pode aconselhar contra a relação sexual por um tempo. Na maioria dos casos, leva vários meses após a operação para ver melhorias na qualidade do esperma com a ajuda da análise do sêmen. Isto é porque toma aproximadamente três meses para que o esperma novo desenvolva. Cerca de metade dos homens inférteis que sofrem de varicocele e que se submetem ao procedimento recuperam-se após esta intervenção cirúrgica. A intervenção cirúrgica também é bem sucedida para a maioria dos jovens com crescimento testicular lento.
Como a dor da varicocele vai embora?
Se um indivíduo tiver uma varicocele que cause um desconforto menor, mas não afete a fertilidade, existem vários métodos que podem ser usados para aliviar a dor:
• Uso de analgésicos sem prescrição médica recomendados pelo seu médico ou disponíveis em farmácias.
• Usar roupas íntimas apertadas ou um jockstrap para reduzir a pressão arterial e evitar que as veias se alarguem pode ter um efeito semelhante às meias de compressão, ajudando a aliviar a dor ou o desconforto em alguns casos.
A nutrição não tem nada a ver com a formação ou tratamento da varicocele. Somente indivíduos com constipação crônica podem se beneficiar indiretamente através de uma dieta de fibra ou azeite que resolve a constipação. Por esta razão, os médicos especialistas afirmam que não há tratamento à base de ervas varicocele.







